Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Oferecer bonificação para funcionários pode ser uma excelente estratégia para garantir a motivação e a produtividade. Por isso, tal estratégia vem sendo aplicada por organizações de variados portes e segmentos.

Como algumas empresas não conseguem oferecer altos salários às suas equipes, elas adotam a bonificação para aumentar a remuneração e a satisfação dos colaboradores. Além disso, trata-se de uma forma de atrair talentos.

Você pensa em oferecer bonificação para funcionários, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então, confira o conteúdo que preparamos e saiba mais!

O que é a bonificação para funcionários?

A bonificação é uma política de remuneração variável, que pode ser feita com recompensas em dinheiro, viagens ou produtos, por exemplo. Ela é oferecida quando o colaborador cumpre determinada meta ou tem uma performance de destaque, contribuindo para os resultados da empresa.

Com a Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em 2017, a bonificação deixou de integrar o salário. Além disso, não há incidência de INSS e FGTS sobre os valores da gratificação. Ela pode ser oferecida por mês, a cada trimestre ou semestre, ou uma vez ao ano.

O período varia de acordo com os objetivos da companhia e as regras estabelecidas pelos gestores ou a equipe de RH. Há empresas que contemplam colaboradores que tiverem o maior número de vendas a cada trimestre, por exemplo.

A recompensa pode ser feita por metas individuais e coletivas ou, ainda, em um bônus de fim de ano segundo os lucros da organização. A escolha dos prêmios dependerá do orçamento, dos objetivos da empresa e do perfil dos colaboradores. Os principais são:

  • bônus em dinheiro;
  • viagens (internacionais, cruzeiros ou estadias em resort, por exemplo);
  • prêmios (mochilas, malas, smartphones, eletrodomésticos, vale-presente etc.).

Para ter sucesso com a ação, é fundamental definir um programa de bonificação adequado e manter regras claras e transparentes de participação. Assim, todos os colaboradores terão chances iguais de alcançar os benefícios.

Quais são as vantagens dessa estratégia para a empresa?

Uma das principais vantagens da bonificação para funcionários é aumentar a produtividade deles, oferecendo itens atrativos. Mas há ainda outros benefícios!

Motivação da equipe

Manter a motivação da equipe é um dos principais objetivos de muitos gestores e, para alcançar isso, é preciso investir em ferramentas que valorizem os funcionários, como a bonificação. Ela será significativa para aumentar o engajamento e estimular os profissionais na melhora do desempenho.

Além dos prêmios, oferecer benefícios ou treinamentos, manter um bom clima organizacional e realizar uma gestão de pessoas eficaz são soluções que contribuem para a motivação do time.

Melhora nos resultados

Como os ganhos dos funcionários estarão atrelados ao desempenho de cada um, a tendência é que isso aumente a produtividade e influencie positivamente na lucratividade do negócio. Contudo, é importante estabelecer metas alcançáveis — caso contrário, a estratégia pode desestimular os trabalhadores e tornar o ambiente negativo.

A bonificação costuma ser bastante aplicada com a equipe de vendas, mas pode ser útil em outras áreas. É possível utilizar a ferramenta para reconhecer ideias inovadoras ou valorizar trabalhadores que se destaquem na avaliação de desempenho, entre outras situações.

Atração e retenção de talentos

A política de bonificação também contribui para a atração e retenção de talentos, já que muitos trabalhadores valorizam gratificações em forma de dinheiro, viagens, produtos etc. Entretanto, é recomendado que a iniciativa esteja alinhada com outras ações, como treinamentos e feedbacks, assim os colaboradores conseguirão aprimorar o desempenho e conquistar o bônus com mais facilidade.

Como aplicar um plano de bonificação?

Para atingir os objetivos pretendidos, é necessário estipular um bom plano de bonificação, que seja voltado a todos os profissionais da empresa e tenha regras transparentes.

Analise o perfil da equipe

Um dos primeiros passos para montar um programa de bonificação é analisar o perfil da equipe. Veja se a estratégia é adequada à realidade do negócio e quais prêmios seriam mais atrativos. No lugar de recompensas em dinheiro, algumas companhias optam por oferecer viagens ou produtos para os colaboradores de destaque.

Defina o orçamento

A bonificação para funcionários não pode comprometer o orçamento da empresa. Portanto, antes de estipular prêmios e divulgar as regras do programa, é imprescindível estabelecer um orçamento para a ação. Veja qual o valor possível para o investimento, considerando a quantidade de pessoas que podem atingir as metas e os custos com a gratificação.

Estabeleça metas alcançáveis

Outra atitude fundamental é estipular metas alcançáveis e claras, como um bônus de R$ 300,00 a cada X produtos vendidos ou o acréscimo de 5% no salário mediante Y contratos fechados no mês. Vale lembrar que definir critérios subjetivos e pouco transparentes pode gerar um efeito contrário e desestimular a equipe.

Além disso, você tem a possibilidade de oferecer bonificações para os funcionários de destaque. Assim, os profissionais que apresentarem o melhor desempenho no período estabelecido recebem prêmios diferenciados.

Crie uma campanha de comunicação para divulgar o programa de bonificação

É fundamental que toda a equipe fique por dentro das regras para a bonificação. Por isso, invista em ações de comunicação para explicar o funcionamento do programa e incentivar a participação. Isso pode ser feito com eventos, cartazes e informações na intranet, entre outras ferramentas.

Não atrase o pagamento

Para ter sucesso com a estratégia, é essencial planejá-la corretamente e jamais atrasar o pagamento, pois isso pode interferir no comportamento dos colaboradores e desestimular a participação nos próximos meses. Sendo assim, entregue os prêmios ou faça o pagamento das recompensas financeiras na data informada nas regras do programa.

Avalie seu programa de bonificação para funcionários

Após certo período, avalie se a bonificação gerou os resultados esperados. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar mudanças nas regras ou nos prêmios, melhorar a comunicação para incentivar a participação e motivar a equipe, entre outras alterações.

A bonificação para funcionários se torna significativa para a empresa ao contribuir com a motivação e a produtividade da equipe. Contudo, é importante ter um conhecimento amplo e aplicá-la corretamente. Realizar um planejamento eficiente, definir metas adequadas e investir em prêmios atrativos são atitudes essenciais para tanto.

Gostou do conteúdo? Quer mais dicas sobre RH e gestão de negócios? Então, assine nossa newsletter para receber os próximos conteúdos em primeira mão!

Fale com um consultorPowered by Rock Convert