rh ágil rh ágil

Confira o que é RH ágil e como implantá-lo!

12 minutos para ler

Você tem um RH ágil na sua empresa? Já ouviu falar dele? Como sabemos, mais do que lidar com questões burocráticas, como folha de ponto e pagamento, a área de Recursos Humanos apresenta papel estratégico no desenvolvimento da equipe, por isso, é necessário alcançar agilidade e disseminá-la entre os colaboradores.

Contudo, essa agilidade não está voltada apenas para entregas mais rápidas. O RH ágil vem ganhando espaço no mercado, pois tem como foco transformar a cultura da companhia e o comportamento dos profissionais para que eles se tornem melhor qualificados, mais motivados e produtivos.

Quer saber como isso acontece? Então, continue a leitura, saiba quais são as vantagens, os diferenciais e como implementar essa metodologia na empresa. 

Por que o setor de RH deve estar sempre em atualização?

A área de RH deve evoluir para monitorar as necessidades do negócio e do mercado. Se antigamente o departamento tinha uma função exclusivamente operacional, com questões que envolvem salário, horas trabalhadas, benefícios etc., ao passar dos anos, ele ganhou um papel mais estratégico, focado no capital humano.

Diante disso, o setor deve acompanhar as principais tendências relacionadas à gestão de pessoas, recrutamento e uso de tecnologias para ficar por dentro das boas práticas, conquistar equipes mais produtivas e, consequentemente, alcançar o sucesso e aumentar a lucratividade.

Há diversas técnicas e ferramentas que podem ser empregadas para esses objetivos. Um exemplo são as novas tecnologias, que fazem parte do RH 4.0. Se antes a avaliação de um colaborador era feita por formulários de papel (o que tornava o processo mais demorado e com maior chance de falhas), hoje isso pode ser efetuado com softwares específicos para fazer a análise comportamental de forma mais otimizada e acertada.

Tal estratégia também acontece no recrutamento e seleção, que se beneficia da tecnologia para encontrar os candidatos adequados de modo mais rápido.

Alguns benefícios de manter o setor de RH atualizado são: 

  • boas práticas para a gestão de pessoas;
  • otimização de tarefas;
  • experiência do colaborador; 
  • melhora na cultura e no clima organizacional;
  • mais produtividade para a equipe de RH.

O que se entende por RH ágil e como ele se diferencia do tradicional?

Falando sobre tendências da área, uma delas é o RH ágil, metodologia ligada a um movimento que busca entregas mais velozes. O termo surgiu em 2001 dentro da área de tecnologia, especificamente no desenvolvimento de software. Com o Manifesto Ágil, os criadores pregavam a colaboração entre profissionais e clientes para entregar softwares com agilidade e excelência.

Essa metodologia já foi aplicada em outras áreas e nos últimos anos ganhou espaço dentro do setor de RH, quando surgiu o Manifesto Ágil para RH. A iniciativa conta com a participação de diversos profissionais do meio, entre eles Josh Bersin, conhecido como um dos maiores especialistas em gestão de pessoas, recrutamento e tendências do RH.

O RH ágil se diferencia do tradicional, pois valoriza pilares como colaboração, transparência, adaptabilidade, inspiração e ambição no lugar de hierarquia, sigilo, prescrição, recompensas extrínsecas e obrigação.

Além desses pilares, no site oficial o manifesto também indica princípios como: 

  • ajudar as pessoas a se envolverem, crescerem e serem felizes no local de trabalho;
  • incentivá-las a receberem mudanças e se adaptarem quando necessário;
  • criar e apoiar redes de indivíduos capacitados e colaborativos;
  • motivar pessoas e equipes e auxiliar na construção de um ambiente de trabalho adequado, com confiança na atuação delas;
  • estimular o crescimento pessoal e profissional, aproveitando os talentos dos colaboradores.

Como podemos perceber, o movimento do RH ágil não está relacionado apenas a fazer as coisas mais rapidamente. A iniciativa busca implementar um processo eficiente baseado na confiança e na integração entre profissionais com conhecimentos diversificados. Dessa forma, é possível eliminar excesso de informações e burocracia, encontrar soluções eficazes e criativas e alcançar praticidade.

Quais os benefícios de implantá-lo?

Ter um RH estratégico e ágil será significativo para a companhia, pois, além de contribuir para a produtividade do setor, a metodologia pode ser aplicada em toda a empresa, o que resultará em melhorias na performance, motivação e engajamento de toda a equipe e agregará vantagem competitiva para o negócio.

Bem-estar dos colaboradores

Ao seguir os princípios listados acima, o RH consegue criar um ambiente de trabalho mais saudável e inspirador, o que colabora com o bem-estar e a motivação dos contratados.

Outro ponto é que disseminar a cultura ágil na empresa ajuda os funcionários a executarem as tarefas com mais praticidade e excelência e evita a procrastinação e o estresse, viabilizando a entrega das obrigações no prazo. 

Contudo, para realizar tal mudança de comportamento, é importante que o processo seja feito com cautela para não gerar o efeito contrário. O RH deve ter participação ativa nisso para apoiar o colaborador, investir em treinamentos e explicar a estratégia de maneira transparente.

Incentivo ao desenvolvimento

Empregar a filosofia ágil vai além de buscar velocidade na entrega das tarefas. A atitude ainda está relacionada ao crescimento dos profissionais e adaptação às mudanças, algo tão relevante em tempos atuais, com cenários que se modificam com rapidez e o surgimento de desafios.

A ideia é abrir espaço para que o trabalhador tenha autonomia e use a criatividade para se adequar e entregar projetos de qualidade com o valor agregado, atuando como parceiro do negócio. Outra vantagem é que esse comportamento poderá ser aplicado em estratégias para aprimorar a carreira.  

Otimização de tempo

Fortalecer a mentalidade ágil e incentivar o uso de técnicas para a melhoria do fluxo de trabalho otimiza o tempo de realização das atividades. Desse modo, todos ganham: o funcionário não ficará sobrecarregado com trabalhos intermináveis, a equipe se tornará mais produtiva e os resultados da empresa crescem.

Qualidade nas entregas

Ao incentivar a colaboração, criar um ambiente de trabalho saudável e investir em treinamentos para aplicar a metodologia na empresa, você também garante qualidade nas entregas. Afinal, funcionários mais felizes e satisfeitos produzem melhor.

Além disso, vale lembrar que um dos pilares do Manifesto Ágil para RH é a ambição, ou seja, é preciso estimular a equipe para desenvolver essa característica e buscar tudo o que for possível, dentro de parâmetros éticos e saudáveis, para atender as necessidades do cargo e se destacar na empresa.

Powered by Rock Convert

Quais os principais passos para aplicá-lo?

Agora que você já sabe mais sobre RH ágil e os benefícios para empresa e trabalhadores, chegou o momento de entender como aplicá-lo. A seguir, indicamos os principais passos! 

Tenha objetivos bem-definidos

A implementação de qualquer projeto precisa ter objetivos bem-definidos para alcançar o sucesso. Portanto, determine quais são os objetivos e metas a curto e longo prazo e avalie os meios de fazer isso de acordo com o perfil do seu público-alvo.

Busque o engajamento da equipe e da liderança

Uma liderança de sucesso é responsável por motivar e disseminar a cultura da empresa para os colaboradores, o que também é válido para o RH ágil. Sendo assim, envolva os executivos do topo da hierarquia na estratégia para que eles ajudem nessa mudança de comportamento.

Incentive o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento

Outra dica é montar equipes multidisciplinares, pois tal fato contribui para estimular a criatividade, a colaboração e o aprendizado do time. Além do mais, é importante investir em treinamento para desenvolver habilidades e alcançar um melhor desempenho. 

Os treinamentos devem acompanhar a agilidade esperada das equipes. Nesse sentido, vale a pena apostar em novas tecnologias para analisar o perfil dos profissionais e as competências desejadas para determinada função e, assim, estabelecer programas de treinamentos atualizados e mais alinhados com isso.

Melhore a comunicação com a equipe

Processos inovadores podem gerar uma certa estranheza e resistência em parte da equipe. Sendo assim, é fundamental empregar ações de comunicação para conscientizar os colaboradores sobre a importância de ter uma atuação ágil e como conseguir isso. Para tal, vale promover palestras, workshops, vídeos, entre outros conteúdos.

Uma boa comunicação ajudará, e muito, a manter a transparência no processo e alcançar o engajamento. Nas organizações ágeis, há uma integração entre times e projetos, e, para garantir o bom andamento das tarefas, é crucial manter canais de comunicação eficientes para auxiliar os funcionários ao longo da execução.

Faça um acompanhamento constante

É preciso ter paciência ao implementar a metodologia ágil na companhia, pois o processo de adaptação pode levar um certo tempo. Além disso, após alcançar esse objetivo, mantenha o acompanhamento para identificar possíveis falhas e oportunidades de melhoria e fornecer feedbacks.

A cultura do feedback também é significativa para obter agilidade. E, nesse caso, o processo precisa ir além de avaliações de desempenho anuais feitas por gestores e pela área de RH, afinal, isso deve seguir as mudanças da equipe.

Nesse contexto, é recomendado incentivar o feedback saudável e frequente entre colegas de trabalho e entre colaboradores e líderes. A estratégia é positiva, uma vez que ajuda a identificar e corrigir falhas com mais rapidez.

Quais técnicas podem ser utilizadas para alcançar mais agilidade?

Algumas técnicas ajudam a otimizar o fluxo de trabalho e aumentam a velocidade e a qualidade das entregas. Contudo, antes de implementá-las, é necessário fazer uma análise para identificar o perfil dos colaboradores e criar um planejamento para aplicá-las de forma adequada. Confira algumas delas.

Scrum

Essa é uma das principais técnicas da metodologia ágil e consiste na divisão de um projeto em pequenas partes. Dessa maneira, o objetivo é fragmentado em tarefas e prazos menores, chamados de sprints, para garantir a execução de modo satisfatório. 

Em tal método, um dos membros do time precisa se comportar como o cliente para identificar as necessidades do projeto e as prioridades de cada etapa. Após a definição desses detalhes, as tarefas são distribuídas entre os demais integrantes, que devem concretizar as suas demandas no intervalo estabelecido que, geralmente, dura algumas semanas.

Ao final de cada intervalo, ou sprint, a equipe se reúne para avaliar o que foi feito, identificar problemas e propor soluções. O processo segue nessa dinâmica até a finalização do trabalho.

Squad

O Squad, geralmente, é usado dentro do Scrum. Ele diz respeito a uma equipe diversificada, que conta com profissionais de diferentes áreas e hierarquias, trabalhando pelo mesmo objetivo, mas em atividades distintas. 

Para ter sucesso com o Squad, é importante estimular a autogestão e a autonomia dos colaboradores, porque a atuação individual será essencial para o sucesso de todo o time.

Kanban 

Esta técnica faz sucesso com muitos profissionais. Ela está relacionada à utilização de recursos visuais para otimizar a execução dos projetos e garantir entregas na data.

O Kanban pode ser realizado com um mural físico e o uso de etiquetas coloridas para indicar o que está em andamento e o que já foi concluído, ou com recursos virtuais. Atualmente, há ferramentas on-line, como o Trello, que se inspiram nessa técnica para facilitar o acompanhamento de projetos, o prazo para concretizar cada etapa e o responsável por ela.

Smart 

A técnica Smart é positiva para alcançar objetivos e evitar a falta de motivação durante o percurso. Ela pode ser aplicada na realização de objetivos individuais, como o desenvolvimento da carreira, ou em trabalhos em equipe.

O método indica cinco conceitos para a definição de metas. Tais conceitos (em inglês) são representados por cada uma das letras que formam a palavra Smart. Sendo assim, as metas devem ser:

  • específicas (specific);
  • mensuráveis (measurable); 
  • atingíveis (attainable);
  • relevantes (relevant);
  • pensadas com prazos bem-definidos (time-related).

Lean

Este método é bastante empregado para eliminar desperdícios e tornar a organização mais enxuta. Contudo, ele também pode ser útil na realização de projetos. Nesse caso, as ideias e processos devem ser validados para identificar falhas e desperdícios de tempo e de recursos, antes de colocá-los em prática.

O RH ágil se torna significativo para a organização, pois resulta em mais produtividade e eficiência, além de manter um ambiente de trabalho motivador. Todos esses fatores contribuem para um melhor desempenho da equipe e para agregar vantagem competitiva ao negócio. Por isso, vale a pena ficar por dentro do assunto e adotar as estratégias mais adequadas na empresa.

Gostou do texto? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para que outros profissionais fiquem por dentro dessa tendência da área?

Posts relacionados

Deixe um comentário