O desejo de toda empresa é ter uma equipe com alto desempenho e engajada com os objetivos da organização — mas isso só é possível se forem criadas condições favoráveis para que a produtividade no trabalho seja estimulada.

Garantir essa vantagem nem sempre é tão fácil. Afinal, é preciso cuidar do ambiente organizacional para torná-lo mais agradável, promovendo o bem-estar geral das pessoas e a fluidez dos processos.

Neste post, vamos mostrar 4 práticas infalíveis para cativar o seu time e garantir resultados ainda melhores para a sua empresa. Confira!

1. Tenha um controle maior sobre o tempo de trabalho e descanso

Controlar a relação de tempo entre trabalho e descanso dos funcionários não quer dizer que você precisa ficar monitorando quem está fazendo mais que 1 hora de almoço, por exemplo. Na verdade, essa é uma dica para você pensar um pouco além, como gestor e como pessoa.

É importante que a empresa garanta certa flexibilidade de horários para que os trabalhadores possam equilibrar a rotina de atividades. Algumas paradas ao longo do dia são necessárias para evitar o estresse.

Por outro lado, é fundamental manter a equipe focada. Sendo assim, alguns intervalos podem ser necessários, mas eles não devem ser muito longos ou em quantidade excessiva. Por isso, oriente seus gestores e encontrem o ponto de equilíbrio ideal para o seu negócio.

2. Valorize a efetividade na comunicação

A principal fonte de grande parte dos problemas internos em uma empresa está na ineficácia da comunicação. Entre as consequências mais frequentes estão:

  • erros na linha de produção ou na definição dos serviços;
  • repasse de informações equivocadas aos clientes e fornecedores;
  • surgimento e fortalecimento da “rádio peão”;
  • desavenças entre os colaboradores.

Para evitar tudo isso, o melhor caminho é manter uma comunicação aberta e transparente. Sempre que surgirem rumores, solte um comunicado oficial esclarecendo a situação. Outro ponto importante é incentivar a cultura do feedback. Assim, as pessoas ganharão mais confiança e liberdade para se expressarem melhor.

3. Invista em treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento constantes das equipes garante a atualização das práticas e mantém os funcionários mais entusiasmados. Portanto, mantenha controle sobre essas ações de forma a garantir que todos tenham a oportunidade de participar das ações propostas.

Além de melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa, essa prática pode ser utilizada para resolver problemas na comunicação e no clima organizacional.

4. Garanta bem-estar e qualidade de vida

Cada vez mais as pessoas buscam encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. As empresas que se preocupam com isso saem na frente e conseguem conquistar os melhores profissionais.

Nesse sentido, o investimento em um bom programa de benefícios pode ser o grande diferencial do seu empreendimento. Quesitos como plano de saúde, vale presente e vale-refeição/alimentação são atrativos interessantes. Fazendo uma boa gestão, esses investimentos podem gerar excelentes retornos.

Enfim, aumentar a produtividade no trabalho requer um cuidado especial com os colaboradores. As empresas que atentam para isso conseguem melhores resultados e crescem com maior sustentabilidade. Então, comece a implementar essas dicas e aproveite os benefícios!

Se você gostou deste texto, que tal acompanhar nossas novidades? Siga nossa página no Facebook!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert