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Indicativo do percentual de demissões com relação à quantidade total de colaboradores, o turnover é um dos principais indicadores do RH de qualquer empresa. Apesar de ser um dado negativo, ele é muito importante para apontar possíveis problemas na gestão ou na convivência entre as pessoas dentro da organização.

Por isso, toda iniciativa a fim de evitar que esse índice aumente é benéfica para o negócio. Nesse sentido, trazemos neste post dicas valiosas para ajudar você a evitar a saída de funcionários e a aumentar o nível de satisfação interna. Acompanhe!

1. Contrate os funcionários adequados

O primeiro passo para evitar um alto índice de turnover é fazer contratações bem-feitas. Para tal, é fundamental conhecer bem as características exigidas pelo cargo e avaliar questões comportamentais, além das técnicas.

Grande parte dos casos dos pedidos de demissão, principalmente os vindos de recém contratados, se dá por motivos de incompatibilidade de valores ou dificuldades de integração. Ambos os motivos poderiam ser identificados antes da admissão, o que evitaria custos com o processo seletivo e com as verbas da rescisão.

2. Ofereça flexibilidade

Em muitos casos, pequenas concessões podem rever um quadro de insatisfação de um colaborador. Uma reclamação bastante recorrente é relativa ao horário de trabalho. Esse é um ponto no qual pode haver alguma flexibilidade, conforme o tipo de atividade exercida. Um remanejamento na equipe pode ser a solução!

Outro problema muito comum é a insatisfação salarial. É preciso avaliar qual seria o impacto de conceder um aumento e qual seria o de demitir a pessoa. Comparando os dois cenários, fica mais fácil tomar uma decisão acertada.

3. Faça pesquisas de clima organizacional

Índices muito altos de turnover são indicativos de possíveis preocupações maiores. Sendo assim, quanto antes forem tomadas medidas preventivas, menores serão os impactos.

A melhor forma de descobrir se existe algum problema no cotidiano da empresa é aplicando uma pesquisa de clima organizacional. Ela tem o intuito de identificar se existem pontos de insatisfação que estejam prejudicando a boa convivência entre os colaboradores, além de ser capaz de destacar gestores que precisam de ajuda ou de algum tipo de orientação.

4. Invista no modelo de liderança pelo exemplo

O velho ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” precisa ser abandonado de uma vez por todas. Ainda existem muitos gestores que adotam essa postura, mas ela é altamente prejudicial para a empresa e para os colaboradores.

Portanto, cobre uma atitude contrária a essa das pessoas que possuem cargos de chefia. A postura da liderança deve ser mais colaborativa. Os líderes devem dar o exemplo a seus liderados, praticando os valores da empresa e caminhando junto com sua equipe, não à frente dela.

Diante de todas essas dicas, fica evidente que o turnover impacta negativamente o desempenho das organizações. O grande fluxo de entradas e saídas atrapalha a continuidade de alguns trabalhos e projetos, além dos prejuízos financeiros com as demissões e os custos com o processo seletivo para a substituição. Mas, seguindo as orientações deste post, esse problema será minimizado e você garante mais tranquilidade e produtividade para a sua empresa.

Gostou deste texto? Conte-nos o que achou das nossas dicas e qual delas você pretende usar em sua organização!

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