A geração millennial trouxe consigo novas necessidades e estratégias profissionais. Avessos à estagnação e a ficarem longos períodos no mesmo lugar e função, surgiu a ideia de realocação de funções no trabalho. Você sabe o que é job rotation?
Neste artigo, explicaremos para você o que é job rotation e quais suas vantagens, os desafios dessa estratégia e o que deve ser feito para implementá-la na sua empresa. Acompanhe a leitura!
Job rotation é uma estratégia de troca de funções aplicada aos colaboradores, geralmente em programas de trainee. Assim, ao entrar na empresa, o funcionário tem a oportunidade de ingressar no setor de marketing, depois passar para a área de vendas, pós-vendas e assim por diante. Isso permite que ele tenha uma visão mais ampla de todo o processo e estrutura da empresa.
O conceito de job rotation surgiu como uma maneira de gerar dinamismo à rotina de trabalho para os funcionários da geração millenial. Dessa maneira, para evitar os altos gastos com demissões e contratações, a estratégia adotada foi estabelecer uma mudança nas funções de trabalho, permitindo que a cada período seja executada uma nova atividade em um setor diferente.
Veja, a seguir, como implementar o programa de job rotation na sua empresa.
Cada empresa possui diferentes perfis de funcionários, que podem se encaixar melhor em determinados tipos de função do que outras. O programa job rotation permite que se descubram novos talentos em atividades diferenciadas. Mas, antes de implementar esse programa na empresa, alguns cuidados devem ser observados. Confira, a seguir!
O primeiro passo deve ser avaliar o cenário e definir um plano estratégico para cada colaborador, levando em consideração os conhecimentos de cada um, o perfil comportamental e as competências individuais. Dessa maneira, é possível ter um melhor aproveitamento, conforme os objetivos da empresa.
Nesse tipo de mudança constante, planejamento é a chave. A descrição de cada vaga desempenhada e as expectativas da empresa a respeito de cada função devem ser de total conhecimento e compreensão por parte dos colaboradores, para que possam corresponder aos resultados esperados. Além disso, a satisfação dos funcionários nas novas funções também é importante e deve ser levada em conta.
Esteja sempre disponível para fornecer explicações e tirar dúvidas dos colaboradores a respeito do programa. Busque também colher feedbacks para verificar o grau de satisfação do colaborador sobre a nova função e para analisar se o programa tem atingido as expectativas.
O programa de job rotation também tem alguns desafios em sua implementação, já que pode ocorrer um grande desgaste na constante mudança de função por parte dos colaboradores.
O fato de não haver qualquer benefício salarial ou garantia de promoção vinculada ao reposicionamento de funcionários pode ser um fator desestimulante.
Confira, a seguir, mais alguns desafios na implementação do job rotation!
Ao alocar os funcionários em novas funções, é preciso despender tempo para que ele alcance a curva de aprendizado necessária para desempenhar a função e despender também recursos financeiros, investindo em palestras, cursos e workshops para a capacitação do colaborador.
Cargos e posições que requerem um alto nível de qualificação não são viáveis para o programa de job rotation. Certas funções podem exigir um alto grau de competência estratégica enquanto outras são mais voltadas para as competências operacionais. Antes de implementar o programa, é preciso ter um planejamento e analisar as funções compatíveis e aptas para realocação.
Pode haver resistência de certos funcionários que já se adaptaram e se acomodaram a determinadas funções, se indispondo a aprender e a executar novas atividades e funções. A rotina pode se tornar mais pesada diante da constante necessidade de adaptação e da troca de funções quando o funcionário mal acabou de se acostumar com as novas tarefas, causando insatisfação.
Por outro lado, se o job rotation enfrenta muitos desafios em sua implementação, também existem os pontos positivos para a empresa. Além de tirar o funcionário da rotina, apresentando novos ares e novas possibilidades profissionais, os gestores podem se surpreender com a descoberta de novos talentos, levando ao reconhecimento e promoção de funcionários.
Veja, a seguir, alguns benefícios do programa job rotation.
O programa de job rotation traz grandes benefícios, principalmente para os profissionais que almejam cargos de liderança. Isso porque eles têm a oportunidade de desenvolver diversas habilidades que os tornam multifuncionais e aptos para ocupar cargos sênior ou de gerência quando forem promovidos.
Os funcionários têm a possibilidade de ter uma visão ampla de todo o negócio e de ter entendimento além de suas funções. Quando o colaborador do setor de marketing e vendas tem a oportunidade de atuar também no pós-venda, ele amplia sua visão de toda a cadeia produtiva e isso pode ajudar a melhorar seu desempenho.
Além de sair da rotina e da estagnação, os funcionários têm a oportunidade de ganhar uma bagagem nova de conhecimentos. Isso não só é válido para melhorar o currículo dos colaboradores, que poderão obter destaque em novas seleções, como também estimular a superação de desafios e o constante aprimoramento profissional. Muitos talentos podem ser descobertos por meio do job rotation.
Como você viu, o job rotation é uma estratégia que estimula o reposicionamento de cargos e de funções dentro das empresas. Embora seja um processo desafiador, é possível ser implementado e pode trazer os benefícios de gerar mais dinamismo na execução das atividades e, até mesmo, de possibilitar a descoberta de novos talentos. Antes de colocá-lo em prática, é preciso ter atenção ao planejamento para uma execução bem-sucedida.
E você? Acha a estratégia do job rotation interessante ou discorda da ideia? Conte para a gente nos comentários!
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