Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
A realocação de funcionários diz respeito ao reposicionamento dos colaboradores já contratados dentro da própria empresa, ocupando outras funções e atividades. Essa estratégia pode trazer vários benefícios para os empregadores, como evitar contratações de última hora, redução de custos, entre outras.
Acompanhe o texto a seguir e veja quais são os benefícios da alocação de funcionários e como ela deve ser feita na empresa. Confira!
Redução de custos
Toda vez que ocorre a demissão e contratação de novos funcionários, um alto custo é gerado para a empresa, devido a todos os trâmites do pagamento do acerto do antigo funcionário e o tempo do processo da contratação de novos colaboradores. Por outro lado, a realocação de funcionários permite o aproveitamento dos talentos que já integram o time da empresa e, consequentemente, a redução de custos com demissões e contratações, priorizando o recrutamento interno.
Otimização do tempo dos projetos
Imagine quanto tempo é perdido quando há uma vaga em aberto esperando para ser preenchida por meio de um processo seletivo de recrutamento de funcionários? Com a realocação de colaboradores, é possível otimizar processos e projetos, já que a ocupação da vaga se torna muito menos burocrático. Com essa estratégia, as vagas internas são preenchidas com maior agilidade, uma vez que os candidatos já integram o time e já têm suas habilidades e competências conhecidas pelo setor de RH e departamento pessoal.
Retenção de talentos
A realocação de funcionários também é uma maneira de valorizar os profissionais inseridos na companhia e promover a retenção de talentos, uma vez que, em vez de buscar profissionais de fora para ocupar cargos de confiança e de liderança, por exemplo, são contemplados os funcionários já existentes. Esse caso não serve apenas para cargos de liderança, mas para outros times e equipes que necessitam de integrantes e que podem ser preenchidos por pessoas que já foram selecionadas para fazer parte da empresa, porém, em outras funções.
Desenvolvimento e capacitação profissional
A realocação de funcionários também dá ao profissional a possibilidade de se desenvolver e se capacitar profissionalmente, quando tem a oportunidade de ocupar um novo cargo dentro da companhia. Além disso, novos desafios dentro da empresa podem ajudar a estimular a produtividade e o engajamento dos colaboradores, movimentando os cargos, salários e benefícios e fazendo com que novos talentos e habilidades sejam descobertos.
Satisfação do colaborador
Muitas vezes, o pedido de realocação vem do próprio colaborador, que não se sente à vontade no setor ou no cargo que ocupa, às vezes devido ao seu relacionamento com a chefia, etc. Nesse caso, em vez de encarar a perda da produtividade de um colaborador desmotivado, os gestores podem atender à demanda do funcionário, realocando-o para um novo setor, sob uma nova chefia e aproveitando suas habilidades e talentos em uma posição em que ele se sinta mais confortável e satisfeito.
Como fazer a realocação de funcionários na empresa
O setor de RH da empresa possivelmente já tem uma boa base da gestão dos talentos disponíveis e pode avaliar, com os gestores, quais colaboradores podem ser realocados para outras funções, a fim de fomentar a produtividade, estimular novos desafios e promover o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores.
Além disso, manter um diálogo e uma comunicação clara com o funcionário que será realocado é uma maneira de se fazer a transição de forma amena, sem gerar constrangimentos ou pensamentos de que o funcionário está sendo rebaixado, o que pode gerar efeitos negativos em seu rendimento.
Como você viu, a realocação de funcionários pode ser uma estratégia de muito sucesso na empresa, fazendo com que atuais talentos sejam redescobertos em novas funções, impactando positivamente nos resultados da companhia.
Gostou do nosso conteúdo? Então, siga nossas páginas nas redes sociais, para que você não perca nada! Acompanhe-nos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!