Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O mundo corporativo exige que os integrantes de uma instituição estejam sempre alinhados e busquem desempenhar o máximo de esforço em prol da empresa. Nesse sentido, a avaliação de desempenho de colaboradores mostra-se um ponto essencial para atingir o sucesso no mercado.

Essa atitude permite aos gestores que verifiquem como tem sido a qualidade dos serviços prestados pela companhia e como os colaboradores vêm desempenhando as suas atividades. Ela é vital para que os pontos sejam corrigidos e um ou outro aspecto seja aperfeiçoado.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre a avaliação de desempenho de colaboradores e que tipo de análises podem ser feitas? Então, este post é para você. Continue a leitura e saiba mais.

O que é a avaliação de desempenho de colaboradores?

A avaliação de desempenho, como o próprio nome já diz, é um método utilizado dentro das empresas para analisar o trabalho feito pelos colaboradores. Engana-se quem imagina que ela avalia só aspectos individuais, pois também são observados comportamentos e o funcionamento coletivo da equipe.

Outro ponto muito importante na avaliação de desempenho de colaboradores é que essa estratégia também possibilita que sejam encontrados novos talentos, ou seja, aqueles trabalhadores engajados e totalmente alinhados aos objetivos empresariais. Desse modo, podem ser premiados de alguma forma, e abre-se a possibilidade de motivar toda a equipe e aumentar a sua produtividade.

Qual é a importância da avaliação de desempenho?

O grande benefício da avaliação de desempenho de colaboradores de uma instituição é que o gestor poderá verificar de forma exata quais são os setores da sua empresa que estão trabalhando de modo correto e em quais segmentos será necessário realizar alguma intervenção.

Esse conhecimento dos administradores sobre os seus funcionários e os processos produtivos possibilita fazer com que a empresa se desenvolva de modo adequado, potencializando as chances de sucesso no mercado.

Quais os 3 tipos de avaliação de desempenho de colaboradores comuns?

1. Autoavaliação

Esse tipo de avaliação de desempenho permite que o colaborador analise a si mesmo. Desse modo, ela pode verificar quais estão sendo as atitudes dele dentro da empresa e como o cumprimento do seu papel tem impactado os resultados. Nesse processo, o colaborador é o protagonista da sua avaliação e consegue vislumbrar que atitudes podem ser adequadas para que se chegue à excelência.

2. Avaliação por objetivos

Nesse método, a equipe, em conjunto com os gestores, cria algumas metas que devem ser alcançadas em determinado período. Dessa maneira, consegue-se perceber como têm sido as atitudes dos colaboradores em relação aos resultados obtidos. Essa tática é muito eficaz para entender de modo direto quais são os setores que necessitam de mais intervenção.

3. Avaliação 360 graus

O nome pode parecer um pouco diferente, mas essa é uma estratégia extremamente eficaz para entender perfeitamente quais são os pontos que podem ser melhorados em cada profissional.

Nessa avaliação todos os integrantes da empresa figuram como avaliados e avaliadores. Com a proteção do anonimato dos feedbacks obtidos, é realizada uma média de características positivas e negativas de cada um. Assim, possibilita-se um aprimoramento do ambiente interno da instituição e de seus resultados.

Portanto, percebemos que a avaliação de desempenho de colaboradores é um ponto essencial para que uma empresa atinja sucesso. Por meio dela, os gestores serão capazes de vislumbrar de modo muito claro como os setores da empresa estão integrados aos objetivos estipulados e que pontos podem ser melhorados. Com isso, há maior possibilidade de maximizar lucros e aumentar a produtividade.

Gostou de saber mais sobre a avaliação de desempenho de colaboradores? Então, não deixe de conferir também como reduzir o absenteísmo na sua empresa.

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert