pacote de benefícios pacote de benefícios

Pacote de benefícios: saiba como montar um atraente para sua empresa

6 minutos para ler

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Ter um pacote de benefícios atrativo é uma excelente maneira de manter colaboradores motivados e produtivos na empresa! No entanto, para gerar bons resultados, é fundamental que esse processo seja feito de forma adequada.

Uma das dicas para ter sucesso é que a estratégia seja revisada de tempos em tempos, afinal, podem surgir novas opções de benefícios e o interesse da equipe também pode mudar.

Além disso, o cenário atual, caracterizado pela pandemia de Covid-19, modificou a rotina de muitas empresas e profissionais, portanto, é preciso avaliar quais benefícios fazem sentido ou não atualmente.

Tem dúvidas sobre como montar o pacote de benefícios? Então, continue a leitura e confira as dicas que separamos!

O que avaliar antes de definir o pacote de benefícios da empresa?

Os benefícios corporativos são bastante relevantes para a estratégia de muitas companhias que investem em comodidades extras para aumentar a satisfação dos funcionários, melhorar o clima organizacional e atrair talentos, contribuindo para a produtividade e os bons resultados.

O pacote de benefícios deve ser definido com cautela para não gerar desperdício financeiro para a empresa e insatisfação na equipe. Alguns fatores importantes nesse processo são:

  • orçamento para a ação;
  • características da empresa;
  • perfil dos colaboradores;
  • forma de trabalho;
  • opções de benefícios e qualidade dos itens oferecidos.

Entenda as características da empresa

O primeiro passo para estipular um bom pacote de benefícios é entender as características da organização. Nesse caso, é necessário avaliar o porte do negócio, a área de atuação e o orçamento para a estratégia. Se a verba para os benefícios for pequena, a dica é buscar convênios e parcerias com outras instituições para oferecer descontos aos funcionários.

Analise o perfil dos colaboradores

Outra atitude fundamental é analisar o perfil dos colaboradores. Observe a faixa etária, a região de moradia e os principais interesses para definir itens que sejam relevantes e que contribuam para o bem-estar, a qualidade de vida e a satisfação da equipe.

Além disso, hoje em dia, muitos colaboradores atuam remotamente. Nesse caso, é preciso avaliar quais benefícios serão úteis nessa realidade. Por exemplo, muitas companhias suspenderam o vale-transporte temporariamente já que não há a necessidade de locomoção entre a residência e o trabalho.

Faça pesquisas com os funcionários

Não há ninguém melhor para dizer quais benefícios são atrativos do que os próprios funcionários. Sendo assim, para levantar esses dados, você pode investir em pesquisas internas ou em grupos de foco.

Quais são os benefícios mais atrativos?

A escolha dos benefícios mais atrativos dependerá da prioridade dos colaboradores e da realidade da empresa. Se a maioria da equipe está em home office, permitir um horário de trabalho mais flexível pode ser algo interessante. A seguir, confira outras opções!

Plano de saúde

Esse benefício é bastante valorizado pelos trabalhadores e em tempos como o atual pode ser ainda mais significativo. A pandemia e o distanciamento social afetou a todos, mas muitas pessoas encontram ainda mais dificuldade em lidar com isso e podem apresentar sentimentos de angústia, tristeza e depressão. Nesse sentido, ter um plano de saúde para cuidados com a prevenção de doenças e o apoio psicológico será de grande utilidade.

Powered by Rock Convert

Bolsa de estudos

O investimento em educação e desenvolvimento dos profissionais é vantajoso para os dois lados — o colaborador tem a chance de aprimorar habilidades, e se tornar ainda mais qualificado, e a empresa passa a contar com profissionais mais capacitados e produtivos.

O pacote de benefícios da companhia pode incluir bolsas de estudos em instituições de ensino, escolas de idiomas, cursos profissionalizantes etc. Se não for possível arcar com o valor integral do curso, procure negociar descontos na mensalidade.

Parceria com academias

A prática de atividade física contribui para saúde do corpo e da mente e se torna positiva para o desempenho dos profissionais no trabalho. Sendo assim, a oferta desse benefício também apresenta vantagens para o negócio.

Se a sua empresa está localizada próxima a uma academia ou há uma rede com unidades espalhadas em diversas regiões, tentar uma parceria para oferecer algum desconto aos funcionários pode ser uma boa iniciativa.

Vale-alimentação e refeição

Há empresas que oferecem tanto o vale-alimentação quanto o vale-refeição, o que permite a compra de alimentos em supermercados, restaurantes, padarias etc. Já outras, optam por apenas uma modalidade.

Para definir a opção ideal, é necessário avaliar o perfil da equipe e os objetivos da empresa. Em muitos casos, o vale-refeição se torna mais atrativo devido à possibilidade de comprar pratos prontos e por delivery, o que facilita a rotina dos profissionais.

Transporte

Se a sua empresa conta com muitos profissionais que trabalham de carro ou realizam viagens frequentes, incluir um cartão combustível no pacote de benefícios pode ser algo atrativo. Mesmo que, atualmente, as viagens estejam suspensas, o item pode ser útil no futuro.

O mesmo acontece com o vale-transporte. Esse é um direito de todo contratado CLT que reside longe do local de trabalho, porém, com o home office não há a necessidade de oferecê-lo. Contudo, se a empresa voltar com as atividades presenciais, deve retomar o benefício.

Essas são algumas opções para o pacote de benefícios, mas ainda há outros itens que podem ser interessantes dependendo do porte do negócio e do orçamento para isso, como as bonificações e os cartões corporativos.

Quais as vantagens de ter um fornecedor para a gestão dos benefícios?

Ao montar um pacote de benefícios pode parecer difícil fazer a gestão de todos eles, não é mesmo? Ainda mais se você tiver uma equipe reduzida. Afinal, além dessa atividade, o setor de RH precisa lidar com inúmeras obrigações para garantir a motivação, a produtividade e o desenvolvimento da equipe.

Diante disso, uma boa atitude é contratar um fornecedor para fazer a gestão dos benefícios. Dessa forma, você define os itens mais atrativos e tem todo o suporte para disponibilizar os benefícios, acompanhar a utilização e interrompê-los em caso de férias ou demissão.

Essas são as principais dicas para ter um bom pacote de benefícios corporativos. A estratégia é significativa, mas deve ser implementada de forma eficiente. Além de escolher itens relevantes para a equipe, é importante fazer a gestão deles para garantir uma boa experiência aos colaboradores e resolver qualquer problema com agilidade.

Precisa de um fornecedor para os benefícios da sua empresa? Conte com a SPVALE. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário