A qualidade de vida dos funcionários se tornou uma das preocupações básicas das empresas nos últimos tempos. Cada vez mais, as pessoas têm buscado equilibrar a vida profissional com a pessoal, sendo que as instituições que não atentam a isso acabam perdendo tais profissionais.

Neste artigo, vamos falar da importância de se preocupar com essa questão e daremos algumas dicas sobre como uma empresa pode investir na qualidade de vida dos seus colaboradores. Acompanhe!

Por que investir na qualidade de vida dos funcionários?

A qualidade de vida dos empregados é um tema que passou de responsabilidade total dos próprios funcionários a uma preocupação compartilhada entre as partes. Dessa forma, as empresas que assumem tal compromisso estão também transmitindo a mensagem de que se importam com o bem-estar de suas equipes.

Isso é muito importante para ajudar no engajamento do time. Afinal, os colaboradores que estão satisfeitos tanto com o trabalho quanto com a vida pessoal produzem melhor e são mais dedicados. Portanto, a empresa tem ganhos em seus resultados, ao passo que o indivíduo ganha na satisfação profissional e pessoal.

Quais medidas a empresa pode tomar?

Como foi mencionado, a qualidade de vida dos funcionários é uma responsabilidade compartilhada. Ou seja: é preciso que eles tenham consciência do que precisam para se sentirem bem, além de terem a atitude de executar o que for necessário.

Do ponto de vista da empresa, algumas ações podem contribuir para que o colaborador encontre seus objetivos e possa melhorar sua rotina. Veja algumas dicas importantes a seguir.

Esteja sempre próximo

A proximidade com os funcionários permitirá compreender melhor suas necessidades e tomar as providências mais acertadas para ajudá-los. Uma boa forma de fazer isso é mantendo um canal direto de comunicação, além de estabelecer alguns encontros periódicos.

Implante uma cultura de feedback

A cultura de feedback é crucial para melhorar e fortalecer a comunicação de uma empresa. Por meio dela, é possível ter conversas mais francas e abertas, o que aumenta a intimidade entre os membros da equipe e ainda ajuda a evitar a disseminação de informações falsas.

Tudo isso interfere diretamente no clima organizacional, que, consequentemente, influencia na qualidade das relações internas do negócio.

Coloque a saúde e o bem-estar dos funcionários como prioridades

Quando se prioriza a saúde e o bem-estar dos colaboradores na organização, são obtidos benefícios diretos e indiretos. A preocupação com a ergonomia do local de trabalho pode aumentar consideravelmente a produtividade, além de gerar uma maior satisfação nas equipes.

Adicionalmente, as pessoas ficarão mais engajadas ao perceberem que a empresa as considera seres humanos (e não apenas empregados).

Ofereça benefícios

Os benefícios, como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, auxílio combustível ou planos de saúde e odontológicos, são investimentos importantes na qualidade de vida dos funcionários. Todos eles visam proporcionar melhorias no dia a dia e na vida pessoal do time. O resultado que a empresa colhe com isso é uma equipe mais disposta e fisicamente saudável para exercer suas funções.

Portanto, todas essas ações envolvem vantagens que serão percebidas não apenas pelos trabalhadores, mas principalmente pela organização. Além disso, o cuidado com as pessoas pode ser um grande diferencial na hora de encontrar os melhores profissionais.

E você? Concorda que o investimento na qualidade de vida dos funcionários pode trazer vários ganhos para a empresa? Conte-nos sua opinião nos comentários!

 

Fale com um consultorPowered by Rock Convert
Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert