No Brasil, há um incontável número de empresas e uma infinidade de funcionários. Estes devem ser entendidos pelo empresário como colaboradores, pois é por meio do serviço deles que a empresa obterá lucro e atingirá seus objetivos. Esses colaboradores devem ser motivados pelo gestor, e uma boa alternativa é criar um programa de reconhecimento.

Tal medida desempenhada pelo empregador motivará trabalhadores e, com isso, demonstrará os seus talento talentos. Afinal, todos sabemos que há maior dedicação quando nosso trabalho está sendo valorizado.

Empresas que investem nesse tipo de medida apresentam resultados mais satisfatórios e funcionários altamente engajados, com talentos concentrados na empresa.

Ficou curioso em saber como realizar um programa de reconhecimento de colaboradores e de que maneira ele pode ajudar sua empresa? Então, continue a leitura!

Estabeleça um sistema de avaliação

O primeiro passo para a elaboração de um programa de reconhecimento é elaborar, detalhadamente, como ele funcionará. Demonstre a seus funcionários como eles serão inseridos no sistema e de que forma poderão conquistar os resultados.

É fundamental que os desenvolvedores do sistema não deixem brechas nas regras que possam causar questionamentos e perda de credibilidade. É essencial também um planejamento estratégico (e não somente financeiro) para ter certeza de que a firma tem condições de cumprir com os benefícios estipulados.

Entenda o que os funcionários desejam

Um programa de reconhecimento bem-sucedido depende de uma análise bilateral. De nada adianta ver só o que o empregador quer oferecer, mas, sim, conhecer de que forma os funcionários pretendem ser reconhecidos.

Faça pesquisas, convoque reuniões com representantes dos colaboradores ou com toda equipe e busque compreender de que maneira poderá ter mais sucesso no seu programa de reconhecimento. Assim, desde o princípio você trará os colaboradores da sua empresa para seu lado e os manterá como aliados.

Ofereça recompensas atraentes

Um plano de reconhecimento sem recompensas atraentes aos colaboradores está destinado a dar errado. Logo, depois de entender quais recompensas que mais desejam, faça-as acontecer de forma que possa ser atraente consegui-las.

Benefícios atraentes, mas que sejam quase impossível de serem alcançados, com metas irreais, podem trazer consequências desastrosas.

Faça um programa de reconhecimento com metas possíveis e benefícios atrativos. Desse modo, sua equipe se motiva e buscará atingi-las, favorecendo a empresa.

Não ofereça só dinheiro

Evidentemente, benefícios financeiros são a base de qualquer programa de reconhecimento, mas ele não se resume a isso. Atrativos que envolvem dinheiro podem impactar mais nas finanças da empresa e até prejudicar os lucros, algumas vezes.

Você pode, então, elaborar outros tipos de vantagens: como folgas ou vales a quem bater metas. Assim, eles se manterão motivados e você não afetará as finanças empresariais.

Portanto, percebemos que um programa de reconhecimento pode ser muito vantajoso para uma empresa. Ele ajuda os funcionários e se manterem motivados e aumenta a produtividade. É importante também que ele esteja integrado à cultura para ser mais efetivo. Busque colocar as dicas em prática e, certamente, os resultados aparecerão.

Gostou de saber como realizar um programa de reconhecimento e como é importante motivar seus colaboradores? Então, não deixe de ler este outro post em nosso blog e entenda o porquê é também importante sua empresa investir em benefícios salariais, como o vale-refeição.

 

Fale com um consultorPowered by Rock Convert
Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert