Apesar de ter tido uma crescente devido à pandemia do COVID-19, o home office — forma de trabalho remoto, também chamado de teletrabalho — é uma modalidade que, até então, era pouco adotada no Brasil. Somente agora, muitas empresas estão apostando nessa solução que garante, inclusive, mais economia para a companhia. Porém, essa maneira de trabalhar vem ganhando espaço e se expandindo por todo o país.

Em tempos em que passamos por uma grave crise mundial como essa, adotar o home office é a solução mais inteligente. Isso evita que os colaboradores se exponham aos riscos do contágio com outras pessoas ao andar de transporte público, passar por aglomerações de gente ou simplesmente pegar um elevador até a empresa. Continue a leitura para conferir outras vantagens, saber quando adotar e conferir dicas sobre o teletrabalho.

Quando adotar o home office?

Além da jornada de trabalho reduzida, para evitar que os trabalhadores enfrentem concentração de pessoas em horários de pico, há, ainda, na legislação trabalhista, a alternativa de adotar o trabalho remoto como uma medida mais segura. Porém, sabemos que nem sempre é possível apostar nesse estilo de trabalho, pois, dependendo do tipo de atividade desenvolvida e do ramo de atuação, isso se torna inviável.

Os momentos de crise, como o que estamos vivendo atualmente, oferecem um cenário ideal para apostar no home office para os colaboradores. Além de evitar que se exponham e coloquem a vida deles e da família em risco, em razão de o risco de contágio do COVID-19 ser altíssimo, toda a empresa pode ser contaminada caso medidas cautelares não sejam adotadas.

Além dessa situação, que é a mais problemática, há ainda outros momentos em que a companhia pode e deve fazer home office. Um deles acontece nos períodos em que a empresa está passando por uma situação econômica mais delicada e precisa fazer contenção de custos, afinal, se há menos colaboradores circulando pela empresa, ela gasta menos energia e água, por exemplo, e menor é o custo com o vale-transporte.

Ainda, em todos os segmentos, há períodos em que a produção interna e as atividades podem cair um pouco e as demandas ficam, consequentemente, em menor volume. O teletrabalho, nesse caso, é uma solução eficiente, pois, assim, também é possível fazer a contenção de gastos com transporte, principalmente se a empresa adotar a forma de trabalho intermitente.

O que a lei diz sobre o teletrabalho?

Para companhias que podem investir nessa modalidade, é interessante aproveitar esse modelo para não deixar que o negócio fique completamente estagnado. Contudo, elas precisam estar atentas às alterações nas normas após o surgimento da pandemia. Saiba, resumidamente, o que diz a lei que altera trechos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em relação ao teletrabalho.

Art. 75-C. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificará as atividades que serão realizadas pelo empregado.

§ 1º Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual.

§ 2º Poderá ser realizada a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias, com correspondente registro em aditivo contratual.

Como fazer o acompanhamento dos colaboradores durante o home office?

Uma das vantagens de fazer home office é que os colaboradores sentem-se menos pressionados e, no caso da crise mundial com o COVID-19, eles também se sentem mais seguros, e, por isso, podem trabalhar melhor. Mesmo que algumas pessoas sintam dificuldade de organizar seu tempo e focar o trabalho, ao construir hábitos saudáveis em relação às atividades, é possível apresentar uma boa produtividade.

Por isso, os gestores devem acompanhar de perto a rotina laboral desses trabalhadores. Uma alternativa é realizar um cronograma de ações e demandas para cada integrante e monitorar a entrega e os resultados individuais. Além disso, é interessante criar teleconferências de tempos em tempos e em dias definidos para fazer o repasse das ações, manter a equipe atualizada e o engajamento interno em alta.

É fundamental deixar claro aos profissionais que a comunicação deve ser a mais transparente possível e que os líderes estarão sempre disponíveis para ajudar na resolução de qualquer problema que possa surgir. Isso acontece porque, quando a comunicação com colegas e gestores é feita de longe, pode haver ruídos de comunicação e desentendimentos, e isso não é o ideal.

Apostar em ferramentas online que permitem que toda a equipe esteja integrada também é uma solução facilitadora para o bom desempenho e o acompanhamento de todos. Plataformas, como o Trello e Google Docs, permitem a criação de conteúdos que podem ser compartilhados e vistos por todos. O Hangout é uma plataforma gratuita em que podem ser feitas reuniões simultâneas. Invista nessas tecnologias para aproximar sua equipe!

Como gerenciar os benefícios aos colaboradores nesse formato de trabalho?

É possível que você esteja se perguntando como, afinal, fica a gestão dos benefícios que são concedidos aos trabalhadores em época de home office. Entenda que o vale-transporte poderá ser suspenso nesse período pelo fato de ele não utilizar o produto. Porém, os outros tipos de vantagens oferecidas pelas empresas podem ser negociadas de acordo com a realidade dos colaboradores e de forma que sejam vantajosas também para a empresa.

O indicado é que o vale-refeição e o vale-alimentação sejam mantidos, pois, se a jornada de trabalho não for reduzida, o colaborador tem direito de continuar usufruindo desses benefícios. Contudo, se houver redução ou dias alternados de trabalho, ambas as partes podem chegar a um consenso.

Adotar o home office é uma alternativa viável tanto para empresas quanto para os colaboradores em determinados momentos. Muitas pessoas podem ter receio desse tipo de atividade, porém, é fundamental entender que dá para estabelecer o modelo de trabalho de forma eficiente, produtiva e segura para todos. Com as dicas deste artigo, certamente, você já percebeu como esse tipo de trabalho é mais simples do que muitos pensam, certo?

Aproveite para ajudar seus amigos com essas informações e compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais! Todos precisam conhecer os benefícios que o home office oferece!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert