Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Buscar alternativas aos planos de saúde pode ser uma boa estratégia para oferecer cuidados e melhora na qualidade de vida do colaborador, sem pesar no orçamento da empresa.
O plano de saúde é um benefício bastante valorizado pelos profissionais, porém, nem sempre a organização — especialmente PMEs — tem orçamento suficiente para arcar com esse custo.
Isso acontece na sua empresa? Se sim, e você quer saber como você pode contornar essa situação, confira o post e veja cinco alternativas ao plano de saúde tradicional.
A importância de cuidar da saúde dos colaboradores
O investimento na saúde e no bem-estar dos profissionais pode trazer resultados positivos para o negócio. Dessa forma, a empresa demonstra que se preocupa com os funcionários e a iniciativa pode contribuir com a motivação deles. Outras vantagens dessa estratégia são:
- mais disposição para o trabalho;
- melhora na produtividade;
- valorização da equipe;
- redução de faltas e atrasos por problemas de saúde.
Alternativas aos planos de saúde
Os cuidados com a saúde vão além do aspecto físico: a empresa pode investir em cuidados mental, acompanhamento nutricional, campanhas de comunicação para incentivar hábitos saudáveis, entre outras ações. Veja, a seguir, algumas alternativas aos planos de saúde tradicionais.
1. Plano de saúde com coparticipação
Empresas com orçamento reduzido podem optar pelo plano de saúde com coparticipação. Dessa forma, conseguem oferecer o benefício de saúde, mas não precisam arcar com o custo total dele. No modelo de coparticipação, o colaborador fica responsável por uma parte das despesas dos serviços utilizados, como consultas, exames e cirurgias.
Isso reduz o investimento da empresa e evita o uso incorreto ou exagerado do plano. O pagamento da coparticipação é feito por meio de desconto em folha, e o valor vai variar de acordo com o procedimento e as regras do contrato.
2. Aplicativos de saúde
Outra opção aos planos de saúde tradicionais é fazer uma assinatura de aplicativos de saúde e oferecer esse benefício à equipe. Com essas tecnologias, é possível agendar consultas por telemedicina com médicos generalistas, obter descontos no valor de exames, medicamentos e consultas em especialidades variadas, entre outros serviços.
3. Vale saúde
A empresa também pode oferecer um vale saúde para custear consultas, exames laboratoriais, entre outros procedimentos. A principal diferença dessa modalidade para um plano de saúde é que a companhia estabelece o valor do benefício e os serviços que estarão inclusos.
4. Sessão de terapia
Uma solução para cuidar da saúde mental dos colaboradores é estabelecer convênios ou contratar serviços com instituições especializadas no setor. A empresa pode arcar com o custo total das sessões, bem como oferecer um subsídio parcial para encontros, on-line ou presenciais, com psicólogos.
5. Acompanhamento nutricional
Uma boa alimentação é fator significativo para a disposição e a saúde dos profissionais, reduzindo riscos de doenças, como colesterol alto e hipertensão. Estabelecer convênios com instituições ou plataformas especializadas em acompanhamento nutricional pode contribuir com a saúde e o bem-estar da equipe. Além disso, você pode incluir no pacote de benefícios itens como cartão alimentação, refeição ou, até mesmo, a cesta básica, que favorecem uma alimentação nutritiva e balanceada.
Essas são algumas alternativas aos planos de saúde para ajudar a companhia a cuidar da saúde dos colaboradores, sem pesar no orçamento. Analise as opções disponíveis e os fornecedores do mercado para definir as melhores soluções, de acordo com as características e as necessidades dos colaboradores.
Gostou do texto? Se você quer conhecer opções de benefícios para a sua empresa, então acesse o nosso site e saiba mais sobre as soluções da SPVALE.