A avaliação de competências é uma ferramenta cada vez mais utilizada nas empresas. Isso acontece, porque ela permite que gestores e RH obtenham informações sobre habilidades e conhecimentos dos colaboradores e de candidatos durante um processo seletivo.
Dessa forma, é possível analisar se o profissional está apto a desempenhar as tarefas de forma adequada e alinhada com os valores da empresa. A atitude pode ajudar a melhorar o desempenho de toda a equipe e os resultados do negócio.
Quer entender mais sobre avaliação de desempenho por competências? Então continue a leitura!
O que é e como funciona a avaliação por competência?
Essa avaliação de desempenho é uma ferramenta para identificar e verificar as habilidades e os conhecimentos necessários para cada função na empresa.
Ela pode ser aplicada por companhias de todos os portes e segmentos e consiste em definir quais são os requisitos desejados para um cargo e realizar uma avaliação do colaborador, ou de um candidato, para observar se ele atende a esses critérios.
A avaliação por competência é dividida em três categorias:
- conhecimentos — estão relacionados à capacidade técnica do profissional;
- habilidades — são conhecimentos adquiridos com a prática na função;
- atitudes — também chamadas de habilidades mentais, são as características comportamentais de cada pessoa, como liderança, capacidade de trabalho em equipe, entre outras.
Como aplicar a avaliação de competências na empresa?
Ela pode ser usada para melhorar o desempenho da equipe ou durante um processo seletivo. Antes de aplicá-la, é preciso fazer um mapeamento de competência, ou seja, um levantamento das habilidades e conhecimentos desejados para cada cargo.
Depois disso, gestores e equipe de RH devem definir a melhor forma para a avaliação, que pode incluir teste de habilidades, entrevistas e avaliação de conhecimento e desempenho.
É importante estabelecer critérios claros e específicos para garantir que todos os candidatos sejam avaliados de maneira justa e imparcial.
Ao fim do processo, os responsáveis precisam analisar os resultados, dar feedback aos participantes e buscar soluções para melhorias, se necessário.
Quais são os benefícios de usar a avaliação de competências na empresa?
Esse método pode ser bastante positivo para a empresa. Uma das vantagens é que ele permite analisar o perfil dos candidatos para uma vaga e fazer uma contratação mais acertada.
Outro ponto positivo é que uma avaliação de competências bem aplicada é significativa para que os gestores e as áreas de RH entendam quais habilidades devem ser aprimoradas na equipe e procurar treinamentos para isso.
Além do mais, a avaliação de competências consegue contribuir para uma melhoria na comunicação entre gestores e funcionários, analisar se a equipe está alinhada com os valores e objetivos empresariais e viabilizar feedbacks mais frequentes.
A ferramenta também pode ser positiva para o colaborador. Com o método, ele vai entender quais são os seus pontos fortes e fracos e buscar melhorias para desenvolver novas habilidades e ter um crescimento na carreira.
Como é possível perceber, a avaliação de competências é uma ferramenta significativa. Ela possibilita identificar habilidades e conhecimentos da equipe e adotar estratégias para melhorar a atuação e o desempenho deles.
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