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Veja 7 tipos de bonificação para os funcionários da sua empresa!

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Já se foi a época que as empresas investiam apenas em bons salários, como ferramenta para atrair e reter seus colaboradores. Agora, é preciso oferecer algo a mais para elevar o potencial competitivo da organização — e avaliar a oferta de alguns tipos de bonificação para funcionários pode ser uma boa estratégia.

Se você acredita que investir em gratificação não é algo tão relevante assim, saiba que os trabalhadores também valorizam recompensas que vão além da remuneração básica, pois, além de usufruírem dos benefícios, eles percebem que a empresa se preocupa com o bem-estar e a satisfação do seu time.

Não há dúvidas de que isso é um motivador e tanto para eles desempenharem suas atividades, certo? Tenha em mente que não é preciso muito esforço ou ter ideias mirabolantes para oferecer e gratificar a sua equipe.

É possível investir em recursos que estejam de acordo com a realidade do negócio e que sejam interessantes para eles, ao mesmo tempo. Selecionamos algumas sugestões para você apostar na sua empresa. Prossiga a leitura e veja quais são!

1. Premiação por melhor desempenho

Um aspecto que é bastante motivador para os colaboradores é quando a empresa percebe o seu esforço para garantir resultados e os oferece benefícios por isso. Entre as bonificações desse tipo está o famoso “funcionário do mês” — certamente, você já viu exemplos disso em várias organizações.

O funcionário pode ser considerado o melhor do mês, por diversos critérios, entre eles, por apresentar:

  • a melhor performance nas vendas;
  • o maior percentual de meta batida;
  • por receber mais elogios dos clientes
  • diversos outros, a depender de cada atividade.

Nesse sentido, a companhia deve avaliar o melhor tipo de premiação para o destaque do período, além de colocar sua foto ou nome em destaque. Veja algumas opções:

  • oferecer uma folga remunerada;
  • dar brindes;
  • presentear com remuneração extra;
  • lançar um valor maior nos vales de benefícios, como refeição, vale-cultura, entre outros.

2. Bonificação por hora extra

Quem não gosta de ser recompensado, quando abre mão do seu descanso para estar na empresa em busca de resultados? Quando faz horas extras com frequência — principalmente, quando há um novo desafio a ser alcançado — ou quando a equipe está reduzida por algum motivo, é bem provável que o colaborador esteja cansado e estressado.

Nesses casos, bonificações interessantes envolvem o cuidado com a saúde, como a oferta de:

  • diária em um spa;
  • sessão de massagem relaxante;
  • final de semana em um hotel fazenda ou uma pousada para descanso com a família.

Ainda, se a empresa não tiver recursos financeiros para isso, pode oferecer uma folga abonada perto do final de semana.

3. Gratificação pelo alcance de metas

Falar em bater metas, geralmente, nos remete à comissão. Mas, você não precisa se prender a esse benefício, pois, dependendo do negócio, esse é um recurso trivial e não representa nenhuma novidade. Além disso, nem toda empresa oferece comissões aos funcionários.

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Uma boa alternativa é oferecer vantagens para quem se sair melhor nas atividades e que sejam determinantes para alcançar as metas da companhia. Nesse sentido, é possível pensar em recompensas, como dinheiro a mais no salário, sorteio de brindes realmente interessantes entre os que cumpriram a meta ou um evento para todo o setor.

4. Bônus pela evolução na empresa

Uma forma de incentivar o crescimento dos colaboradores, principalmente os novatos, é oferecer gratificações pela evolução alcançada na empresa, mês a mês. Vantagens como essa aguçam nos funcionários o desejo pela melhoria em seu desempenho, pois, além da bonificação, eles terão destaque na empresa pela alta performance nas atividades.

Para que esse tipo de bonificação seja realizada com êxito, é preciso investir em ferramentas tecnológicas — como o people analytics — para medir o quanto os profissionais estão crescendo, já que será necessário fazer comparativos entre os meses de trabalho e entre os próprios funcionários.

5. Sorteio de viagem entre os melhores do ano

Todo colaborador sabe dos objetivos a serem cumpridos diariamente. Mas, quando o desempenho está atrelado a uma bonificação interessante, como uma viagem, ele se sentirá muito mais engajado para realizar o que precisa e ter uma boa performance, durante todo o ano.

Para empresas que trabalham com vendas, por exemplo, uma dica é avaliar, todos os meses, os melhores vendedores, seja em números de vendas ou melhor atendimento. Ao final de um ano, realize o sorteio de uma viagem entre os que mais se destacaram, nesse sentido, cujo destino pode ser escolhido pelo ganhador, dentro de um valor específico.

6. Recompensas por indicação

Empresas que trabalham com vendas de produtos ou serviços podem investir nessa ideia: recompensar os colaboradores por indicação de clientes para o negócio. Se a sua empresa vende cursos, por exemplo, seria uma vantagem para os funcionários ganharem um percentual a mais em seus salários a cada cliente indicado que fechasse a venda.

É possível ainda, repartir os lucros da empresa entre aqueles que indicaram mais pessoas durante o ano ou durante um período importante para a organização. Além de crescer em números, a empresa também manterá seus funcionários engajados em vender mais e com sentimento de pertencimento — o que é fundamental para ajudar na sua retenção.

7. Gratificação com cursos para desenvolvimento profissional

A sua empresa conta com muitos executivos ou profissionais que estão sempre estudando para crescer na carreira? Um tipo de gratificação muito relevante, nesse caso, é oferecer cursos, participação em eventos importantes ou descontos em pós-graduações e MBA para auxiliar no desenvolvimento do profissional.

É um benefício que será muito útil para os funcionários que se esforçam diariamente e têm alto desempenho, pois, geralmente, mensalidades com cursos e capacitações não são tão acessíveis. Além disso, se a organização dispõe de recursos para investir fortemente na carreira de seus talentos, outra dica é oferecer especializações internacionais.

Você percebeu que as nossas dicas aqui são destinadas para empresas de qualquer segmento ou porte, certo? Independentemente da atividade, é possível oferecer vários tipos de bonificação para colaboradores — basta pensar nas estratégias certas. Precisa de ajuda? A SP Vale pode auxiliar nessa questão, pois somos especialistas em gestão de benefícios para colaboradores.

Aproveite para entrar em contato com a gente e conhecer nossos diferenciais, além de entender como podemos elevar o potencial da sua empresa, reforçando a relação com o seu time!

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