tipos de premiações para funcionarios tipos de premiações para funcionarios

6 vantagens de conceder benefícios para os colaboradores da empresa

6 minutos para ler

 

Já é de conhecimento comum que profissionais mais motivados e satisfeitos são mais produtivos no trabalho. Por isso mesmo, as empresas estão sempre em busca de novas estratégias para aumentar a satisfação dos funcionários e evitar a perda de talentos.

Entre essas estratégias, uma das que se mostram mais eficazes, é oferecer benefícios para os colaboradores. No entanto, algumas organizações ainda não investem em benefícios atraentes ou não adotam uma política clara em relação a eles.

Neste cenário, o setor de RH pode ficar perdido sobre quais benefícios são mais interessantes, de acordo com o perfil dos funcionários da organização e sobre a melhor forma de geri-los.

Mas, de fato, por que é tão interessante adotar uma política de benefícios? Para ajudar você, neste artigo, explicamos seis vantagens de oferecer benefícios para os colaboradores da sua empresa. Acompanhe!

Quais são as vantagens de oferecer benefícios para os colaboradores da empresa?

1. Contribui para a motivação dos colaboradores

A realidade é que o salário não é suficiente para motivar e engajar os membros de uma equipe. Caso não se sintam valorizados, com o tempo, a tendência é que eles tenham uma queda de produtividade e entreguem piores resultados. Portanto, ao oferecer benefícios corporativos, a empresa mantém a motivação dos colaboradores constante, fazendo com que eles se esforcem mais nas entregas.

Mesmo os benefícios básicos, como vale-alimentação e plano de saúde, são muito bem recebidos pelos profissionais, servindo, até mesmo, como um diferencial na hora de optarem por uma vaga de trabalho.

2. Promove a saúde e o bem-estar

Mas, não é só a motivação que é afetada positivamente pelos benefícios. Afinal de contas, muitos deles são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, dentro e fora das empresas. Assim, é possível elevar o rendimento dos funcionários, evitar o absenteísmo e reduzir custos com saúde.

Os principais exemplos são o convênio médico — além do vale-alimentação e do vale-refeição, que permitem a aquisição de alimentos de mais qualidade, sem comprometer o orçamento familiar dos colaboradores. Dessa forma, eles podem ter uma alimentação mais completa e balanceada, recebendo os nutrientes necessários para ter uma vida mais saudável.

Outros benefícios, como um plano odontológico, um voucher para academias e descontos em farmácias também contribuem para a manutenção da saúde dos colaboradores. Sem contar o vale-cultura, o home office e outras vantagens que aumentam a qualidade de vida dos colaboradores, de modo geral.

3. Aumenta a produtividade dos times

Uma das principais vantagens de oferecer benefícios para os colaboradores é o aumento da produtividade. Isso porque, como já dissemos, apenas um bom salário nem sempre é suficiente para que seja possível garantir a satisfação dos trabalhadores. 

Os benefícios são percebidos como um acréscimo à remuneração final dos trabalhadores, que podem ter mais comodidade ao contar com algumas facilidades no dia a dia. Afinal, muitas de suas necessidades são melhor atendidas com bons benefícios.

Powered by Rock Convert

Assim, os funcionários trabalham mais motivados a entregar melhores resultados, comprometendo-se com a qualidade nas entregas e o cumprimento de prazos. Gradualmente, a equipe, como um todo, tende a apresentar mais produtividade.

4. Diminui o absenteísmo na empresa

O absenteísmo na empresa é outro problema que pode ser minimizado, ao conceder benefícios para os funcionários. Isso porque, em boa parte das vezes, as ausências e atrasos são decorrentes da falta de motivação das pessoas, o que tende a piorar com o tempo e a prejudicar todo o rendimento da equipe.

Além disso, muitas das faltas estão relacionadas a problemas de saúde. E alguns benefícios impactam diretamente na saúde e no bem-estar dos funcionários. O fato é que funcionários mais saudáveis e satisfeitos, provavelmente, faltarão bem menos ao trabalho.

5. Auxilia na retenção de talentos

Outra vantagem de conceder benefícios está na atração e na retenção de talentos, pois são alguns dos fatores mais avaliados pelos profissionais, na hora de escolher entre uma empresa ou outra. Em alguns casos, podem ser até mais relevantes que o próprio salário, servindo como um diferencial atrativo para as empresas.

Da mesma forma, depois de contratado, é bem mais difícil um funcionário abandonar uma empresa que ofereça bons benefícios. Obviamente, outros fatores, como o clima organizacional e a relação com as lideranças, são importantes. No entanto, certamente, a qualidade dos benefícios será considerada. 

Sem contar que os benefícios também melhoram a própria imagem que os colaboradores têm da empresa. Ao concedê-los, a organização demonstra cuidado com a sua equipe, reforçando a relação de parceria entre empresa e profissionais.

6. Melhora o ambiente de trabalho

Por fim, mais um ponto positivo dos benefícios corporativos é melhorar o clima organizacional como um todo. Afinal de contas, se todas as pessoas estão mais satisfeitas, produtivas e com uma boa saúde física e mental, a tendência é a manutenção de um ambiente de trabalho mais agradável.

Pessoas mais satisfeitas e felizes trabalham mais motivadas e costumam repassar esse sentimento para as outras a sua volta. Elas também contribuem mais umas com as outras, aumentando a produtividade e o engajamento de modo coletivo. Neste sentido, oferecer benefícios é ainda mais eficiente do que altos salários e outras vantagens individuais. Isso porque os benefícios são compartilhados por todos.

Como escolher os benefícios para os colaboradores?

Existem inúmeros benefícios corporativos que vão muito além dos tradicionais. Mas, para que eles tenham o efeito esperado e que as empresas possam, realmente, perceber as vantagens listadas acima, é fundamental escolher de maneira adequada e criar uma boa política de benefícios.

Para tanto, é necessário conhecer bem o perfil dos funcionários para saber o que é mais importante para eles — considerando suas necessidades pessoais e aspirações profissionais. Afinal, de nada adianta oferecer algo que não seja relevante ou bem aproveitado por eles. 

Por isso, é muito importante ouvir os funcionários e envolvê-los no processo de decisão sobre os benefícios mais desejados. Isso porque o ato de oferecer benefícios para os colaboradores deve ser visto como uma vantagem, um bônus, e não como uma obrigação da empresa. Portanto, é essencial reforçar a comunicação e engajá-los corretamente.

Agora, queremos saber a sua opinião! Para você, quais as vantagens de conceder benefícios corporativos? Como o assunto é tratado na sua empresa? Assine nossa newsletter para mais dicas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário