Fazer uma boa gestão de talentos é essencial para conseguir atrair e reter os melhores talentos para a sua empresa. Alguns tipos de função, como cargos de liderança e de alto nível, necessitam de tipos específicos de recrutamento. Nesse caso, é necessário utilizar estratégias específicas, como o headhunting. Neste artigo, você aprenderá o que é headhunting e vai compreender como funciona essa estratégia e em quais momentos ela deve ser utilizada. Confira!
O que é headhunting?
É uma técnica de recrutamento de funcionários que surgiu em meados de 1960, nos Estados Unidos. Ela é realizada por um profissional especializado, chamado headhunter, uma espécie de caçador de talentos, cujo objetivo é identificar os melhores talentos do mercado e levá-los para trabalhar na empresa que o contratou.
Esse profissional deve contar com uma bagagem de habilidades comportamentais e persuasivas, já que é comumente contratado para convencer profissionais altamente qualificados, que geralmente já desempenham funções importantes em outras empresas, a preencherem cargos elevados na empresa contratante.
Entre as principais características de um bom headhunter estão:
- ter capacidade de avaliação das competências técnicas dos candidatos;
- ter uma ampla rede de contatos e saber fazer um bom networking;
- ser dinâmico e persuasivo;
- saber se comunicar de forma assertiva e estratégica;
- ter habilidades de negociação.
Como você viu, o headhunter deve ser um profissional ativo e dinâmico, com power skills bem desenvolvidas, a fim de buscar ativamente os melhores talentos do mercado para ocupar cargos disponíveis nas empresas.
Quando utilizar o headhunting?
O headhunting não é um recrutamento estilo amplo, nem está diretamente ligado ao marketing recruitment, mas, sim, consiste em uma estratégia utilizada para encontrar profissionais para ocuparem cargos bem específicos e de alta qualificação. Veja, a seguir, alguns exemplos de situações nos quais você pode aplicar o processo de headhunting.
Processo de expansão dos negócios
Se uma empresa está em processo de expansão dos negócios, abrindo uma filial, por exemplo, ela vai precisar de profissionais capacitados e de confiança para assumir cargos de liderança.
Nos casos em que a realocação de funcionários não é uma opção viável, uma solução pode ser utilizar a estratégia de headhunting para identificar os melhores talentos do mercado e assumir esse novo empreendimento.
Carência de talentos na empresa
Um grande problema em uma empresa é quando existem cargos importantes e de confiança em aberto, mas não há talentos capacitados e disponíveis para ocupá-los. Nessa situação, é necessário recrutar de uma forma mais direta e ativa, com o auxílio de um headhunter.
Necessidade de processos mais eficientes
Se há uma vaga de destaque disponível na empresa, mas não há tempo hábil para realizar um inbound recruiting, é possível acelerar os processos contando com a estratégia de headhunting. As vantagens de contratar talentos por meio do headhunting são encontrar profissionais mais qualificados e identificar o perfil ideal para ocupar a vaga.
Agora que você descobriu o que é headhunting, avalie a possibilidade de utilizar essa estratégia para atrair os melhores talentos do mercado para a sua empresa e melhorar os resultados do seu negócio com profissionais de alto nível.
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