Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Hoje, mais do que nunca, sabemos da importância de se valorizar os colaboradores nas empresas. Compreendemos que são as pessoas que fazem com que se chegue ao sucesso, atingindo os resultados. Mantê-los motivados é um grande desafio e um bom pacote de benefícios pode fazer toda a diferença nesse sentido.

Uma das principais opções é o vale refeição. Veja, neste artigo, quatro importantes motivos para oferecê-lo a seus colaboradores!

O que é o vale refeição?

Vale refeição é um benefício não obrigatório que pode ser oferecido pelas empresas aos seus funcionários. Apesar de seu oferecimento não ser previsto na CLT, pode-se haver um tratado entre representantes dos trabalhadores e empregadores, firmando um acordo de convenção coletiva. Aí, nesse caso, entende-se que o pagamento do benefício precisa ser feito, com possibilidades de sanções legais em caso de descumprimento.

Inclusive, esses acordos também servem para definir os valores mínimos que devem ser pagos, embora a empresa tenha autonomia para fazer as proposições de acordo com seu orçamento.

As empresas podem também descontar do salário do colaborador uma parte do valor do benefício, até o limite de 20%. Quando não há desconto, mesmo que apenas simbólico, o vale refeição perde seu caráter de verba indenizatória e passa a ser incorporado ao valor do salário, gerando outros encargos por consequência.

Esse benefício destina-se à alimentação do colaborador durante a jornada de trabalho, podendo ser utilizado em estabelecimentos que vendem itens prontos ao consumo, como restaurantes e lanchonetes. Nesse sentido, difere-se do vale alimentação, que é comumente utilizado como substituto da cesta básica, pois permite ao beneficiado comprar em supermercados, mercearias e açougues.

Quais as vantagens em oferecer o vale refeição?

Sabemos que um bom pacote de benefícios é uma das principais formas de motivar os colaboradores para que eles permaneçam engajados nos propósitos da empresa e busquem se desenvolver e melhorar continuamente.

Quando seus funcionários são incentivados e estão bem dispostos, percebendo que a empresa se preocupa com sua qualidade de vida, temos um cenário com uma relação de ganha-ganha. Além disso, há outras razões interessantes para investir no vale refeição. Veja!

1. Incentivo a refeições saudáveis

Sua empresa pode estruturar um programa no sentido de, ao passo que oferece o benefício do vale refeição, também incentiva que os colaboradores busquem se alimentar de modo saudável e consigam estabelecer uma rotina voltada à melhoria da saúde. Esse tipo de ação tem impacto direto no absenteísmo e aumenta bastante a produtividade no trabalho.

2. Obtenção de incentivo fiscal

Ao optar por dar o vale refeição, sua empresa pode aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). É um programa do Governo Federal que permite às empresas que aderem a ele deduzir até 4% do imposto de renda devido no intuito de incentivar a promoção de uma alimentação melhor, principalmente aos colaboradores de baixa renda.

3. Controle via sistema

Utilizando o vale refeição em cartão, fica bem mais fácil fazer o gerenciamento do benefício. Cada colaborador pode receber o valor de forma prática e individualizada, tendo a liberdade de utilizar quando quiser desde que seja dentro do mês. Isso porque, se sua empresa quiser, ela pode, no mês subsequente, completar apenas a diferença do saldo, o que pode inclusive promover economia.

O controle automatizado é bem mais simples do que quando se faz o pagamento em dinheiro. Ele permite recargas de modo fácil, bloqueios eventuais e também a obtenção de relatórios de uso.

4. Retenção e atração de talentos

A maior parte dos bons profissionais hoje em dia pretende que as contrapartidas oferecidas pela empresa sejam além apenas do salário. Os grandes talentos buscam por incentivos aos estudos, treinamentos diferenciados e também por benefícios diretos, como é o caso do vale refeição. É certamente um dos itens que as pessoas levam mais em consideração ao optar por trabalhar em uma empresa e não em outra.

O vale refeição é, sem dúvidas, um benefício muito interessante de ser oferecido aos seus colaboradores. Para implantar, busque uma empresa parceira como a SP Vale que tem todo o know-how nesse tipo de processo.

Podemos dar o suporte que você precisa e fazer a diferença no sucesso da iniciativa. Entre em contato conosco!

Fale com um consultorPowered by Rock Convert