estratégias de retenção de talentos estratégias de retenção de talentos

Por que as estratégias de retenção de funcionários são importantes?

6 minutos para ler

No seu círculo de familiares, amigos e conhecidos, você já deve ter ouvido alguém dizer que trabalhou por muitos anos em uma só empresa. Esse, inclusive, era o sonho de muitas pessoas até anos atrás. Agora a realidade é outra: profissionais de alta performance estão disputados pelo mercado, sendo necessário pensar em estratégias de retenção de talentos.

Esse tipo de técnica consiste em promover ações que estimulem nos colaboradores o desejo de permanecer na empresa, seja por meio de oportunidades de crescimento, da oferta de bons salários e benefícios ou de um bom clima e cultura organizacional, por exemplo.

Muito mais do que seguir o modelo tradicional de ter uma longa trajetória em uma organização, os profissionais de hoje estão mais conectados com empresas que, de alguma forma, são mais relevantes e mais alinhadas com seu estilo de vida. Veja como essa e outras questões impactam diretamente na retenção de talentos. Boa leitura!

Os benefícios de investir em estratégias de retenção de talentos

Colaboradores que têm mais tempo de casa tendem a ser mais receptivos às mudanças ocorridas na empresa e a ter um trabalho mais alinhado com as expectativas da organização. Ou seja: ter uma equipe que já se conhece e já conquistou um bom ritmo de trabalho é muito mais produtivo e relevante para o sucesso das atividades.

Tenha em mente que toda empresa faz reposição ou substituição de vagas uma hora ou outra, porém, o problema está quando a saída dos colaboradores — o que implica no aumento da rotatividade — é maior do que a ampliação do negócio. Esse é um indicativo de que algo não vai bem internamente.

Para além da questão da rotatividade e de ter uma equipe mais experiente na execução das tarefas, há diversos outros benefícios para empresas que investem na retenção de talentos:

  • melhora a satisfação dos funcionários com a organização e, consequentemente, a avaliação deles sobre estar em um bom local para se trabalhar;
  • promove um clima organizacional mais saudável, já que a tendência é de que pessoas que trabalham há mais tempo juntas criam relações mais estreitas e confiáveis;
  • aguça nos colaboradores o desejo pelo crescimento, pois ter um bom tempo de empresa é cenário favorável para assumir novos desafios;
  • minimiza as chances de erros na execução das atividades, pois quanto mais familiaridade um colaborador tem com determinada tarefa, menos ele tende a errar;
  • reduz custos para organização, tanto em processos que precisam ser realizados novamente quando há erros, quanto gastos com novas contratações e treinamentos.

As principais e melhores estratégias para reter funcionários

Tão desafiador quanto atrair é reter os colaboradores de alta performance na empresa, já parou para pensar nisso? Tanto é que uma pesquisa liderada por uma consultoria em Recursos Humanos constatou que apenas 26% dos entrevistados estão satisfeitos com sua carreira atual. Enquanto 19% admite procurar um novo caminho profissional.

Independentemente do porte ou segmento, muitas organizações passam pelo desafio de encontrar soluções para manter seus times engajados e se tornarem ainda mais relevantes para eles. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas. Veja!

Reveja as políticas de cargos e salários

Visite, de tempos em tempos, os planos de cargos e salários da empresa e veja se ainda estão alinhados às boas práticas do mercado. Do contrário, se estiverem defasados, é hora de elaborar um planejamento para atualizar essas políticas, pois elas estão diretamente ligadas à manutenção (ou não) dos colaboradores.

Preste atenção às necessidades dos colaboradores

Já bateu um papo com seu time para perceber quais são suas preferências no trabalho, principalmente com toda a mudança que tem ocorrido com a vinda da pandemia da Covid-19? Saiba que boa parte dos profissionais veem na jornada de trabalho flexível e no home office ótimas vantagens para permanecerem em uma empresa.

Powered by Rock Convert

Inclusive, 70% dos trabalhadores entrevistados em uma pesquisa coordenada pela USP, afirmaram que pretendem continuar trabalhando em casa nos pós-pandemia. Entre os motivos, estão a possibilidade de não se estressar no trânsito e a preservação da saúde.

Por isso, faça uma pesquisa interna e veja quais são as principais demandas dos seus colaboradores e quais ações proporcionariam mais satisfação e bem-estar para se manterem engajados e comprometidos com a empresa.

Incentive um ambiente de trabalho saudável

Investir no clima organizacional é uma das principais estratégias quando o assunto é retenção de colaboradores, pois esse é um fator que tem grande impacto no bem-estar interno e no clima saudável e leve para se trabalhar.

Ainda que a empresa ofereça bons salários e benefícios, quando o ambiente organizacional não é agradável, as possibilidades de manter-se engajado e produtivo são baixas. Por isso, invista em ações que fomentem o diálogo aberto, a tolerância, a leveza e o respeito à diversidade de ideias.

Tenha estratégia no momento da contratação

Já reparou que quando uma contratação é mal feita as chances de o colaborador se manter na organização é muito menor? Isso pode acontecer por diversos motivos: falta de alinhamento das expectativas, contratação feita às pressas, falta de fit cultural, entre outros.

Por isso, adote estratégias para fazer uma boa contratação, de maneira inteligente e focada no cargo, e para ampliar as possibilidades de o colaborador se manter na empresa com a vontade de se desenvolver internamente.

Invista em uma boa gestão de benefícios para colaboradores

Implementar uma gestão de benefícios realmente relevantes para os funcionários é uma das medidas mais importantes quando se tem o objetivo de reter talentos. Isso acontece porque benefícios atraentes resultam em economia financeira para o colaborador, como é o caso do plano de saúde, das bolsas de estudo e do vale-alimentação.

Todas essas vantagens são importantes no dia a dia do funcionário e, quando estão alinhadas ao seu estilo de vida e, principalmente, com suas reais necessidades, a empresa se torna ainda mais interessante, valiosa e indispensável na vida do trabalhador.

Como você conferiu, existem diversas e inteligentes estratégias de retenção de talentos e todas as medidas aqui podem ser implementadas na sua empresa, independentemente do tipo de negócio. O fundamental é pensar em formas de adaptar para a sua realidade.

Está em dúvida sobre qual ação implementar primeiro? Que tal começar com uma boa gestão de benefícios? Se você ainda não sabe como escolhê-los de forma estratégica, converse conosco, somos especialistas no assunto! Aguardamos o seu contato!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário