Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
A definição do orçamento de RH é uma atividade importante nesta época do ano. Assim, a empresa saberá o quanto será necessário investir para a alcançar a motivação e o bom desempenho da equipe no período seguinte.
Você tem dificuldades ou dúvidas sobre o assunto? Neste post, separamos dicas de como fazer o orçamento de RH e quais são os erros mais comuns nesse processo para que você consiga evitá-los. Continue a leitura e saiba mais!
Como definir o orçamento de RH
A área de RH é responsável pelo controle de diversos custos, como benefícios, campanhas internas e outros. Independentemente do porte e do orçamento da empresa, é fundamental ter planejamento financeiro para utilizar a verba da melhor forma.
Saiba quais são os objetivos do negócio
Um dos primeiros passos para estabelecer o orçamento de RH é saber quais são os objetivos do negócio, se a empresa tem planos de crescimento ou redução da equipe, por exemplo, entre outras informações. Com isso em mente, será possível passar para a parte mais prática.
Conheça os custos atuais
Para definir o orçamento do ano seguinte, é imprescindível saber quais são os custos atuais, sendo assim, liste todas as despesas do setor, tais como:
- folha salarial e encargos trabalhistas;
- benefícios;
- recrutamento e seleção;
- treinamentos;
- eventos internos;
- material de escritório.
Ao cruzar esses custos com os objetivos da empresa, você terá uma ideia inicial do orçamento e o quanto ele precisará ser incrementado, considerando planos de crescimento do negócio, possíveis reajustes etc.
Analise dados internos
Outra atitude para fazer um orçamento de RH mais exato, facilitando a aprovação dele, é avaliar o histórico da empresa, assim será possível obter informações como:
- rotatividade;
- retenção de talentos;
- índices de produtividade da equipe;
- atrasos e faltas;
- resultados de pesquisas internas.
Essas informações ajudam a definir estratégias mais acertadas para aplicar melhorias e a fazer projeções em relação ao planejamento e orçamento RH.
Planeje ações e investimentos
Todos os projetos de RH devem entrar no cálculo do orçamento, sendo assim, esse é o momento de planejar as ações do futuro. Ta fato pode incluir investimento em tecnologia para otimizar as tarefas da área, eventos internos para a motivação da equipe, treinamentos, entre outras.
É preciso pensar nessas estratégias e levantar os custos delas para incluir no orçamento. Faça pesquisas de preço para saber como está o mercado e avalie o histórico de investimento da empresa nessas atividades.
O que evitar ao fazer o planejamento e orçamento de RH
Além de conhecer as principais etapas para estruturar o orçamento de RH, é importante ficar por dentro dos erros mais comuns, pois isso pode ajudar a evitá-los. Veja, a seguir, alguns exemplos!
Considerar apenas o salário para estipular o orçamento
Além dos salários dos colaboradores, há despesas com encargos trabalhistas, benefícios obrigatórios e opcionais etc. Custos com demissão também apresentam impacto significativo nas finanças e devem ser considerados.
Não definir uma estratégia de crescimento
É preciso estabelecer se o crescimento acontecerá por meio de novas contratações ou investindo no desempenho dos colaboradores atuais. Melhorar a performance da equipe por meio de treinamentos, por exemplo, tende a ser mais econômico do que contratar novos profissionais.
Não avaliar cenários
É necessário buscar informações sobre o mercado e projetar cenários, mais otimistas e pessimistas, para preparar a empresa para diferentes situações. Ao definir os objetivos, obter dados e estruturar o orçamento de RH com detalhes, as chances de ele ser aprovado são melhores. Com recursos disponíveis, a área conseguirá investir mais no capital humano, contribuindo para os resultados da companhia. Por isso, é fundamental fazer esse planejamento com atenção.
Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva pra gente nos comentários!
Para receber mais conteúdos como esse, assine nossa Newsletter.