O clima organizacional é o fator mais evidente da cultura de uma empresa. Ele ajuda a transparecer pontos positivos e negativos sobre o modo como as pessoas se comportam e engajam-se nas iniciativas do negócio.

Neste artigo, você poderá entender o conceito do clima organizacional e saber também qual é a importância dos profissionais de Recursos Humanos no processo de melhoria dos aspectos que o influenciam. Continue sua leitura!

O que é o clima organizacional?

O clima organizacional diz respeito ao modo como as pessoas percebem o ambiente em que trabalham. Cada colaborador tem sua opinião a respeito e as métricas para dizer qual é o status do clima normalmente levam em conta a média das avaliações.

Para medir o clima, é preciso conduzir a chamada “pesquisa de clima”. É uma ferramenta de uso interno, realizada com funcionários, e que abrange aspectos das instalações físicas, do relacionamento com os pares, da liderança e das possibilidades oferecidas pela empresa, no que tange à valorização.

Essa é uma informação estratégica, pois determina a qualidade da experiência momentânea dos colaboradores em relação à empresa. Se o clima está bom, o ambiente se torna propício para que as pessoas demonstrem todo o seu potencial. Se o clima está ruim, é preciso tratar as causas, pois isso pode afetar diretamente a produtividade.

O que fazer para melhorar o clima organizacional?

Geralmente, os esforços realizados para a melhoria do clima se concentram em ações que permitam atacar os pontos identificados na pesquisa. Quando tratamos de questões físicas, se houver recursos para as mudanças, será um processo relativamente mais fácil, basta fazer as correções e adaptações necessárias. Por exemplo, tornando uma sala mais iluminada, aumentando os níveis de segurança de um equipamento ou facilitando o acesso a uma dependência.

Quando o problema está relacionado aos aspectos comportamentais, a situação pode ser mais complexa. Isso porque pode ser difícil trabalhar para modificar aquilo que está afetando a percepção das pessoas.

No entanto, existem algumas iniciativas capitaneadas pelo RH que podem ajudar nesse processo. A seguir, você conferirá algumas delas.

Desenvolvimento da liderança

Uma das principais responsabilidades dos líderes é garantir que haja um bom clima organizacional na empresa. É papel desses profissionais motivar os funcionários, identificando os pontos que devem ser trabalhados para que eles exerçam aquilo que se espera.

Então, é fundamental se preparar para ter líderes que consigam lidar com essas questões. O RH precisa mapear os talentos com potencial e desenvolvê-los continuamente para que estejam aptos a assumir a função.

Comunicação eficiente

A comunicação funciona como um pilar básico em qualquer organização e, geralmente, é uma das principais áreas que podem ser melhoradas. Ela é essencial para que haja coordenação entre processos e também para que as atividades possam ser realizadas dentro das áreas sempre pensando nos clientes, mesmo que os colaboradores não tenham interfaces diretas com eles.

É preciso transmitir as informações sempre de maneira clara, objetiva e com respeito. As pessoas precisam saber o que se espera delas, e os compromissos devem ser cumpridos. Quando as pessoas criam expectativas que não podem ser materializadas, isso, certamente, será refletido no clima.

Estabelecimento de metas alcançáveis

É claro, os objetivos da empresa devem ser desafiadores e é necessário sempre se diferenciar da concorrência. Porém, muitas vezes, os gestores impõem metas inatingíveis, sem negociação. Dizem que haverá pagamento de bônus por performance, mas os patamares são de alcance improvável.

Isso afeta diretamente a motivação dos colaboradores, o que será refletido no clima. Por outro lado, quando as pessoas estão inseridas em um contexto de metas que são realizadas, elas se engajam mais e colaboram umas com as outras de maneira mais saudável. A companhia só tem a ganhar.

O RH tem, portanto, papel central na questão do clima organizacional de uma empresa. Ele deve assumir posição estratégica para conseguir realizar essas iniciativas. Uma forma de ter seus profissionais totalmente dedicados a isso é por meio da terceirização da gestão de benefícios.

A SPVale é uma empresa renomada e especialista nessa área que pode ajudar o seu RH a gerenciar os benefícios, deixando os colaboradores da gestão de pessoas livres para atuar nas iniciativas de melhoria do clima organizacional. Entre em contato conosco!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert