O que você sabe sobre o jeito de ser do seu negócio? Existe algum valor que é entendido como sendo o forte da sua equipe e que é facilmente absorvido pelos novos colaboradores? Se houve dificuldades em responder a essas perguntas, saiba que estamos falando de cultura organizacional nas empresas.

Essa é a base para a gestão de pessoas. É com a cartilha de valores, missão, visão e jeito de ser de uma organização que o recrutamento e a seleção, por exemplo, são realizados. Esse suporte permite a contratação de alguém que vestirá a camisa e reduz a possibilidade de haver um conflito na equipe por causa da dificuldade em se falar a mesma língua.

Vamos entender um pouco mais a respeito da cultura e de que forma ela deve ser desenvolvida em sua empresa? É só continuar a leitura!

Incentive o pensamento empreendedor

Em termos comportamentais, o pensamento de dono é um dos mais requeridos atualmente. Sabe o motivo? As empresas buscam profissionais que vejam o negócio como sendo seu. Dessa forma, as pessoas não medem esforços para atingir os resultados que promovem o crescimento organizacional.

Porém, para implantar esse tipo de cultura, é preciso que os donos sigam o mesmo mindset. Não adianta buscar por pessoas comprometidas se não há espaço para conversas e novas ideias. Tenha em mente que a cultura é um espelho da maneira como os donos se comportam diante das pessoas e situações.

É necessário que esse processo não seja vivido apenas pelos colaboradores com mais tempo de casa. À medida que você for renovando o quadro de funcionários, integre profissionais aderentes ao que você propõe.

Tenha uma carteira de benefícios

Não falamos sobre a importância do pensamento empreendedor? Uma das formas mais eficazes de promover isso é investindo em uma gestão de benefícios eficiente e de acordo com o perfil dos colaboradores. Afinal, sabemos que as pessoas se motivam mais quando há um benefício percebido em tal ação.

A participação nos lucros e resultados é o mais desejado pelos profissionais com esse perfil. Entretanto, sabemos que nem todas as empresas têm essa condição de remunerar os colaboradores de forma tão agressiva quanto essa. Mas não precisa se preocupar se esse for o seu caso.

Existem outros benefícios eficazes quando o assunto é promover incentivos para fortalecer a cultura organizacional. O vale-presente é um bom exemplo, pois oferece opções de lazer para quem se destacar em termos de resultado. Uma cesta básica para aqueles que não faltaram no mês também permite desenvolver valores e comportamentos esperados.

Desenvolva a comunicação interna

Você procurou autoconhecimento, elaborou aquela cartilha básica de visão, missão e valores, definiu uma estratégia de consolidação da cultura e, agora, guardará tudo para si mesmo? Então, eu tenho uma má notícia: você está começando com o pé esquerdo.

A cultura organizacional precisa ser internalizada. Ela não entrará na cabeça dos colaboradores e começará a ser vivida na empresa de um dia para o outro. Por isso, o ideal é estabelecer uma forma de divulgar conteúdos. Você pode começar enviando por e-mail ou promovendo uma palestra contando como o negócio nasceu e quais foram as principais conquistas e os desafios no primeiro momento.

Outra ação interessante é tirar 15 minutos do dia, para comentar um valor da empresa e escutar, dos colaboradores, como eles sentem esse valor e o que eles podem fazer para que seja ainda mais forte. Essa atividade não precisa ser diária. Pode ser no início de cada semana e, nesse meio tempo, você vai reforçando o que foi dito na reunião. Que tal?

Anteriormente, falamos sobre a importância da cultura organizacional para a contratação de talentos. Porém, deu para perceber seu impacto no treinamento e no desenvolvimento de pessoas? Esses são apenas alguns exemplos do quanto o entendimento da forma de ser de um negócio é vital para a sua longevidade e o crescimento.

Ressaltamos que esse processo de desenvolvimento deve ser acompanhado de perto no que tange à satisfação e à motivação dos colaboradores. Para que o fortalecimento da cultura organizacional nas empresas seja completo, não podemos deixar de lado o clima organizacional. Leia nosso outro conteúdo e confira mais sobre o assunto!

Nos siga no Instagram

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert