Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Atrair e conseguir contratar bons profissionais para a empresa são tarefas realmente difíceis. A concorrência pelos talentos está muito grande e é preciso investir na retenção. A saída encontrada por muitos gestores é oferecer os benefícios mais desejados e atrativos do mercado.

Essa estratégia traz diversas vantagens para a organização, como: redução do turnover, aumento da produtividade e da motivação, bom clima organizacional e muito mais. Trata-se de algumas conquistas que a boa remuneração por si só não é capaz de garantir.

Para conseguir esses pontos positivos, o RH deve ter uma atuação cirúrgica na identificação de quais são os incentivos compatíveis com o mercado e que, ao mesmo tempo, atinjam a equipe em cheio. Se você busca uma inspiração para a gestão de benefícios, temos 6 ótimas dicas. Continue a leitura e descubra!

Quais são os benefícios mais desejados pelos trabalhadores?

1. Plano de saúde

Caso você faça uma pesquisa em sua empresa a respeito do benefício considerado mais importante, provavelmente o plano de saúde será o campeão. Mesmo que o nosso sistema de saúde seja diferenciado quando comparado ao dos demais países, ele não traz paz para ninguém. Essa grande quantidade de aspectos a serem melhorados faz com que os brasileiros procurem bastante por planos de saúde. Porém, o serviço ainda é inacessível para muitas pessoas.

Se você acha que esse benefício não tem relevância para sua empresa, lembre-se de que as condições facilitadas de acesso a médicos de qualidade contribuem para que os funcionários cuidem melhor da saúde. Consequentemente, o número de afastamentos será reduzido e a produtividade aumentará.

2. Participação nos lucros

Trata-se de um dos queridinhos dos trabalhadores. Afinal, com tantas contas e impostos a serem pagos no início do ano, quem não vai valorizar um dinheiro a mais na conta? Porém, apesar de ter ótimos resultados na motivação dos colaboradores, o benefício é também um grande desafio do RH.

Isso porque é necessário achar uma maneira de oferecer a participação nos lucros sem que a empresa tenha qualquer tipo de prejuízo. Mas as grandes organizações já encontraram o caminho para isso e a tendência é que o benefício se popularize cada vez mais. É possível optar por uma estruturação generalista do benefício (para todos os colaboradores) ou segmentada, abrangendo determinados setores. Neste último caso, variáveis como o desempenho são levadas em consideração.

3. Bolsa de estudos

Não há como negar que o trabalhador é constantemente cobrado para melhorar suas competências e se especializar. Porém, devido a questões financeiras, de tempo ou até motivacionais, nem todos os colaboradores têm energia para estudar no final da jornada de trabalho.

Embora falte empenho, sobra a consciência de que o mercado exige a atualização. Por isso, os bons profissionais procuram por empresas que não só reforcem a importância do estudo, mas também possibilitem o alcance de seus objetivos. O diferencial é direcionar, mesmo que de maneira mais suave, a qualificação da equipe. Tenha sempre opções de cursos com o melhor custo/benefício para a empresa.

Se a área de projetos, por exemplo, tem esse benefício, por que não mostrar quais são as melhores escolas na área? Assim, o funcionário tem a chance de se aprimorar e a organização colhe os frutos do investimento.

4. Plano odontológico

Você tem ideia de quantos problemas a má higiene bucal pode causar em uma pessoa? Para diminuir o absenteísmo e contribuir com a saúde do trabalhador, muitas empresas buscam parcerias ou planos em conta, incentivando o grupo a se cuidar.

Porém, a importância do benefício na visão dos funcionários vai muito além da saúde bucal. Nossa sociedade nunca esteve tão bombardeada pelos padrões de beleza como atualmente: basta abrir as redes sociais para que você se depare com inúmeros digital influencers exibindo aquele sorriso perfeito.

A empresa pode contribuir para que esse sonho de consumo seja realizado. O plano odontológico geralmente é coparticipativo e envolve um valor simbólico pago pelo colaborador. Trata-se de uma forma de motivar e deixar os funcionários com um sorriso que vai convencer qualquer cliente. Assim, todos se beneficiam.

5. Vale-transporte

Esse é o benefício mais clássico de todos. Se você acha que ele não motiva ou faz diferença na vida do trabalhador, está muito enganado. A condição de ir e vir que a empresa oferece para o funcionário tem impacto direto em sua produtividade.

Não acredita? Ao limitar o auxílio a apenas duas conduções (ida e volta), certamente o colaborador terá que acordar mais cedo para pegar um transporte que dá muitas voltas ou, então, fazer parte do trajeto caminhando. Isso desgasta e causa insegurança — principalmente a quem sai muito cedo ou volta tarde demais para casa.

6. Seguro de vida

O seguro de vida tem sido fundamental para aqueles colaboradores com um bom planejamento financeiro. Isso porque o benefício garante que a família do titular não fique desamparada após sua morte, uma vez que os recursos estarão disponíveis conforme o serviço contratado.

Os planos de saúde podem ser ofertados conforme a necessidade do funcionário, mas o ideal é que a empresa escolha algum compatível com os riscos do ambiente de trabalho. Mesmo que não possa ser oferecido um benefício com valor indenizatório alto, ele já será suficiente para atrair bons profissionais.

Bônus: como escolher os benefícios da maneira correta?

A resposta é simples: fazendo uma pesquisa com os colaboradores. Só assim você conseguirá acertar em cheio. É claro que não haverá unanimidade, mas seu papel será identificar aquilo mais importante para os resultados da organização e fazer um planejamento estratégico para que a gestão de benefícios seja implementada com eficiência.

Seu trabalho não para por aí. Também é necessário criar métricas adequadas para avaliar como a ação foi recebida pela equipe e de que forma ela está contribuindo com os objetivos organizacionais.

Após ler nosso conteúdo, não tem mais como negar a importância da gestão de pessoas para o sucesso de uma empresa, não é mesmo?

E então, qual desses benefícios mais desejados pelos funcionários fará um sucesso maior no seu time? Que tal entender também quais são as ações que reduzem a rotatividade em sua empresa? Boa leitura e até a próxima!

Fale com um consultorPowered by Rock Convert
Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert