A terceirização de serviços é uma estratégia que vem ganhando espaço nas empresas de todos os segmentos, proporcionando vantagens importantes. Nesse sentido, a contratação de uma empresa de benefícios é uma forma interessante de otimizar a gestão empresarial.
Além de evitar erros, prejuízos e garantir processos eficientes, uma empresa de benefícios oferece serviços essenciais para melhorar a relação com os funcionários — tudo isso, com ações e planos elaborados de acordo com os objetivos e realidade do negócio.
Por ser um assunto importante, saber como escolher a parceria ideal é fundamental para evitar transtornos. Pensando nisso, confira, neste post, 7 dicas valiosas para acertar na escolha da empresa de benefícios e as vantagens que esse apoio proporciona!
A importância de ter apoio para a gestão de benefícios
Todo empreendedor gostaria de remunerar melhor seus colaboradores, não é verdade? Porém, a quantidade de encargos sociais que são pagos no país impede o aumento da folha salarial e, muitas vezes, dificulta oferecer melhores condições aos profissionais.
Para conseguirem reter pessoas diante desse cenário, as organizações optam por contratar uma empresa de benefícios — que ajuda a oferecer vantagens da forma adequada, evitando errar na hora de oferecer aquele “algo a mais” aos colaboradores.
Sendo assim, o motivo de investir em uma terceirizada para encontrar o melhor custo-benefício em relação aos benefícios é notável. Afinal, acertar nesse componente salarial impacta diretamente na produtividade, na rotatividade, na lucratividade e no clima organizacional.
Portanto, a empresa de benefícios oferece um apoio importante para disponibilizar vantagens aos colaboradores sem comprometer a gestão financeira. Sobretudo, com planos direcionados para as necessidades dos funcionários, elevando a satisfação deles com o trabalho.
As dicas para escolher uma empresa de benefícios
O mercado é repleto de opções para terceirizar a gestão de benefícios, entretanto, para ter uma parceria de qualidade, é indispensável analisar alguns aspectos. Em outras palavras, antes de decidir qual empresa contratar, é necessário avaliar tudo sobre as opções disponíveis.
Esse momento é crucial para identificar empresas de qualidade, que ofereçam apoio pontual e um bom custo-benefício. Por isso, esse é um processo que exige atenção dos gestores, que devem levantar todos os dados para embasar as decisões e contratar da forma correta.
Veja, a seguir, o que considerar para escolher a melhor empresa de benefícios!
1. Comece pela pesquisa de mercado
Em algum momento, será necessário realizar a negociação do contrato e, antes de chegar a esse ponto, é essencial realizar uma pesquisa de mercado. É preciso levantar informações a respeito das principais empresas que prestam esse tipo de serviço e sobre os valores praticados por cada uma.
Quanto mais pesquisas você fizer, mais você será capaz de entender quais são os tipos de serviços oferecidos em sua região e de impedir práticas abusivas. Outro ponto interessante é descobrir como estão as organizações que já foram clientes da empresa com a qual pretende fechar negócio para descobrir se o trabalho foi, de fato, bem feito.
2. Descubra a reputação da empresa
A credibilidade e a solidez do fornecedor são fatores que podem tirar o sono do empreendedor. Não espere o problema acontecer para descobrir que a empresa de benefícios contratada não é confiável, pois essa é uma situação que provoca sérios problemas.
Quando falamos sobre confiabilidade, não estamos nos referindo apenas à possibilidade de golpe financeiro. A qualidade do atendimento também entra nesse contexto. Para tanto, busque por grupos no LinkedIn que tratam sobre o assunto.
A opção por pesquisar no Reclame Aqui acerca das dores dos gestores de benefícios também é válida. Dessa forma, você vai conhecer melhor como é a imagem da empresa no mercado, a qualidade dos serviços e se vale a pena contratá-la.
3. Opte por uma empresa que tenha flexibilidade
Um mandamento básico para quem trabalha com gestão de benefícios é que nem todos os colaboradores se sentem motivados pela mesma coisa. Por isso, é tão importante entender seu público interno e realizar um plano de cargos e salários na organização.
Uma saída para essa realidade é oferecer algumas opções de benefícios que podem ser escolhidos pelos colaboradores, como é o caso do vale-refeição e do vale-alimentação. Dessa forma, cada profissional optará por aquele que melhor atender às suas necessidades. Certamente, a satisfação da equipe será maior.
4. Analise a rede credenciada
Não há nada mais desanimador do que receber um benefício e não conseguir utilizá-lo direito. Vamos pensar no caso de um auxílio farmácia, por exemplo. O gestor opta por aquele benefício com menos custo, mas se esquece da acessibilidade para o trabalhador. O resultado disso será um investimento sem o retorno esperado.
Procure entender como é a aceitação do benefício na região onde a empresa está localizada. No momento de conversar com a terceirizada, você será capaz de explicar melhor quais são as dificuldades encontradas e, dessa forma, ela poderá trabalhar com um direcionamento mais completo.
5. Verifique a qualidade do atendimento
O atendimento é um ponto crucial para as relações entre uma empresa e seus fornecedores, influenciando diretamente na satisfação. Portanto, essa questão deve ser uma prioridade na escolha de qualquer empresa para a terceirização de serviços.
Sendo assim, é preciso garantir que a empresa contratada ofereça o devido apoio e suporte técnico, garantindo que as necessidades sejam atendidas. Além do custo, contar com atendimentos pontuais é fundamental, principalmente quando o assunto é a gestão de benefícios.
Em vista disso, procure saber como são os atendimentos e avalie a experiência de outras empresas com os mesmos serviços. Após essa análise, você terá clareza para saber se é uma parceria confiável e que vai oferecer todo o apoio após a efetivação do contrato.
6. Verifique os benefícios oferecidos pela empresa
Atualmente, é possível contar com diversos benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores, desde os planos de saúde, alimentação e culturais. Por isso, é preciso ter atenção e avaliar quais serão as opções que você pretende oferecer aos seus funcionários.
Com essa informação, avalie quais os benefícios que a empresa que deseja contratar oferece e verifique se são compatíveis com os seus objetivos. É importante que a empresa terceirizada tenha todos os benefícios que precisa, além de experiência de mercado.
7. Entenda as necessidades dos colaboradores
Para ter um programa de benefícios de sucesso, é muito importante conhecer bem o perfil e as necessidades dos colaboradores. Essa informação é crucial para entender quais benefícios são mais interessantes e disponibilizar opções adequadas aos objetivos de cada funcionário.
Nesse sentido, o estudo do perfil dos funcionários é um passo importante para promover benefícios e superar as expectativas da equipe — o que vai contribuir de forma significativa para a produtividade, engajamento e melhoria do clima organizacional.
Além disso, antes de bater o martelo sobre a empresa de benefícios, também é necessário realizar o estudo de mercado. Ao combinar com o perfil dos funcionários, você terá clareza sobre as melhores alternativas, que vão agradar a todos.
As vantagens de oferecer benefícios aos colaboradores
O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores relacionados a questões mercadológicas, estratégicas e de qualidade dos produtos ou serviços. Nesse sentido, a satisfação e engajamento dos colaboradores é um ponto crucial, que faz toda a diferença para os resultados.
Sendo assim, oferecer boas condições de trabalho, segurança ocupacional e um bom programa de benefícios é uma ótima alternativa — contribuindo para motivar as equipes e manter todo o comprometimento, fator essencial para elevar a qualidade dos serviços internos.
Em vista disso, oferecer benefícios é uma forma inteligente para manter os profissionais satisfeitos e favorecer o crescimento do negócio. Inclusive, é um aspecto que conta muito para reter talentos e reduzir custos com demissões, se destacando dos concorrentes.
Além disso, contar com uma boa parceria e oferecer benefícios proporciona as seguintes vantagens:
- eleva a produtividade das equipes;
- reduz a incidência de faltas e atrasos;
- impulsiona os resultados;
- relações humanizadas;
- melhora o clima organizacional;
- contribui para a saúde ocupacional;
- melhora o relacionamento entre a equipe;
- facilita atingir os objetivos e as metas.
Dessa forma, por mais que pareça algo simples, oferecer benefícios faz diferença aos funcionários e leva a vantagens mútuas — favorecendo pontos importantes para o sucesso da empresa e contribuindo também para melhorar a qualidade de vida dos profissionais.
Mesmo que seja um custo a mais, optar pela contratação desse tipo de serviço gera mais tranquilidade ao empresário e também ao funcionário. É preciso ter em mente que empresas especializadas, como a SPVale, entregam um know-how maior e conseguem implantar todas as etapas com maior eficiência e rapidez.
Nesse contexto, a SPVale é uma empresa que tem expertise no assunto e oferece soluções completas em benefícios há mais de 20 anos. Sendo assim, tem toda experiência para otimizar a gestão de benefícios e garantir todas as vantagens ao seu negócio.
Além disso, a SPVale conta com diferenciais importantes e que tornam tudo mais prático, por exemplo:
- possibilidade de compra pelo site;
- criação de relatórios de gestão;
- atendimentos ágeis;
- acompanhamento de pendência de crédito do colaborador;
- gestão de oportunidades para o RH;
- opção de retirada dos cartões na SPVale;
- suporte pontual quando o colaborador não consegue recarregar o crédito;
- atendimento humanizado e sem secretária eletrônica;
- não há cobrança de taxa de repasse;
- praticidade para a importação de dados;
- entrega segura e rápida em envelopes personalizados;
- chat para comunicação online.
Portanto, esse é o poio ideal para desenvolver um programa de benefícios adequado para a sua empresa, considerando os objetivos e o perfil dos funcionários. Sobretudo, com operações de qualidade, apoio pontual, menores custos e agilidade, tudo para garantir a satisfação dos seus colaboradores.
Como é possível concluir, contar com uma empresa de benefícios proporciona vantagens importantes. Por isso, escolher a parceria ideal é imprescindível. Trata-se de um apoio indispensável para manter a satisfação dos colaboradores, elevar a produtividade e o engajamento.
Agora que você já sabe qual é o passo a passo para contratar uma empresa de benefícios, não perca tempo! Entre em contato com a gente para conhecer melhor os nossos serviços e saiba de que forma podemos ajudar a melhorar a gestão de benefícios na sua empresa!