É importante conhecer os principais indicadores financeiros e analisar como eles estão na empresa para ter informações sobre o desempenho e a rentabilidade dela.
O assunto pode parecer um pouco complicado, mas é fundamental que os gestores deem atenção a esses dados para tomar as melhores decisões, corrigir falhas e garantir o crescimento do negócio.
Quer entender mais sobre o assunto? Então confira este post!
O que é indicador financeiro?
Indicador financeiro é uma ferramenta para analisar e medir a saúde financeira da empresa. Há diversos indicadores e eles são importantes para acompanhar a lucratividade e para tomar decisões estratégicas, como possibilidade de expansão, necessidade de cortes nas despesas, obter investimentos, entre outras atitudes.
Os indicadores financeiros devem ser analisados em conjunto e considerando o contexto da companhia. Dependendo do tamanho, é recomendado buscar apoio de uma contabilidade para fazer essa avaliação de forma adequada.
Quais são os principais indicadores financeiros?
Existem vários indicadores financeiros. A seguir, vamos falar sobre alguns dos principais. Confira!
Lucro líquido
É o dinheiro que a empresa realmente ganhou após pagar todos os seus custos e despesas. Quanto maior esse número, melhor, pois mostra que o negócio está lucrando!
Esse indicador é usado para medir a lucratividade, que representa a eficiência operacional da empresa. Para chegar no percentual da lucratividade, é preciso dividir o lucro líquido pela receita total e multiplicar o resultado por 100.
Margem de lucro
Esse é mais um dos principais indicadores financeiros e mostra a porcentagem de lucro obtido em relação à receita. Para chegar ao resultado da margem de lucro bruto você deve dividir o lucro bruto pela receita total e multiplicar por 100.
Também é possível calcular a margem de lucro líquido. Nesse caso, divide-se o lucro líquido pela receita líquida e multiplica-se o resultado por 100.
Se a margem de lucro for alta, significa que a empresa está conseguindo obter um bom retorno financeiro em relação ao que investiu.
Liquidez
A liquidez avalia a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. É um indicador significativo para tomada de decisões, planejamento estratégico e avaliação de investidores.
A fórmula para obter a liquidez corrente consiste em dividir o ativo circulante (montante previsto para entrar em caixa) pelo passivo circulante (dinheiro que sairá do caixa) dentro de determinado tempo.
Se o índice for alto, mostra que a companhia consegue quitar dívidas a curto prazo. Se ele for baixo, pode indicar problemas de liquidez e dificuldade em cumprir os compromissos financeiros.
Margem de contribuição
A margem de contribuição leva em conta todos os custos relacionados à produção ou à prestação de serviços e representa a diferença entre a receita de vendas e esses custos variáveis. Ela é importante porque mostra quanto cada unidade vendida contribui para cobrir os custos fixos e gerar lucro.
Para obter esse indicador, é preciso subtrair os custos e despesas do preço de venda do produto ou serviço.
ROI (Retorno sobre o Investimento)
Esse é um indicador que mede a rentabilidade de um investimento realizado pela empresa. Ele mostra a porcentagem de retorno obtido em relação ao valor investido.
O ROI é calculado dividindo o lucro líquido pelo valor do investimento e multiplicando o resultado por 100 para obter a porcentagem. O ROI positivo indica que o investimento foi lucrativo, enquanto o negativo significa que houve prejuízo.
Esses são alguns dos principais indicadores financeiros que você deve analisar para acompanhar a situação do negócio. É importante olhar para esses dados com atenção para manter a saúde financeira da empresa em dia, evitar problemas no futuro e tomar decisões estratégicas.
Gostou deste post? Compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar mais pessoas nesse assunto!