gestão de benefícios personalizada gestão de benefícios personalizada

Gestão de benefícios personalizada: veja como fazer!

4 minutos para ler

A gestão de benefícios personalizada no ambiente corporativo é, sem dúvidas, uma estratégia inovadora, importante e que agrega valor a um ambiente de trabalho. Além de ajudar na motivação dos funcionários, essa é uma excelente ideia para garantir a retenção de talentos.

Isso porque, cada vez mais, surgem medidas que focam nos colaboradores, visando o bem-estar e a satisfação com a empresa. Um exemplo disso é a gestão de benefícios personalizada.

No entanto, para ter sucesso nessa estratégia, é preciso saber como aplicá-la. Se você ainda tem essa dúvida, acompanhe este post e fique por dentro de ótimas dicas!

Motivos para uma gestão de benefícios personalizada

Entre os benefícios corporativos, existem aqueles que são obrigatórios e outros opcionais. Porém, nem todos os funcionários usufruem daqueles que são considerados de concessão obrigatória pela CLT. Por isso, é interessante oferecer uma gestão de benefícios personalizada.

Confira, a seguir, alguns motivos para pensar nessa forma de oferecer os benefícios trabalhistas.

Soluções mais estratégicas

Funcionários satisfeitos geram mais resultados eficientes em termos de produtividade. Além de melhorar o clima organizacional, ter uma gestão focada no colaborador ajuda na conquista de colaboradores mais motivados e engajados, assim como na melhoria do clima organizacional.

Considera o perfil dos colaboradores

O vale-transporte, por exemplo, é um benefício obrigatório, garantido pela CLT. Entretanto, nem todo colaborador faz uso desse serviço, pois pode ter carro próprio, ir de carona para o trabalho e outros motivos.

Dessa forma, com o benefício personalizado, o colaborador que não necessita do vale-transporte poderia optar por não recebê-lo e escolher outra vantagem em seu lugar.

Satisfação dos funcionários

Se um dos colaboradores é pai de família, talvez faça mais sentido para ele receber vale-alimentação do que vale-cultura, por exemplo. Já para um profissional solteiro, a opção do vale-presente ou vale-cultura pode ser muito mais interessante.

Por isso, outra vantagem é que a gestão de benefícios personalizadas consegue estar mais alinhada às necessidades e aos desejos dos colaboradores, aumentando os níveis de satisfação dentro da empresa.

Bom custo-benefício

Ao optar por uma gestão de benefícios personalizada, é preciso levar em conta o custo-benefício da oferta. Devem ser considerados não só os fornecedores, que precisam ser de confiança, mas o próprio caixa da empresa, que precisa arcar com esses custos tanto para os funcionários antigos quanto para aqueles que estão ingressando no time.

Exemplos de benefícios personalizados para oferecer

Além das opções previstas na CLT, existem outros tipos de benefícios inovadores nas empresas e que podem ser ofertados para aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários. Confira alguns exemplos!

Vale-cultura

O vale-cultura é um tipo de benefício pouco oferecido entre as empresas e que agrada a muitos colaboradores, que passam a ter descontos em ingressos para shows, em livrarias, em cursos da área artística e na entrada de cinemas, teatros e museus.

Vale-presente

O vale-presente também é uma opção que vai além dos benefícios obrigatórios estabelecidos pela legislação e que funciona como um diferencial para a empresa.

Ele pode ser fornecido para o colaborador, em datas específicas, na forma de um cartão pré-pago com um valor determinado pela empresa para ser gasto em lojas. Outra opção é gerar um link de pagamento ou QR Code direcionado para compras online.

Vale-Natal

Esse benefício acaba não sendo oneroso para o negócio, uma vez que a data comemorativa ocorre no final do ano e se repete anualmente. Há diversos modelos de cesta de Natal que a empresa pode escolher para presentear seus colaboradores, que certamente ficarão satisfeitos com o gesto.

Como você viu, a gestão de benefícios personalizada, oferecendo aos colaboradores opções flexíveis, é importante para garantir trabalhadores mais satisfeitos e engajados com as atividades. Além disso, serve para atender aos seus desejos e necessidades, conforme a escolha do que oferecer aos profissionais.

Deseja saber mais sobre como fazer uma gestão de benefícios descomplicada para seus colaboradores? Entre em contato conosco para saber mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário