Para manter a empresa competitiva, é fundamental adotar algumas atitudes, e a gestão estratégica de benefícios pode ser significativa nisso!
Esse modelo de gestão difere do tradicional, pois foca a experiência do colaborador e utiliza ferramentas para fazer um gerenciamento mais eficaz.
Quer entender mais sobre o assunto para melhorar a gestão dos benefícios da sua empresa? Então continue a leitura do post!
Quais as vantagens da gestão estratégica de benefícios
A gestão estratégica de benefícios pode ser bastante positiva para o negócio, porque a oferta de benefícios se torna mais atrativa, contribuindo para a motivação e o desempenho dos profissionais e a redução da rotatividade.
Outro fator significativo é que, com essa forma de gestão, a empresa consegue oferecer um pacote de benefícios para a equipe, o que se torna um diferencial na atração de talentos. Vale lembrar que, além do salário, itens como vale-alimentação e refeição, plano de saúde e previdência privada são bastante valorizados pelos profissionais.
Mais uma vantagem é quanto à disponibilização e o acompanhamento dos benefícios, pois há a aplicação de ferramentas para otimizar o processo e reduzir erros.
Como implementá-la
A sua empresa está pronta para aplicar a gestão estratégica de benefícios? Um dos primeiros passos para isso é fazer uma análise minuciosa do ambiente interno e externo a fim de identificar forças, fraquezas e oportunidades e definir benefícios mais compatíveis com o mercado e os interesses dos colaboradores. Veja, a seguir, outras dicas!
Escolher os benefícios certos
Um ponto importante para a gestão estratégica de benefícios é a escolha deles, que devem ser atrativos aos colaboradores. Além de itens essenciais e obrigatórios por lei, é recomendado ter um pacote de benefícios, incluindo a possibilidade de personalização, para que o investimento traga os resultados desejados.
Para tomar a melhor decisão, a área de RH pode analisar o que é oferecido por empresas do mesmo porte e segmento, efetuar pesquisas para entender os interesses e expectativas do público interno quanto aos benefícios, entre outras medidas.
Oferecer um pacote de benefícios flexível
Permitir um pacote de benefícios flexível é mais uma solução para aumentar a satisfação da equipe, afinal, as pessoas são diferentes e suas necessidades também.
Na modalidade de pacote flexível, o colaborador consegue escolher os benefícios que deseja, dentro das opções oferecidas pela empresa, o que pode incluir vale-farmácia, vale-cultura, vale-combustível, horário flexível, entre outros itens.
Selecionar os fornecedores
A sua empresa deve escolher fornecedores para os benefícios. Contudo, para garantir uma experiência positiva com os itens oferecidos, é fundamental ter bons parceiros.
Avaliar a reputação e os canais de atendimento, a usabilidade do produto ou serviço e, especialmente, a rede credenciada que aceita o benefício é essencial antes de contratar um fornecedor.
Conte com uma empresa especializada na gestão estratégica de benefícios
A sua equipe de RH pode contar com apoio especializado para oferecer os benefícios e realizar a gestão deles por meio de uma plataforma. Dessa maneira, é possível ter acesso a relatórios e controlar o uso com mais facilidade.
Ao adotar uma gestão estratégica de benefícios, você garante itens de qualidade para melhorar a experiência e satisfação da equipe. Além disso, consegue realizar um controle e acompanhamento mais eficaz da utilização dos produtos e serviços para tomar decisões mais assertivas sobre isso.
Sabia que a SPVALE pode ajudar com esse processo? Entre em contato e solicite mais informações!