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Bonificação para funcionários: saiba como é utilizada

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A bonificação para funcionários pode ser uma excelente estratégia para garantir a motivação e a produtividade em uma empresa. Por isso, essa é uma ação que vem sendo aplicada por organizações de variados portes e segmentos, proporcionando vantagens importantes.

Como algumas empresas não conseguem oferecer altos salários, elas adotam a bonificação para aumentar a remuneração e a satisfação dos colaboradores — uma forma inteligente de atrair e reter talentos, além de contribuir para o clima organizacional.

Você pensa em oferecer a bonificação para funcionários, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então veio ao lugar certo! Continue a leitura deste post e confira o que é, quais vantagens oferece e como aplicar da melhor forma possível!

O que é bonificação para funcionários?

A bonificação é uma política de remuneração variável, que pode ser feita com recompensas em dinheiro, viagens ou produtos, por exemplo. Ela é oferecida quando o colaborador cumpre determinada meta ou tem uma performance de destaque, contribuindo para os resultados da empresa.

Com a Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em 2017, a bonificação deixou de integrar o salário. Além disso, não há incidência de INSS e FGTS sobre os valores da gratificação. Ela pode ser oferecida por mês, a cada trimestre ou semestre, ou uma vez ao ano.

O período varia de acordo com os objetivos da companhia e as regras estabelecidas pelos gestores ou a equipe de RH. Há empresas que contemplam colaboradores que tiverem o maior número de vendas a cada trimestre, por exemplo.

A recompensa pode ser oferecida por metas individuais e coletivas ou, ainda, em um bônus de fim de ano, segundo os lucros da organização. A escolha dos prêmios dependerá do orçamento, dos objetivos da empresa e do perfil dos colaboradores. Os principais são:

  • bônus em dinheiro;
  • viagens (internacionais, cruzeiros ou estadias em resorts, por exemplo);
  • prêmios (mochilas, malas, smartphones, eletrodomésticos, vale-presente etc.).

Para ter sucesso com a ação, é fundamental definir um programa de bonificação adequado e manter regras claras e transparentes de participação. Assim, todos os colaboradores terão chances iguais de alcançar os benefícios e aumentar sua satisfação.

Quais são as vantagens dessa estratégia para a empresa?

Uma das principais vantagens da bonificação para funcionários é aumentar a produtividade deles, oferecendo itens atrativos. Em outras palavras, é um estímulo importante para o engajamento dos profissionais, que atuam com maior qualidade e eficiência.

Sendo assim, considerar a bonificação para funcionários é uma estratégia essencial para elevar a performance e premiar os que se destacaram — tudo isso sem desmotivar a equipe, mas demonstrando que todos têm reais possibilidades de alcançar a premiação.

Mas há ainda outros benefícios, veja a seguir quais são eles!

Motivação da equipe

Manter a motivação da equipe é um dos principais objetivos de muitos gestores e, para alcançar isso, é preciso investir em ferramentas que valorizem os funcionários, como a bonificação. Ela será significativa para aumentar o engajamento e estimular os profissionais na melhora de seu desempenho.

Além dos prêmios, oferecer benefícios ou treinamentos, manter um bom clima organizacional e realizar uma gestão de pessoas eficaz também é importante. Afinal, são soluções que contribuem para a motivação do time e criam um ambiente agradável e saudável.

Melhora nos resultados

Como os ganhos dos funcionários estarão atrelados ao desempenho de cada um, a tendência é que isso aumente a produtividade e influencie positivamente na lucratividade do negócio. Contudo, é importante estabelecer metas alcançáveis — caso contrário, a estratégia pode desestimular os trabalhadores e tornar o ambiente negativo.

A bonificação costuma ser bastante aplicada com a equipe de vendas, mas pode ser útil em outras áreas. É possível utilizar a ferramenta para reconhecer ideias inovadoras ou valorizar trabalhadores que se destaquem na avaliação de desempenho, entre outras situações.

Atração e retenção de talentos

A política de bonificação também contribui para a atração e retenção de talentos, ou seja, mantém bons profissionais na equipe. Afinal, muitos trabalhadores valorizam gratificações em forma de dinheiro, viagens e produtos, pois são fatores decisivos para o engajamento.

Entretanto, é recomendado que a iniciativa esteja alinhada com outras ações, como treinamentos e feedbacks, para ter resultados consistentes. Assim, os colaboradores conseguirão aprimorar o desempenho e conquistar o bônus com mais facilidade, tornando o processo mais justo.

Como aplicar um plano de bonificação?

Para atingir os objetivos pretendidos, é necessário estipular um bom plano de bonificação, com todas as etapas bem estruturadas. Sendo assim, essa é uma estratégia que deve ser desenvolvida da forma correta e por meio de um planejamento específico, para evitar transtornos.

Nesse contexto, os gestores precisam avaliar todos os pontos a todos os profissionais da empresa e ter regras transparentes. Portanto, é necessário dar atenção especial a isso, pois, em caso de erros, a possibilidade de surgirem efeitos reversos é elevada.

Por isso saiba, nos próximos tópicos, como aplicar um bom plano de bonificação para funcionários!

Analise o perfil da equipe

Um dos primeiros passos para montar um programa de bonificação é analisar o perfil da equipe. Veja se a estratégia é adequada à realidade do negócio e quais prêmios seriam mais atrativos, de acordo com o perfil e a preferência dos colaboradores.

Para isso, antes de iniciar o processo de bonificação, você pode realizar pesquisas e recolher sugestões de profissionais para ter boas ideias. Um exemplo comum é que, no lugar de recompensas em dinheiro, algumas companhias optam por oferecer viagens ou produtos para os colaboradores de destaque.

Defina o orçamento

A bonificação para funcionários não pode comprometer o orçamento da empresa. Portanto, antes de estipular os prêmios e divulgar as regras do programa, é imprescindível estabelecer um orçamento para a ação, analisando a gestão financeira.

Portanto, veja qual o valor possível para o investimento, considerando a quantidade de pessoas que podem atingir as metas e os custos com a gratificação. Essa etapa é crucial para evitar transtornos sérios e prejuízos, além de colocar o processo em risco.

Estabeleça metas alcançáveis

Outra atitude fundamental é estipular metas alcançáveis e claras, como um bônus de R$ 300,00 a cada X produtos vendidos ou o acréscimo de 5% no salário mediante Y contratos fechados no mês. Vale lembrar que definir critérios subjetivos e pouco transparentes pode gerar um efeito contrário e desestimular ainda mais a equipe.

Além disso, você tem a possibilidade de oferecer bonificações para os funcionários de destaque. Assim, os profissionais que apresentarem o melhor desempenho no período estabelecido recebem prêmios diferenciados.

Crie uma campanha de comunicação para divulgar o programa de bonificação

É fundamental que toda a equipe fique por dentro das regras para a bonificação, de forma clara e direta. Todos os termos, prazos, metas e objetivos precisam ser apresentados aos funcionários desde o início do processo, para garantir uma ação justa.

Por isso, invista em ações de comunicação para explicar o funcionamento do programa e incentivar a participação. Isso pode ser feito com eventos, cartazes e informações na intranet da empresa, entre outras ferramentas, sejam no meio digital e nos espaços físicos.

Não atrase o pagamento

Para ter sucesso com a estratégia, é essencial planejá-la corretamente e jamais atrasar o pagamento da bonificação — pois isso pode interferir no comportamento dos colaboradores e desestimular a participação nos próximos meses, criando possíveis insatisfações.

Sendo assim, entregue os prêmios ou faça o pagamento das recompensas financeiras na data informada nas regras do programa. Atendendo todos os prazos previstos no regulamento, por isso, o segredo é planejar as etapas iniciais para garantir que tudo se desenvolva bem.

Avalie seu programa de bonificação para funcionários

Após certo período, avalie se a bonificação gerou os resultados esperados. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar mudanças nas regras ou nos prêmios, melhorar a comunicação para incentivar a participação e motivar a equipe, entre outras alterações.

A bonificação para funcionários se torna significativa para a empresa ao contribuir com a motivação e a produtividade da equipe. Contudo, é importante ter um conhecimento amplo e aplicá-lo corretamente. Realizar um planejamento eficiente, definir metas adequadas e investir em prêmios atrativos são atitudes essenciais.

Quais erros evitar na bonificação para funcionários?

Como você viu até agora, a bonificação para funcionários é uma estratégia que exige atenção especial e muito planejamento. Assim, é possível oferecer um programa justo e que contribua para motivar a equipe, proporcionando todos os benefícios para os resultados da empresa.

Em vista disso, muitos gestores cometem erros clássicos, que podem colocar toda a estratégia em risco e comprometer a satisfação. Por esse motivo, saber quais são essas falhas e evitá-las é primordial para eliminar riscos e garantir o sucesso da estratégia.

Veja o que você precisa evitar na bonificação para funcionários!

Não ter um planejamento eficiente

Muitas empresas apenas estabelecem as metas e o quais serão as premiações, sem dar atenção a pontos cruciais para o desenvolvimento da estratégia. Dessa forma, os resultados podem ser devastadores e criar situações desagradáveis com toda a equipe.

Portanto, não ter um planejamento bem estruturado e abrangente é um dos principais erros cometidos ao criar a bonificação para funcionários. Afinal, diversos pontos importantes deixam de ser considerados e causam problemas sérios no futuro do programa.

Não estudar o perfil da equipe

As características da equipe de trabalho são essenciais para compor um programa de bonificação para funcionários interessante a todos. Trata-se de informações reais sobre as preferências e perfil pessoal, que esclarecem quais as melhores opções de premiações.

Dessa maneira, não considerar o estudo criterioso sobre o perfil da equipe é um erro grave e pode levar a insatisfação com a bonificação. Isso acontece devido à entrega de benefícios que não são interessantes e úteis a quem recebe, causando certo desconforto.

Estipular metas inalcançáveis e prazos insuficientes

Outro ponto considerado um erro sério é definir metas inalcançáveis e prazos insuficientes para os funcionários atingirem tais metas — mesmo com todo o esforço dos profissionais, os objetivos não são atingidos e a premiação não é conquistada.

O resultado é a perda de interesse pela estratégia e, com o tempo, toda a equipe permanece desmotivada. Além disso, esse é um fato que compromete a confiabilidade entre os profissionais e a gestão, levando a consequências que impactam na qualidade e na produtividade.

Não entregar bons feedbacks

Os feedbacks são indispensáveis para todo ambiente profissional e ajudam a criar relações construtivas, sólidas e pautadas em uma boa comunicação. Portanto, deixar de entregá-los é um erro sério, que afeta não apenas a estratégia de bonificação para funcionários, mas diversas outras questões.

Nesse sentido, os profissionais dificilmente vão saber como foi o desempenho pessoal, os pontos positivos e negativos. Isso é algo que dificulta a melhoria e as possibilidades de atingir as metas em um novo ciclo do programa de bonificação, causando a desmotivação.

Não aplicar bons indicadores de desempenho

O programa de bonificação para funcionários tem o objetivo de elevar o engajamento e estimular a melhoria de toda a equipe de trabalho. Consequentemente, esses fatores são responsáveis pelo aumento dos resultados da empresa em todos os sentidos.

Por isso, não desenvolver uma gestão eficiente e composta por bons indicadores de desempenho é o mesmo que atuar no escuro. Os gestores dificilmente vão saber como a estratégia está indo, quais pontos que estão bem e os que precisam melhorar, o que é uma falha grave.

Ter apoio na bonificação para funcionários é essencial!

O processo de bonificação para funcionários interfere diretamente nos resultados de uma empresa, assim como na gestão de benefícios. Por isso, contar com um apoio profissional especializado é um passo importante para evitar erros e garantir a excelência.

Trata-se de saber exatamente o que fazer para ter processos enxutos e compatíveis com o objetivo da empresa. Além de oferecer benefícios interessantes para os funcionários, criando um bom clima organizacional e elevando o comprometimento com as metas.

Para ter toda comodidade nessa questão, a SPVale oferece soluções completas em benefícios, com expertise em garantir processos eficazes e de qualidade. Com mais de 20 anos no mercado, é o apoio ideal para ter praticidade e aprimorar a gestão de benefícios na sua empresa.

Como você percebeu neste artigo, a bonificação para funcionários é uma estratégia importante e que faz toda a diferença para os resultados e para a produtividade. Portanto, conte com o nosso apoio e estabeleça um bom planejamento para motivar e manter o engajamento das equipes.

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