tipos de remuneração tipos de remuneração

Conheça os tipos de remuneração e como escolher!

6 minutos para ler

Desde a origem da palavra “salário”, usada para designar a porção de sal oferecida aos soldados como pagamento por seu trabalho, passamos por diversas fases relacionadas aos tipos de remuneração pagos aos colaboradores.

Nos tempos modernos, o salário simples não é mais a única forma de contrapartida procurada pelos trabalhadores e oferecida pelas melhores empresas. Na verdade, existem diversas modalidades de remuneração permitidas pelas leis brasileiras, e cada uma delas é mais indicada para determinados perfis de organização e de trabalho.

Para saber mais sobre este fator tão importante para os colaboradores e para o sucesso da empresa, continue a leitura!

Salário X remuneração

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que, ao contrário do senso comum, remuneração e salário são coisas bem diferentes. Tal distinção fica bem clara nos artigos 457 e 458 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que rege as relações entre empresas e funcionários no país.

O salário é o valor recebido pelo colaborador conforme o trabalho executado por ele dentro de um período determinado (normalmente de um mês). Na composição salarial, entram também as gorjetas, os prêmios por desempenho, além do esperado e as bonificações fornecidas aos colaboradores na forma de bens, serviços ou valor em dinheiro: alimentação, habitação, vestuário e até gratificações e comissões.

Já a remuneração engloba o salário recebido e todos os benefícios e acréscimos aos quais o funcionário tem direito. Isso inclui horas extras, décimo terceiro, férias, comissões e até os adicionais noturno e de periculosidade ou insalubridade, quando se aplicam.

Tipos de remuneração

Para a empresa, a remuneração pode ser um fator essencial para atrair e reter talentos e motivar seus colaboradores. Muito mais que apenas uma porção de sal como era, o salário, ainda hoje, é um incentivo para elevar a produtividade e uma forma concreta de demonstrar que os profissionais são valorizados dentro da organização. Por isso, saber dos diversos tipos de remuneração permitidos pela lei auxilia na escolha do melhor modelo nos valores e objetivos de cada empresa.

Conheça então as formas mais comuns de remuneração empregadas atualmente!

Remuneração funcional

O modo mais comum de compensação salarial pelo trabalho dos colaboradores é o baseado no plano de cargos e salários, que determina o valor recebido de acordo com o cargo exercido e a faixa salarial praticada pelo mercado.

Assim, os profissionais podem almejar cargos mais altos com salários mais substanciais, crescendo na empresa na medida de seus próprios esforços e méritos. Tal modalidade preza a transparência e facilita a organização da folha de pagamento da empresa.

Salário indireto

Os benefícios e compensações que acompanham o salário fixo do colaborador compõem o salário indireto. Este tipo tem sido cada vez mais atrativo para os novos profissionais entrando no mercado de trabalho, uma vez que complementa o valor-base de forma considerável. Aqui entram benefícios como:

  • plano de saúde; 
  • plano odontológico; 
  • bolsa de estudos;
  • auxílio-creche; 
  • vale cultura;
  • vale-transporte ou combustível; 
  • vale-refeição ou alimentação;
  • vale-presente;
  • inscrição em academia;
  • associação em clube recreativo;
  • plano de previdência privada;
  • seguro de vida e auxílio funerário.

Remuneração por habilidades e competências

Nesse modelo, a empresa incentiva os colaboradores a se qualificarem continuamente, já que bonifica as habilidades desenvolvidas e competências comprovadas por meio de cursos, especializações, treinamentos e outros meios relacionados à atividade executada pelo profissional.

Assim, o aperfeiçoamento se torna parte dos valores da organização e serve como motivação para os funcionários interessados em avançar na sua vida profissional. Este tipo de remuneração complementar é especialmente indicado para cargos que podem se beneficiar de competências específicas, como liderança, fluência em idiomas ou conhecimento em certos softwares e aplicativos.

Premiações

As premiações são cada vez mais aplicadas em pequenas e grandes organizações como forma de reconhecer o esforço de um profissional ou uma equipe. Tal modalidade pode ser um pagamento de determinado valor em dinheiro, bens materiais (como eletrodomésticos, eletrônicos e outros objetos) ou experiências, que vão desde um dia de spa até viagens para o colaborador e sua família.

Normalmente, a premiação está atrelada a metas específicas que devem ser conquistadas pela organização, como fechamento de um contrato ou determinado valor de vendas.

Comissões

O pagamento de um valor de comissão, atrelado ao desempenho do colaborador, é uma forma eficiente e vantajosa de motivar a equipe a alcançar certos objetivos.

Tal benefício é estabelecido como uma porcentagem oferecida para cada negócio ou venda fechada. Dessa forma, a empresa não é onerada, pois há uma contrapartida que a beneficia — crescimento nas vendas ou fechamento de contratos, por exemplo.

Além disso, em muitos casos, a performance do profissional excede as expectativas, assim a comissão pode ser até maior que o salário fixo, aumentando o rendimento do funcionário e incentivando que ele mantenha um bom desempenho na organização.

Participação nos lucros

Essa forma de remuneração é regulamentada pela Lei nº 10.101. Por isso deve seguir diretrizes específicas, sendo negociada pela empresa e seus colaboradores por uma comissão ou representante indicado pelo sindicato, ou ainda por força de um acordo coletivo ou convenção da categoria.

A empresa consegue condicionar o recebimento deste valor ao resultado obtido em certo período. Dessa maneira, os funcionários se sentem como parte da organização e trabalham ativamente por melhores resultados.

Outras alternativas

Nem sempre o reconhecimento dos colaboradores está atrelado a benefícios financeiros. Outras formas de expressar a gratidão da empresa e intensificar o vínculo entre a equipe e a organização podem ser utilizadas de forma pontual ou esporádica, com resultados imediatos na satisfação do profissional.

Assim, agradecimentos públicos, jantares de comemoração, festas coletivas, promoções e subida de cargos e até a participação em projetos especiais são métodos simples de oferecer um reconhecimento simbólico ao funcionário.

Escolher corretamente entre os vários tipos de remuneração é um requisito fundamental para se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo. Pagar um bom salário nem sempre é suficiente para conquistar e manter bons colaboradores. Assim, utilizar outras formas de pagamento pelos serviços prestados pode ser o diferencial entre a concorrência.

Para fazer uma boa escolha entre os tipos de remuneração, o gestor precisa observar o mercado, conhecer todas as opções disponíveis e entender quais benefícios e gratificações fazem mais sentido para a empresa, dentro do plano de cargos e salários em vigor.

E para se manter alinhado com as novidades do mundo corporativo e continuar recebendo conteúdo valioso para ajudar na sua administração, assine nossa newsletter e não perca nenhuma postagem!

Posts relacionados

Deixe um comentário