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Estabelecer uma forma de desenvolvimento profissional bem pensada permite que seus colaboradores identifiquem oportunidades de crescimento e estejam devidamente orientados a respeito de como proceder. Desse modo, podem trabalhar para melhorar suas habilidades em conformidade com as necessidades da empresa, na medida em que avançam em suas trajetórias profissionais.

É uma ação que gera um clima em que todos percebem que é possível ganhar, por meio da colaboração. Se você quer ficar por dentro de como criar um plano de carreira, continue a leitura!

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é uma projeção utilizada por empresas para traçar um caminho evolutivo para seus colaboradores dentro da organização, pensando no desenvolvimento profissional de cada um e nas necessidades do negócio.

Envolve o entendimento dos conhecimentos, habilidades, características pessoais e experiência que são necessários para que um funcionário seja promovido e avance em sua carreira, tanto horizontalmente, em transferências entre áreas, quanto verticalmente, assumindo posições de liderança na hierarquia.

Por meio de um plano de carreira, a empresa pode reconhecer os colaboradores por suas entregas e metas atingidas. Quanto mais responsabilidades tiver uma função, maiores serão as exigências e consequentemente a remuneração associada.

Um plano de carreira traz vantagens para empregadores e funcionários. Está relacionado às aspirações de crescimento e desenvolvimento das pessoas, ao suporte que a organização precisa dar para que cada um deles consiga caminhar nesse sentido e também às necessidades que a empresa tem de formar profissionais para que assumam as posições de comando, que são imprescindíveis para atingir o sucesso e manter os negócios prosperando.

Como criar um plano de carreira?

Você pode criar um modelo de plano de carreira para sua empresa seguindo algumas orientações. Para que o planejamento de desenvolvimento profissional seja eficaz, é preciso expandir a visão a respeito das formas que os colaboradores têm para evoluir. Não são apenas os programas de treinamento internos que influenciam nessa questão.

Identifique pontos fortes e fracos na equipe

O plano de carreira deve preconizar as necessidades da empresa. Sendo assim, é importante identificar em quais áreas os profissionais já estão preparados para alcançar o que se espera deles e em quais há a possibilidade de se ter problemas.

Ao buscar pessoas no mercado ou trabalhar para potencializar colaboradores que já estão na organização, os planos precisam incluir meios para que esses indivíduos se sintam atraídos e busquem esse desenvolvimento e assim consigam resolver as demandas.

Estabeleça metas

Um modelo baseado em metas é a forma mais transparente de promover e premiar funcionários em uma empresa. Quando você estabelece objetivos que são cumpridos pelas pessoas e equipes, fica mais fácil ter critérios para dizer quem são aqueles que estão aptos a assumir as funções mais importantes e influentes na hierarquia.

Incentive a busca por conhecimento

Como dito, apenas os treinamentos internos não são suficientes para que os profissionais se desenvolvam de uma forma mais ampla. Saber o que está acontecendo no mundo e buscar referências externas pode ser extremamente relevante para a empresa. Então, é preciso definir formas para estimular os colaboradores a continuarem seus processos de aprendizado.

Dar bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de interesse da organização ou colocar barreiras de acesso exigindo, por exemplo, uma pós-graduação ou outro tipo de certificado para que alguém seja promovido é uma forma de se conseguir isso.

Faça avaliações periódicas

Além da performance medida de modo quantitativo, por meio das metas, é interessante estabelecer avaliações de desempenho qualitativas para avaliar as impressões que as pessoas têm umas das outras. Às vezes, alguém pode ser excelente no exercício de uma função, mas não ter características emocionais para ocupar um cargo de chefia. Essa é uma questão mais subjetiva, mas que precisa ser levada em consideração.

Saber como criar um plano de carreira é uma excelente forma de manter as pessoas motivadas e interessadas em realizar as tarefas para que a empresa continue crescendo. Estabelecer esse planejamento ajudar bastante nesse processo.

E agora que você já sabe mais a respeito dos planos de carreira, veja também como melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores!

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