Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Para organizar um bom treinamento de equipe, é fundamental identificar os pontos de melhorias e adotar as estratégias corretas.
Investir na atualização e no desenvolvimento dos profissionais pode trazer bons resultados para a empresa, influenciando na motivação e na produtividade deles.
Quer saber como fazer isso, de forma adequada? Então, continue a leitura e conheça as quatro melhores práticas para treinamento dos colaboradores.
Por que investir em treinamento para a equipe?
Uma equipe capacitada e atualizada contribui com os resultados do negócio. Dessa forma, é possível alcançar:
- redução de falhas;
- mais produtividade individual;
- melhora no desempenho da equipe;
- aumento na motivação e engajamento.
Ao impactar na produtividade dos trabalhadores, o treinamento também aumenta o lucro do negócio. Afinal, eles conseguirão realizar as suas atividades com mais eficiência e menos erros. A estratégia é válida para empresas de todos os portes e segmentos. Quem trabalha com tecnologia, por exemplo, precisa se atualizar sempre sobre os melhores softwares e ferramentas. Já setores voltados ao atendimento ao cliente devem ter profissionais bem treinados para garantir a satisfação e a fidelização do público.
Como criar uma prática eficiente para treinamento de equipe?
As estratégias para treinamento de equipe podem variar de acordo com as características e objetivos da empresa, mas, há algumas práticas que podem ajudar nesse processo.
1. Analise o público-alvo e identifique os pontos de melhorias
Um dos primeiros passos para montar o treinamento é identificar o perfil dos funcionários e as necessidades de melhorias. Você pode conversar com gestores para levantar falhas frequentes, analisar os resultados do grupo em avaliações de desempenho, bem como considerar comentários e reclamações de clientes, por exemplo.
2. Estabeleça os objetivos da estratégia
Os treinamentos podem ter objetivos variados, sendo alguns deles:
- atualização de conhecimentos;
- melhoria no desempenho;
- integração de novos colaboradores;
- correção de falhas;
- desenvolvimento pessoal e profissional.
Por isso, outro passo importante, ao planejar o treinamento de equipe, é definir os objetivos com a ação. Ao ter essa informação em mãos, você conseguirá escolher as melhores estratégias para capacitar o time e analisar os resultados depois.
3. Escolha as ferramentas adequadas
Após realizar as etapas anteriores, será necessário escolher os modelos de treinamento mais adequados, de acordo com os objetivos e o perfil da equipe. Eles podem ser realizados na empresa, em instituições externas ou a distância, por meio de recursos de videoaula com instrutor, vídeo animação, jogos, fórum, entre outras estratégias. Uma dica significativa é dar atenção ao conteúdo do treinamento. Além da parte teórica, o material deve fornecer aplicações práticas na rotina dos profissionais ou cases de sucesso, por exemplo.
4. Avalie os resultados
É importante analisar o desempenho e o comportamento dos colaboradores para entender se a estratégia alcançou bons resultados. Ao final do treinamento, é possível aplicar testes para avaliar o conhecimento dos profissionais sobre o assunto. Além disso, é imprescindível observar a atuação deles e aplicar uma nova avaliação de desempenho para conferir se o conhecimento está sendo aplicado no dia a dia do profissional.
Essas são as principais dicas sobre o assunto! Faça um diagnóstico interno para identificar pontos de melhoria, necessidades de atualização sobre ferramentas ou desenvolvimento de competências, e monte um treinamento de equipe adequado para a sua empresa.
Gostou do texto e quer mais dicas sobre RH e gestão de pessoas? Então, assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos por e-mail!