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Saiba quais tipos de premiações para os funcionários podem ser oferecidos!

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Mesmo sendo importante, o salário não é suficiente para manter uma equipe motivada dentro de uma empresa. Pelo contrário, muitos profissionais afirmam que o clima organizacional e os tipos de premiações para funcionarios podem ser bem mais interessantes, sendo um diferencial para a retenção de talentos.

Por isso mesmo, muitas organizações optam por premiar seus colaboradores de diferentes maneiras. Porém, diante de tantas possibilidades, pode ser difícil escolher entre os variados tipos de premiaçõe.

Enquanto muitas organizações ainda preferem oferecer benefícios em dinheiro, outras seguem caminhos alternativos, como viagens, cursos e eventos.

Essas estratégias vêm sendo cada vez mais adotadas, principalmente em empresas de alto crescimento, em que o desempenho da equipe faz toda a diferença para os resultados do negócio.

Mas, como escolher entre tantas possibilidades? Para ajudar você, mostramos, neste artigo, os principais tipos de premiações para funcionários e como escolher um para adotar na sua empresa. Saiba mais!

Benefícios corporativos

Ter um pacote de benefícios atrativo é um dos maiores motivadores para boa parte dos colaboradores. Mas, ele também pode servir como premiação, quando é oferecido algo além do esperado. Assim, se os funcionários já contam com vale-alimentação e plano de saúde, eles podem passar a receber um vale-cultura ou um voucher de academia, por exemplo, após um bom resultado da equipe ou o atingimento de metas.

Oferecer mais benefícios corporativos também é uma estratégia interessante para motivar profissionais mais antigos, conforme o tempo em que estão na empresa. Ou seja, é possível criar uma política progressiva, em que novas vantagens vão sendo agregadas, a cada ano de trabalho.

Bônus salarial

Uma prática mais recorrente nas empresas é premiar os colaboradores com um bônus em dinheiro, depois de bons resultados. Esse ganho financeiro pode vir de diferentes formas, como uma participação nos lucros ou um valor proporcional ao salário.

É importante destacar que as comissões também podem ser vistas como uma bonificação salarial e estão diretamente atreladas aos resultados. No entanto, elas costumam não ter o mesmo impacto de um bônus real, uma vez que já são esperadas pelos colaboradores. Por isso, é interessante investir em uma estratégia diversificada de premiação.

Viagens de incentivo

Um tipo de premiação bem valorizada pelos funcionários são as viagens. Elas podem ser ofertadas ao final de uma campanha para o colaborador que apresentar o melhor resultado. Assim, a empresa pode conceder um pacote de viagem para um lugar específico, com passagem aérea e hospedagem, ou um voucher para ser utilizado pelo colaborador para o destino de sua preferência.

No entanto, é preciso ter cuidado com esse tipo de premiação, pois o colaborador precisa ter tempo suficiente para se organizar e planejar os outros aspectos da viagem. Caso o pacote tenha um destino pré-definido, é importante que a validade seja flexível, para acomodar as férias do funcionário.

Além disso, é bom ter cuidado com a abordagem na campanha de divulgação, para deixar todas as regras bem claras e evitar competitividade em excesso. Afinal, enquanto uma competição saudável pode ser benéfica para motivar e melhorar os resultados, se for excessiva, ela pode comprometer o clima interno.

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Dias de folga

Outro tipo de premiação que tem sido cada vez mais valorizado pelos profissionais é a prática de conceder alguns dias a mais de folga para serem usados, de acordo com a conveniência de cada um. O prêmio pode ter diversas funções, mas, principalmente, o de desafogar um colaborador que tenha tido um esforço maior em um período.

Vale lembrar que essa folga deve ser usada nos dias da semana, uma vez que os fins de semana já contam como descanso remunerado por lei. O ideal é que esses dias também não sejam acrescentados às férias, uma vez que pode perder o efeito desejado.

Para complementar a premiação, pode ser oferecido um mimo para ser usado naquele dia, como um voucher de massagem ou um almoço especial. Isso contribui para aumentar o sentimento de valorização pelos profissionais.

Cursos e treinamentos

A vantagem desse tipo de premiação é que, além de motivar os colaboradores, também é uma maneira de melhorar a formação profissional deles. Porém, para funcionar, é preciso que a empresa analise o perfil de cada um, para entender qual é o treinamento ou curso mais interessante.

Assim, podem ser oferecidos cursos de idiomas, profissionalizantes ou treinamentos mais específicos, por exemplo. Até mesmo a participação em congressos ou uma visita técnica podem ser considerados, desde que sejam relevantes para o profissional.

Eventos diversos

As festas de fim de ano das empresas já são bastante tradicionais e até bem esperadas pelos colaboradores. Elas servem para integrar a equipe, manter todos motivados e engajados, aumentando o sentimento de pertencimento à organização. Mas, não são os únicos eventos que podem ser realizados.

Diversos eventos internos podem ser usados para premiar os funcionários, como torneios esportivos e festas. Ao atingir uma meta, a equipe também pode ser premiada com ingressos de jogos, shows de música ou de humor, por exemplo. São muitas possibilidades, que podem ser escolhidas de acordo com o perfil dos colaboradores e da própria empresa.

Ações da companhia

Por fim, um tipo de premiação que vem ganhando cada vez mais espaço dentro de algumas corporações é a oferta de ações da própria empresa. Apesar de ser mais complexo, é bastante vantajoso para os funcionários e para a organização.

Isso porque os colaboradores passam a ter uma parte da companhia, recebendo recompensas financeiras de acordo com os resultados apresentados. Ou seja, é um investimento de longo prazo na relação com os funcionários, contribuindo para um maior engajamento e o fortalecimento da cultura organizacional.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a escolher entre diferentes tipos de premiações para funcionários. Independentemente da escolha, é bom saber analisar qual o momento certo para oferecer cada recompensa e como ela pode impactar na motivação da equipe. Portanto, é fundamental conhecer os colaboradores e entender seus desejos e aspirações para traçar uma estratégia de premiação eficiente.

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