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O mercado de trabalho está evoluindo constantemente na busca por profissionais competentes e altamente qualificados. Se, antigamente, a procura era por especialistas técnicos em suas respectivas áreas, hoje em dia, a demanda é por profissionais que dominem tanto os métodos quanto as habilidades comportamentais e competências interpessoais que não se aprendem nas salas de aula de graduação. São as chamadas power skills, você já ouviu falar desse termo?
Neste artigo, vamos explicar o que são as power skills e como você pode desenvolvê-las para se tornar um profissional competente e preparado para se destacar no mercado de trabalho. Acompanhe a leitura!
O que são as power skills?
Na área de recrutamento e gestão de pessoas, dois conceitos já são amplamente conhecidos: as hard skills e as soft skills. As primeiras se referem às habilidades tangíveis do profissional, aprendidas em sua formação técnica, como gestão de projetos, contabilidade, programação, entre outras, enquanto as últimas se referem a competências sociocomportamentais associadas às suas habilidades mentais e inteligência emocional, que são mais difíceis de serem mensuradas, como liderança, persuasão, resiliência, criatividade, proatividade, entre outras.
As power skills, entretanto, são a tendência atual no mercado e consistem na junção desses dois conceitos, formando candidatos mais completos que apresentam tanto o conhecimento técnico quanto as aptidões referentes à comunicação, bom relacionamento com a equipe e clientes, resolução de conflitos, capacidade de atuar bem sob pressão e criatividade para encontrar soluções em meio aos desafios, entre outras habilidades intangíveis.
Como desenvolver as power skills na empresa?
As soft skills, atualmente chamadas de power skills (habilidades de poder, uma vez que não são tão fáceis assim de se atingir), se tratam de habilidades desenvolvidas ao longo da jornada do profissional, a partir da experiência, da cultura organizacional das empresas onde já trabalhou e de suas vivências internas, sendo dificilmente aprendidas em sala de aula. Entretanto, é possível estimular e desenvolver essas habilidades em seus colaboradores, conforme mostraremos a seguir. Confira!
Treinamento corporativo
Por meio de um treinamento corporativo, com a medida certa de teoria e uma boa quantidade de aulas práticas e dinâmicas, é possível incentivar o progresso dos colaboradores na aquisição de habilidades como proatividade e solução de problemas, tomada de decisão, comunicação assertiva, autogestão, trabalho em equipe, entre outras.
Apoio por meio de benefícios
O fornecimento de benefícios como vale-presente ou vale-cultura também é uma excelente maneira de estimular a motivação e o crescimento tanto pessoal quanto profissional dos funcionários, que se sentem impelidos a darem seu melhor no quesito de organização, confiança e proatividade, aprimorando suas habilidades para conquistar as bonificações.
Bom clima organizacional
Imagine ter de desenvolver habilidades de liderança e senso de equipe em um ambiente de trabalho hostil? Certamente, a experiência vai dar ao profissional a possibilidade de desenvolver sua inteligência emocional e resiliência, entretanto, podemos concordar que desenvolver as power skills em um ambiente com um bom clima organizacional é muito mais fácil, não é mesmo?
Colaboração entre os membros do time
Uma equipe engajada, na qual os membros colaboram entre si na busca pelos melhores resultados para a empresa é o ambiente perfeito para o desenvolvimento de habilidades como persuasão, confiança e comunicação interpessoal, tão necessárias no mercado atualmente.
Como você viu, as power skills são habilidades que unem tanto o conhecimento técnico do profissional (hard skills) quanto as habilidades sociocomportamentais do indivíduo (soft skills), formando assim uma gama de competências poderosas para preparar profissionais de alto desempenho para o mercado de trabalho.
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