pesquisa de satisfação interna pesquisa de satisfação interna

Por que fazer pesquisa de satisfação interna na sua empresa?

4 minutos para ler

A média salarial está ok, o plano de carreiras é adequado, os benefícios estão de acordo com a prática de mercado. Então, não há com o que se preocupar na empresa, certo? Não é bem assim. Essa pode ser apenas a visão da gestão e não a dos colaboradores, e é para isso que existe a pesquisa de satisfação interna.

Essa metodologia — também conhecida como pesquisa de clima — é uma ferramenta utilizada pela empresa para entender como está a satisfação dos funcionários. Pode ser realizada on-line ou por formulários impressos.

Mas, independentemente do formato utilizado, é uma estratégia importante para ajudar no crescimento da companhia. Ela tem o objetivo de entender se as ações da organização estão direcionadas corretamente e quais são os pontos que precisam de atenção por parte dos líderes e gestores de RH.

São tantas as vantagens que você vai terminar este artigo com vontade de implementá-la na sua empresa. Continue e saiba os motivos!

Fortalece o alinhamento cultural da empresa

A cultura organizacional é um fator muito relevante para garantir um ambiente de trabalho saudável. Mas, quando a companhia não tem uma cultura forte, vários problemas podem decorrer disso: pequenos mal entendidos que viram discussões, falta de feedback ou, ainda, falhas de comunicação.

Por meio da pesquisa, é possível identificar quais são as lacunas existentes nas ações voltadas para o fortalecimento da cultura da instituição e quais estratégias podem ser traçadas, a partir do apontamento dos colaboradores.

Powered by Rock Convert

Auxilia na redução da rotatividade

Saber o que desmotiva os colaboradores e o que, na visão deles, deve ser melhorado é um dos passos para evitar pedidos de demissão por descontentamento com processos ou relacionamentos internos. Ter um turnover alto pode ser indicativo de que algo na empresa não vai bem, e a pesquisa de satisfação vai indicar o que é.

Melhora o engajamento e a produtividade das equipes

Quem não quer uma equipe mais engajada e produtiva? Todas as empresas, certo? Assim, tenha em mente que profissionais motivados produzem mais, e a organização ganha com isso. As causas do contentamento (ou não) com a empresa só são identificadas quando os colaboradores têm liberdade para se expressar, indicando os erros e acertos da gestão.

Ajuda a direcionar as atividades do RH

As ações de Recursos Humanos só são bem-sucedidas se forem voltadas para a resolução dos problemas reais da empresa. Há desafios acontecendo diariamente entre os colaboradores e, muitas vezes, a gestão não fica a par de tudo ou do todo.

Assim, se as pesquisas apontarem para questões que são percebidas pela maioria dos funcionários, mas que não chegaram ao conhecimento da liderança, é hora de tomar medidas para solucioná-las.

Ainda que eles não venham à tona, de início, saiba que problemas silenciosos podem resultar em sérias consequências, como demissões, brigas entre colaboradores ou entre líderes e liderados, fofoca e impacto na imagem institucional.

Para finalizar, entenda que a realização da pesquisa de satisfação interna deve ser coordenada de maneira estratégica, preservando a privacidade e a liberdade de cada colaborador, para causar o menor impacto negativo possível na empresa. A partir dos dados colhidos, é hora de implementar ações efetivas em busca do crescimento da companhia.

As dicas deste artigo ajudaram a entender melhor como uma pesquisa de clima pode ajudar na resolução de questões internas? No nosso Facebook, você confere mais assuntos importantes como esse para o RH. Visite e curta a nossa página!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário