Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Se a sua organização está buscando meios para aumentar os índices de engajamento dos funcionários, começar pelo planejamento das ações é o modo mais indicado. Diversas empresas vivenciam altas taxas de absenteísmo e resultados baixos nas pesquisas de clima justamente por não pensarem e nem colocarem em prática tais iniciativas, que visam aumentar o moral da equipe e elevarem a produtividade.

Para ajudar nesse sentido, reunimos neste artigo 4 ações de engajamento de funcionários que podem fazer toda a diferença para o sucesso de seu negócio. Antes, vamos explicar também o que exatamente é isso e por que é tão importante. Acompanhe!

O que é o engajamento dos funcionários?

Engajamento de colaboradores diz respeito ao comprometimento emocional que os funcionários desenvolvem em relação à organização e seus objetivos. Isso significa que as pessoas que compartilham dos propósitos da organização realmente se importam com seu trabalho e com a diferença que podem fazer no negócio como um todo.

Eles não estão apenas interessados no pagamento ao final do mês, mas também preocupam-se em evoluir em conjunto com a empresa. Isso acontece porque eles acreditam em sua missão e em seus valores. Um funcionário engajado está disponível para trabalhar em horas extras mesmo sem ser solicitado e para fazer atividades que não estão no descritivo de seu cargo, caso seja necessário.

Colaboradores engajados levam a melhores resultados de negócios por serem mais produtivos, já que se reconhecem como parte do sucesso da empresa. Além disso, eles têm atenção em relação à imagem da organização e estão dispostos a indicá-la e a defendê-la sempre que isso puder fazer diferença.

O engajamento não diz respeito diretamente à satisfação. Muitas empresas realizam pesquisas relacionadas a isso, como a eNPS, mas é um erro confundir os dois conceitos. Um funcionário satisfeito pode comparecer diariamente de 8h às 18h sem reclamar, mas ainda assim não estar disposto a fazer qualquer esforço extra por conta própria. Também é provável que aceite uma proposta de um concorrente por qualquer aumento de 10% no salário.

Então, o que fazer para aumentar o engajamento?

Hoje, mais do que nunca, as organizações confiam na energia, no comprometimento e no engajamento de sua força de trabalho para continuar evoluindo. Buscar meios de contar com pessoas capacitadas e interessadas em crescer conjuntamente com a empresa é, provavelmente, o maior dos diferenciais competitivos atualmente.

Porém, apesar de haver a compreensão de que o engajamento tem um impacto direto no desempenho e na lucratividade, poucos avançaram muito na melhoria. Isso porque gostariam que acontecesse, mas não partem para a execução de ações práticas que podem assegurar que aconteça de fato.

Para não cometer esse erro, conheça agora 4 ações para aumentar o engajamento dos funcionários.

1. Coloque as pessoas certas nos lugares certos

É fundamental identificar os talentos e colocá-los para exercer as funções nas quais poderão demonstrar todo seu potencial. Isso significa construir um alinhamento entre todas as estratégias de aquisição e retenção de pessoas em conformidade aos objetivos da empresa. Um funcionário que trabalha com o que não gosta e não se sente apto dificilmente atingirá altos níveis de engajamento.

2. Treine seus colaboradores

Nenhum gerente ou líder pode esperar construir uma relação de confiança e responsabilidade sem estabelecer a equipe para o sucesso. Isso significa fornecer o treinamento e o desenvolvimento adequados ao remover os obstáculos. Treinar pessoas é fundamental para que elas consigam executar o que se espera delas.

3. Desenvolva uma cultura

Faça do engajamento uma parte da estratégia global da empresa e não apenas uma política de RH. Seus impactos são significativos, pois aumentam a produtividade e favorecem o alcance de resultados. Por isso, o engajamento deve ser buscado como cultura, com todos sendo estimulados, e não apenas como uma diretriz top-down.

4. Invista em uma liderança inovadora

É necessário criar programas de desenvolvimento de liderança projetados para melhorar a capacidade dos líderes de envolver a equipe. Muitas iniciativas acontecem de forma isolada e não reúnem os melhores elementos para criar confiança, obter feedback, gerenciar a cultura e comunicar expectativas claras. Sem líderes inspiradores, isso não é possível.

Fica claro que o engajamento dos funcionários tem inúmeras vantagens. Porém, não é indicado apenas buscar isso deles sem contrapartida. É preciso retroalimentar o processo, focando em bons sistemas de recompensas, em possibilidades efetivas de evolução na carreira e em benefícios reais.

Quer saber mais sobre engajamento de colaboradores? Então, aproveite para entender também como funciona um programa de reconhecimento!