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Veja 4 dicas para fazer retenção de clientes!

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Você já deve saber que o custo para adquirir novos clientes é maior do que para mantê-los, certo? Para a empresa, isso faz toda a diferença, por isso, é tão importante investir em estratégias que ajudem a manter os clientes já conquistados. Pensando nisso, neste artigo, você entenderá o que é e aprenderá algumas dicas para retenção de clientes. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é retenção de clientes?

A retenção de clientes está relacionada à manutenção do vínculo dos clientes com uma empresa. De forma indireta, ela está relacionada à fidelização, pois quando o cliente é conquistado para que compre novamente da empresa, ele acaba confiando no seu produto ou serviço e recomendando-o para seu círculo de relacionamentos.

Assim, fica mais fácil manter o fluxo de caixa sem a preocupação de correr desesperadamente atrás de novos clientes a cada fechamento de mês. A retenção de clientes traz benefícios, como:

  • marketing positivo;
  • economia no investimento em ações de marketing;
  • aumento das vendas e do faturamento;
  • satisfação da equipe.

Quer investir na retenção de clientes da sua empresa? Então, acompanhe as dicas a seguir!

Veja dicas para ajudar na retenção de clientes!

Para conseguir manter uma carteira de clientes fiel ao produto ou serviço oferecido pela empresa, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas, como você verá a seguir.

1. Verifique o perfil dos clientes

O primeiro passo para saber que tipo de cliente você deseja reter é conhecer o perfil de cada um de seus consumidores. Como é seu comportamento de consumo?

Quanto mais informações detalhadas e dados você obtiver a respeito de seus clientes, como preferências e comportamentos, mais fácil será aplicar o passo seguinte, que é investir em um atendimento personalizado.

2. Invista na personalização

Um bom atendimento ao cliente traz resultados excelentes para uma empresa, ainda mais se o atendimento prestado tiver uma boa dose de personalização.

Ao conhecer seu público, é possível entender as necessidades de seus clientes e saber quais são suas expectativas em relação ao serviço prestado, oferecendo um serviço sob medida com mais exclusividade.

3. Ofereça atendimento omnichannel

Omnichannel nada mais é do que o atendimento que está presente em diferentes plataformas e à disposição de seus clientes.

Ao aumentar os pontos de contato com seus clientes, você fortalece sua presença e facilita que as demandas sejam atendidas em diferentes plataformas, aumentando também a satisfação dos consumidores.

4. Ofereça benefícios estratégicos

Nem sempre oferecer algum bônus ou benefício em troca da fidelidade do cliente é uma boa estratégia. Caso a medida não seja bem pensada, pode ter o efeito reverso ao esperado e gerar uma oferta que não se traduz em benefícios para a empresa.

Por isso, é importante oferecer benefícios estratégicos, que não sejam simplesmente em troca de dados de clientes, mas que ofereçam um real valor agregado.

Como você viu, existem algumas dicas para retenção de clientes e elas devem ser bem desenvolvidas para que resultem em estratégias eficientes para o seu negócio. Um atendimento ao cliente de excelência, prontamente disponível para solucionar problemas, continua sendo uma medida valiosa para garantir a fidelização.

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