Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Ter uma boa gestão de pessoas é fundamental em qualquer tipo de empresa. Afinal, a base que sustenta uma organização são os seus colaboradores e, por isso, é preciso conhecer as boas práticas a respeito do assunto para garantir uma administração mais eficaz.

Nesse contexto, elaboramos este artigo para mostrar os principais benefícios de uma gestão de pessoas bem-feita. Também vamos dar algumas dicas que ajudam a melhorar as relações humanas nas empresas. Aproveite e boa leitura!

Benefícios de uma boa gestão de pessoas

Quando bem trabalhada, a gestão de recursos humanos afeta positivamente diversas questões administrativas e até mesmo financeiras. Veja agora as vantagens mais importantes geradas por ela.

Aumento da produtividade

Uma gestão de pessoas eficiente proporciona a satisfação dos colaboradores que, felizes, trabalham com muito mais disposição. Consequentemente, a produtividade é muito maior não apenas de um ou outro funcionário, mas das equipes como um todo. Adicionalmente, eles se sentem mais instigados a propor novas ideias e soluções. O que é altamente benéfico para manter o negócio sempre inovador.

Redução nos custos operacionais

Um setor de recursos humanos eficiente é capaz de conseguir excelentes resultados operacionais sem aumentar os custos financeiros da empresa. Isso porque ele usa de estratégias específicas que comprovadamente têm bons retornos. Dessa forma, todas as ações são pensadas para garantir máxima eficácia com baixo orçamento.

Melhoria no clima organizacional

A melhoria no clima organizacional é um dos principais benefícios percebidos diretamente pelos colaboradores. Afinal, ela envolve as questões do cotidiano, ou seja, aquelas que afetam a produtividade e o convívio social no local de trabalho. Nessa perspectiva, ter funcionários mais felizes e satisfeitos cria uma onda de positividade que contamina a todos. Os frutos disso são colhidos nos resultados operacionais e financeiros.

Melhoria no relacionamento com os clientes

A gestão de pessoas possibilita o aprimoramento das equipes a fim de atender aos clientes com mais profissionalismo. Não apenas no relacionamento direto por meio de telefonemas, e-mails e contato presencial, mas também na melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados. Em consequência disso, os consumidores ficam mais satisfeitos e passam a comprar mais e até mesmo a fazer indicações.

Diferenciação em relação à concorrência

Diante de todas as vantagens mencionadas até aqui, fica fácil encontrar uma forma de se diferenciar dos concorrentes. Com times capacitados e motivados, as ideias inovadoras fluem com muito mais naturalidade. Assim, a empresa consegue se manter sempre à frente dos concorrentes, agregando mais valor à sua marca no mercado.

Dicas para potencializar a gestão de pessoas na sua empresa

Para conseguir aproveitar os benefícios que listamos — e muitos outros! —, é importante se atentar para alguns pontos cruciais para uma boa gestão de pessoas. Veja!

Invista em treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento dos colaboradores deve ser encarado como um investimento indispensável para o sucesso da empresa. Não se trata de um custo, mas de um valor que retornará na forma de novos clientes e aumento nas vendas e faturamento.

Por isso, analise questões técnicas e comportamentais que podem ser aprimoradas tanto para os funcionários quanto para os gestores intermediários e a diretoria. Além disso, promova eventos de socialização, como festas de fim de ano, para estimular a troca de experiências e a manutenção do bom clima organizacional.

Aprenda a gerenciar crises

As crises podem acontecer de várias formas e a qualquer momento. Contudo, faz parte de uma boa gestão de pessoas saber lidar com elas e promover um ambiente saudável mesmo diante de adversidades. A crise econômica no Brasil, por exemplo, resultou em um aumento nas demissões. Essa situação gera muita incerteza e desconfiança por parte dos funcionários, e é papel dos gestores manter as coisas em ordem.

Outro caso bastante comum são as desavenças entre líderes e liderados. Em meio a elas, é fundamental que haja uma intervenção do setor de RH juntamente com a diretoria relacionada para entender a situação e encontrar uma solução que atenda a todas as partes.

Incentive a colaboração e a participação

As melhores ideias da sua empresa virão de quem está envolvido diretamente com a produção ou em contato direto com os clientes. Entretanto, esses costumam ser os cargos menos ouvidos pela alta administração do negócio. Sendo assim, o recomendado é que eles tenham um espaço para dar suas contribuições.

Que tal criar programas de incentivo à colaboração? Eles podem vir em forma de cafés mensais, caixa de sugestões e até premiação por boas ideias. Um ponto de atenção que merece ser destacado é que nenhuma ideia deve ser menosprezada, principalmente antes de ser melhor avaliada. Isso pode desencorajar as pessoas e prejudicar o programa.

Implemente uma cultura de feedback

Se a sua empresa ainda não tem a cultura de feedback bem enraizada, invista no fortalecimento dessa questão. Os colaboradores precisam saber se estão no caminho certo, o que têm de pontos a melhorar e o que devem manter de bom. Isso os ajuda a crescer como profissionais e a contribuir cada vez mais com o sucesso da organização.

Por outro lado, eles também deve ter um canal aberto para expor suas dúvidas, elogios e reclamações. Assim, é possível melhorar o relacionamento da equipe com sua liderança e fortalecer as suas qualidades, ao mesmo tempo em que fica mais fácil identificar e atacar as fraquezas.

Realize pesquisas de clima

Por último, uma dica que deve ser implementada com regularidade é a pesquisa de clima. O intuito dessa ferramenta é identificar possíveis problemas de insatisfação entre os colaboradores. Apesar de ser muito valiosa, é preciso que seja aplicada com cuidado, pois os funcionários precisam se sentir à vontade para responder às questões com total sinceridade. Portanto, ela deve ser completamente imparcial.

Use as análises das pesquisas para fazer mudanças significativas. Todas as reclamações e sugestões de melhorias devem ser avaliadas e respondidas, o que confere maior credibilidade ao processo e a aderência de mais pessoas.

Viu só? A gestão de pessoas influencia diretamente no sucesso de uma organização. Quando bem-feita, é capaz de reverter um quadro de prejuízos em lucro e proporcionar um crescimento duradouro e sustentável. Não espere mais e comece a melhorar o RH da sua empresa agora mesmo!

Se você gostou deste texto, compartilhe-os nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a aprenderem um pouco mais sobre a importância da gestão de pessoas.

Fale com um consultorPowered by Rock Convert
Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert