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A qualidade de vida dos funcionários se tornou uma das preocupações básicas das empresas nos últimos tempos. Cada vez mais, as pessoas têm buscado equilibrar a vida profissional com a pessoal, sendo que as instituições que não se atentam a isso acabam perdendo tais profissionais.
Neste artigo, vamos falar da importância de se preocupar com essa questão e daremos algumas dicas sobre como uma empresa pode investir na qualidade de vida dos seus colaboradores. Acompanhe!
O que é qualidade de vida no trabalho?
A ideia de qualidade de vida no trabalho surgiu em 1960, durante o período de transição da era industrial para a era digital, mas ele se popularizou mesmo em 1970, quando o professor Louis Davis, da Universidade da Califórnia, utilizou o termo para definir o estado de bem-estar dos funcionários de uma empresa.
Desde então, o conceito se tornou objeto de estudo nas ciências sociais, interessando principalmente os sindicalistas e os empresários que almejavam melhorar seus resultados em rendimento e produtividade. Conforme o mercado compreendeu que o componente humano também tem parte fundamental na geração de lucros, e não somente as máquinas automáticas e as tecnologias, passou-se a investir mais na qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.
Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?
Em tempos nos quais o mercado anda altamente competitivo, as empresas devem se preocupar em investir em várias áreas a fim de garantir o seu destaque. Uma empresa com funcionários felizes e engajados torna-se muito mais forte em seu domínio, uma vez que os colaboradores tornam-se realmente embaixadores da marca, representando-a não só no ambiente de trabalho, mas também fora dele.
A pesquisa chamada Great Place to Work® surgiu, inicialmente, a partir do trabalho do jornalista norte-americano Robert Levering, nos anos 80, e cumpre o papel de realizar uma pesquisa de satisfação interna com os funcionários a respeito de suas condições de trabalho, investigando seu nível de satisfação com a empresa, com seus líderes e seu ambiente de trabalho.
O projeto descobriu que, embora existissem muitos colaboradores insatisfeitos com suas situações, vários outros adoravam a empresa, os colegas e as condições de trabalho, apresentando um alto nível de satisfação. A partir daí, ele concluiu que há, sim, excelentes empresas para se trabalhar, e mais, que qualquer empresa pode se tornar um excelente lugar para ter uma carreira.
Por que investir na qualidade de vida dos funcionários?
Atualmente, as pessoas passam muito mais tempo em seus locais de trabalho do que nos próprios lares. Diante dessa realidade, é fundamental a preocupação por parte da empresa com a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a fim de garantir a motivação de seus colaboradores, o que impacta também sua produtividade.
As empresas que se comprometem com a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho também transmitem a mensagem de que se importam com o bem-estar deles, isso é muito importante para ajudar no engajamento do time. Afinal, os funcionários que estão satisfeitos tanto com o trabalho quanto com a vida pessoal produzem melhor e são mais dedicados.
Portanto, a empresa tem ganhos em seus resultados, ao passo que o indivíduo ganha na satisfação profissional e pessoal. Outro ponto a ser considerado é que uma empresa onde as pessoas sentem prazer em trabalhar têm uma grande redução nos índices de absenteísmo e de rotatividade, sendo um fator positivo que auxilia na retenção de talentos.
Quais medidas a empresa pode tomar?
A qualidade de vida dos funcionários é uma preocupação que a organização deve ter. Da mesma forma, o compromisso com a visão e a missão da empresa é algo que precisa estar no coração dos colaboradores, a fim de manter uma relação benéfica e recíproca para ambas as partes.
A empresa pode tomar algumas atitudes para contribuir com o colaborador para ele alcançar seus objetivos e ter uma rotina mais otimizada. Veja algumas dicas importantes a seguir.
Esteja sempre próximo
A proximidade com os funcionários permitirá compreender melhor suas necessidades e tomar as providências mais acertadas para ajudá-los. Uma boa forma de fazer isso é mantendo um canal direto de comunicação, além de estabelecer alguns encontros periódicos.
Implemente uma cultura de feedback
A cultura de feedback é crucial para melhorar e fortalecer a comunicação de uma empresa. Por meio dela, é possível ter conversas mais francas e abertas, o que aumenta a proximidade entre os membros da equipe e ajuda a evitar a disseminação de informações falsas.
Tudo isso interfere diretamente no clima organizacional, que, consequentemente, influencia a qualidade das relações internas na empresa.
Coloque a saúde e o bem-estar dos funcionários como prioridade
Quando se prioriza a saúde e o bem-estar dos colaboradores na organização, são obtidos benefícios diretos e indiretos. A preocupação com a ergonomia do local de trabalho pode aumentar consideravelmente a produtividade, além de gerar mais conforto e satisfação aos funcionários. Há ainda um aumento do engajamento dos colaboradores quando eles se sentem valorizados no ambiente de trabalho.
Ofereça benefícios
Os benefícios como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, auxílio combustível ou planos de saúde e odontológicos são investimentos importantes na qualidade de vida dos funcionários. Todos eles visam proporcionar melhorias no dia a dia e na vida pessoal da equipe. O resultado que a empresa colhe com isso são funcionários mais dispostos e fisicamente saudáveis para exercer suas funções.
Portanto, todas essas medidas envolvem vantagens que serão percebidas não apenas pelos trabalhadores, mas principalmente pela organização. Além disso, o cuidado com as pessoas pode ser um grande diferencial na hora de encontrar os melhores profissionais.
Como vimos, a preocupação com a qualidade de vida dos funcionários gera grandes impactos em toda a empresa ao influenciar seu destaque e a reputação no mercado — com a imagem de ser um ótimo lugar para se trabalhar —, ao garantir o engajamento da equipe — que terá mais facilidade em produzir bons resultados trabalhando em um ambiente favorável —, e ao aumentar os rendimentos da empresa — que lucrará muito mais funcionando com fluidez em todas as áreas com uma equipe sistematizada.
Gostou de descobrir como o investimento na qualidade de vida dos funcionários pode trazer vários ganhos para a empresa? Então, aproveite e confira também as 6 principais tendências na gestão de pessoas para os próximos anos!