Benefícios Corporativos

Bonificação para funcionários: saiba como é utilizada

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

A bonificação para funcionários pode ser uma excelente estratégia para garantir a motivação e a produtividade em uma empresa. Por isso, essa é uma ação que vem sendo aplicada por organizações de variados portes e segmentos, proporcionando vantagens importantes.

Como algumas empresas não conseguem oferecer altos salários, elas adotam a bonificação para aumentar a remuneração e a satisfação dos colaboradores — uma forma inteligente de atrair e reter talentos, além de contribuir para o clima organizacional.

Você pensa em oferecer a bonificação para funcionários, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então veio ao lugar certo! Continue a leitura deste post e confira o que é, quais vantagens oferece e como aplicar da melhor forma possível!

O que é bonificação para funcionários?

A bonificação é uma política de remuneração variável, que pode ser feita com recompensas em dinheiro, viagens ou produtos, por exemplo. Ela é oferecida quando o colaborador cumpre determinada meta ou tem uma performance de destaque, contribuindo para os resultados da empresa.

Com a Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em 2017, a bonificação deixou de integrar o salário. Além disso, não há incidência de INSS e FGTS sobre os valores da gratificação. Ela pode ser oferecida por mês, a cada trimestre ou semestre, ou uma vez ao ano.

O período varia de acordo com os objetivos da companhia e as regras estabelecidas pelos gestores ou a equipe de RH. Há empresas que contemplam colaboradores que tiverem o maior número de vendas a cada trimestre, por exemplo.

A recompensa pode ser oferecida por metas individuais e coletivas ou, ainda, em um bônus de fim de ano, segundo os lucros da organização. A escolha dos prêmios dependerá do orçamento, dos objetivos da empresa e do perfil dos colaboradores. Os principais são:

  • bônus em dinheiro;
  • viagens (internacionais, cruzeiros ou estadias em resorts, por exemplo);
  • prêmios (mochilas, malas, smartphones, eletrodomésticos, vale-presente etc.).

Para ter sucesso com a ação, é fundamental definir um programa de bonificação adequado e manter regras claras e transparentes de participação. Assim, todos os colaboradores terão chances iguais de alcançar os benefícios e aumentar sua satisfação.

Quais são as vantagens dessa estratégia para a empresa?

Uma das principais vantagens da bonificação para funcionários é aumentar a produtividade deles, oferecendo itens atrativos. Em outras palavras, é um estímulo importante para o engajamento dos profissionais, que atuam com maior qualidade e eficiência.

Sendo assim, considerar a bonificação para funcionários é uma estratégia essencial para elevar a performance e premiar os que se destacaram — tudo isso sem desmotivar a equipe, mas demonstrando que todos têm reais possibilidades de alcançar a premiação.

Mas há ainda outros benefícios, veja a seguir quais são eles!

Motivação da equipe

Manter a motivação da equipe é um dos principais objetivos de muitos gestores e, para alcançar isso, é preciso investir em ferramentas que valorizem os funcionários, como a bonificação. Ela será significativa para aumentar o engajamento e estimular os profissionais na melhora de seu desempenho.

Além dos prêmios, oferecer benefícios ou treinamentos, manter um bom clima organizacional e realizar uma gestão de pessoas eficaz também é importante. Afinal, são soluções que contribuem para a motivação do time e criam um ambiente agradável e saudável.

Melhora nos resultados

Como os ganhos dos funcionários estarão atrelados ao desempenho de cada um, a tendência é que isso aumente a produtividade e influencie positivamente na lucratividade do negócio. Contudo, é importante estabelecer metas alcançáveis — caso contrário, a estratégia pode desestimular os trabalhadores e tornar o ambiente negativo.

A bonificação costuma ser bastante aplicada com a equipe de vendas, mas pode ser útil em outras áreas. É possível utilizar a ferramenta para reconhecer ideias inovadoras ou valorizar trabalhadores que se destaquem na avaliação de desempenho, entre outras situações.

Atração e retenção de talentos

A política de bonificação também contribui para a atração e retenção de talentos, ou seja, mantém bons profissionais na equipe. Afinal, muitos trabalhadores valorizam gratificações em forma de dinheiro, viagens e produtos, pois são fatores decisivos para o engajamento.

Entretanto, é recomendado que a iniciativa esteja alinhada com outras ações, como treinamentos e feedbacks, para ter resultados consistentes. Assim, os colaboradores conseguirão aprimorar o desempenho e conquistar o bônus com mais facilidade, tornando o processo mais justo.

Como aplicar um plano de bonificação?

Para atingir os objetivos pretendidos, é necessário estipular um bom plano de bonificação, com todas as etapas bem estruturadas. Sendo assim, essa é uma estratégia que deve ser desenvolvida da forma correta e por meio de um planejamento específico, para evitar transtornos.

Nesse contexto, os gestores precisam avaliar todos os pontos a todos os profissionais da empresa e ter regras transparentes. Portanto, é necessário dar atenção especial a isso, pois, em caso de erros, a possibilidade de surgirem efeitos reversos é elevada.

Por isso saiba, nos próximos tópicos, como aplicar um bom plano de bonificação para funcionários!

Analise o perfil da equipe

Um dos primeiros passos para montar um programa de bonificação é analisar o perfil da equipe. Veja se a estratégia é adequada à realidade do negócio e quais prêmios seriam mais atrativos, de acordo com o perfil e a preferência dos colaboradores.

Para isso, antes de iniciar o processo de bonificação, você pode realizar pesquisas e recolher sugestões de profissionais para ter boas ideias. Um exemplo comum é que, no lugar de recompensas em dinheiro, algumas companhias optam por oferecer viagens ou produtos para os colaboradores de destaque.

Defina o orçamento

A bonificação para funcionários não pode comprometer o orçamento da empresa. Portanto, antes de estipular os prêmios e divulgar as regras do programa, é imprescindível estabelecer um orçamento para a ação, analisando a gestão financeira.

Portanto, veja qual o valor possível para o investimento, considerando a quantidade de pessoas que podem atingir as metas e os custos com a gratificação. Essa etapa é crucial para evitar transtornos sérios e prejuízos, além de colocar o processo em risco.

Estabeleça metas alcançáveis

Outra atitude fundamental é estipular metas alcançáveis e claras, como um bônus de R$ 300,00 a cada X produtos vendidos ou o acréscimo de 5% no salário mediante Y contratos fechados no mês. Vale lembrar que definir critérios subjetivos e pouco transparentes pode gerar um efeito contrário e desestimular ainda mais a equipe.

Além disso, você tem a possibilidade de oferecer bonificações para os funcionários de destaque. Assim, os profissionais que apresentarem o melhor desempenho no período estabelecido recebem prêmios diferenciados.

Crie uma campanha de comunicação para divulgar o programa de bonificação

É fundamental que toda a equipe fique por dentro das regras para a bonificação, de forma clara e direta. Todos os termos, prazos, metas e objetivos precisam ser apresentados aos funcionários desde o início do processo, para garantir uma ação justa.

Por isso, invista em ações de comunicação para explicar o funcionamento do programa e incentivar a participação. Isso pode ser feito com eventos, cartazes e informações na intranet da empresa, entre outras ferramentas, sejam no meio digital e nos espaços físicos.

Não atrase o pagamento

Para ter sucesso com a estratégia, é essencial planejá-la corretamente e jamais atrasar o pagamento da bonificação — pois isso pode interferir no comportamento dos colaboradores e desestimular a participação nos próximos meses, criando possíveis insatisfações.

Sendo assim, entregue os prêmios ou faça o pagamento das recompensas financeiras na data informada nas regras do programa. Atendendo todos os prazos previstos no regulamento, por isso, o segredo é planejar as etapas iniciais para garantir que tudo se desenvolva bem.

Avalie seu programa de bonificação para funcionários

Após certo período, avalie se a bonificação gerou os resultados esperados. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar mudanças nas regras ou nos prêmios, melhorar a comunicação para incentivar a participação e motivar a equipe, entre outras alterações.

A bonificação para funcionários se torna significativa para a empresa ao contribuir com a motivação e a produtividade da equipe. Contudo, é importante ter um conhecimento amplo e aplicá-lo corretamente. Realizar um planejamento eficiente, definir metas adequadas e investir em prêmios atrativos são atitudes essenciais.

Quais erros evitar na bonificação para funcionários?

Como você viu até agora, a bonificação para funcionários é uma estratégia que exige atenção especial e muito planejamento. Assim, é possível oferecer um programa justo e que contribua para motivar a equipe, proporcionando todos os benefícios para os resultados da empresa.

Em vista disso, muitos gestores cometem erros clássicos, que podem colocar toda a estratégia em risco e comprometer a satisfação. Por esse motivo, saber quais são essas falhas e evitá-las é primordial para eliminar riscos e garantir o sucesso da estratégia.

Veja o que você precisa evitar na bonificação para funcionários!

Não ter um planejamento eficiente

Muitas empresas apenas estabelecem as metas e o quais serão as premiações, sem dar atenção a pontos cruciais para o desenvolvimento da estratégia. Dessa forma, os resultados podem ser devastadores e criar situações desagradáveis com toda a equipe.

Portanto, não ter um planejamento bem estruturado e abrangente é um dos principais erros cometidos ao criar a bonificação para funcionários. Afinal, diversos pontos importantes deixam de ser considerados e causam problemas sérios no futuro do programa.

Não estudar o perfil da equipe

As características da equipe de trabalho são essenciais para compor um programa de bonificação para funcionários interessante a todos. Trata-se de informações reais sobre as preferências e perfil pessoal, que esclarecem quais as melhores opções de premiações.

Dessa maneira, não considerar o estudo criterioso sobre o perfil da equipe é um erro grave e pode levar a insatisfação com a bonificação. Isso acontece devido à entrega de benefícios que não são interessantes e úteis a quem recebe, causando certo desconforto.

Estipular metas inalcançáveis e prazos insuficientes

Outro ponto considerado um erro sério é definir metas inalcançáveis e prazos insuficientes para os funcionários atingirem tais metas — mesmo com todo o esforço dos profissionais, os objetivos não são atingidos e a premiação não é conquistada.

O resultado é a perda de interesse pela estratégia e, com o tempo, toda a equipe permanece desmotivada. Além disso, esse é um fato que compromete a confiabilidade entre os profissionais e a gestão, levando a consequências que impactam na qualidade e na produtividade.

Não entregar bons feedbacks

Os feedbacks são indispensáveis para todo ambiente profissional e ajudam a criar relações construtivas, sólidas e pautadas em uma boa comunicação. Portanto, deixar de entregá-los é um erro sério, que afeta não apenas a estratégia de bonificação para funcionários, mas diversas outras questões.

Nesse sentido, os profissionais dificilmente vão saber como foi o desempenho pessoal, os pontos positivos e negativos. Isso é algo que dificulta a melhoria e as possibilidades de atingir as metas em um novo ciclo do programa de bonificação, causando a desmotivação.

Não aplicar bons indicadores de desempenho

O programa de bonificação para funcionários tem o objetivo de elevar o engajamento e estimular a melhoria de toda a equipe de trabalho. Consequentemente, esses fatores são responsáveis pelo aumento dos resultados da empresa em todos os sentidos.

Por isso, não desenvolver uma gestão eficiente e composta por bons indicadores de desempenho é o mesmo que atuar no escuro. Os gestores dificilmente vão saber como a estratégia está indo, quais pontos que estão bem e os que precisam melhorar, o que é uma falha grave.

Ter apoio na bonificação para funcionários é essencial!

O processo de bonificação para funcionários interfere diretamente nos resultados de uma empresa, assim como na gestão de benefícios. Por isso, contar com um apoio profissional especializado é um passo importante para evitar erros e garantir a excelência.

Trata-se de saber exatamente o que fazer para ter processos enxutos e compatíveis com o objetivo da empresa. Além de oferecer benefícios interessantes para os funcionários, criando um bom clima organizacional e elevando o comprometimento com as metas.

Para ter toda comodidade nessa questão, a SPVale oferece soluções completas em benefícios, com expertise em garantir processos eficazes e de qualidade. Com mais de 20 anos no mercado, é o apoio ideal para ter praticidade e aprimorar a gestão de benefícios na sua empresa.

Como você percebeu neste artigo, a bonificação para funcionários é uma estratégia importante e que faz toda a diferença para os resultados e para a produtividade. Portanto, conte com o nosso apoio e estabeleça um bom planejamento para motivar e manter o engajamento das equipes.

Gostou deste conteúdo? Agora que entendeu tudo sobre a bonificação para funcionários, o que acha de conhecer soluções incríveis para ter sucesso em todo o processo? Não perca tempo e entre em contato conosco! Veja como podemos ajudar!

SPVALE

Recent Posts

Criando uma experiência do colaborador memorável com benefícios bem‑estruturados

Oferecer benefícios corporativos vai muito além da obrigação legal ou de atrair talentos no recrutamento.…

1 semana ago

Vale-refeição na CLT: o que diz a lei e como evitar erros na concessão

O vale-refeição é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mas sua concessão ainda gera…

2 meses ago

RH estratégico: como os dados podem transformar sua gestão de pessoas

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o papel do RH deixou de…

3 meses ago

PGR: o que é, como funciona e por que sua empresa precisa implementar

O que é o PGR O PGR, ou Programa de Gerenciamento de Riscos, é um…

4 meses ago

Demissão por justa causa: quais direitos o colaborador perde?

A demissão por justa causa representa a penalidade mais severa que um empregador pode aplicar…

5 meses ago

Como fazer uma pesquisa de satisfação de colaboradores eficiente?

Manter um time feliz e engajado é um dos principais desafios de todo RH. Mas…

5 meses ago