Ter um programa de remuneração variável pode ser uma forma de aumentar a motivação e o engajamento da sua equipe. Já pensou nisso?
Como há diferentes tipos de estratégias para a remuneração variável, a medida pode ser vantajosa para empresas de variados portes e segmentos. Contudo, é preciso planejamento para aplicar o programa de forma adequada. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que é um programa de remuneração variável e quais são os benefícios dele?
O programa de remuneração variável é um modo de recompensar funcionários por bons serviços prestados, oferecendo um incremento ao salário, e pode agregar diversos benefícios.
Valorização dos profissionais
Um dos principais benefícios da remuneração variável é valorizar o trabalho dos colaboradores. Ao praticar esse reconhecimento e proporcionar um incentivo para um maior desempenho, a empresa melhora a motivação do time.
Aumento da produtividade da equipe
Como a remuneração variável está relacionada ao desempenho individual e da equipe, a estratégia favorece o engajamento, motivação e produtividade de todos. Para alcançar tais objetivos, ainda é recomendado investir em um pacote de benefícios, treinamentos, oportunidades de crescimento, entre outras ações.
Melhoria nos resultados do negócio
O investimento para o pagamento das bonificações agrega retornos positivos para o negócio. Como isso influencia positivamente o desempenho da equipe, também contribui para os resultados e crescimento da empresa.
Retenção de talentos
Manter bons profissionais na equipe pode ser uma tarefa difícil, por isso, é importante adotar medidas para deixar a companhia atrativa e evitar que funcionários talentosos busquem posições em outros empregadores.
Ao investir em um programa de remuneração variável, a empresa demonstra que acompanha a atuação dos contratados e reconhece os seus esforços, o que se torna positivo para a retenção de talentos.
Como implementar um programa de remuneração variável?
É fundamental realizar um planejamento para implantar um programa de remuneração variável. Algumas etapas significativas nesse processo são:
- analisar o perfil da equipe;
- escolher as melhores maneiras de premiação;
- definir as regras do programa de remuneração variável;
- fazer a divulgação;
- acompanhar os resultados.
As estratégias para bonificação podem variar de acordo com os objetivos da empresa, orçamento para a ação e perfil da equipe. Alguns exemplos de recompensas são:
- bônus: podem ser pagos em dinheiros, vale-presentes e prêmios como eletrônicos, viagens, etc;
- campanha de incentivo: campanhas criadas por tempo determinado com metas para premiação, que pode ser individual ou em grupo. A ação visa estimular o desempenho da equipe e os prêmios podem ser variáveis, indo de brindes a viagens e recompensas financeiras;
- remuneração por competência: nesse caso, o prêmio é ofertado a partir do desempenho individual. Para estabelecer a bonificação, a área de RH, ou o gestor, deve avaliar a performance do colaborador e o alcance das metas;
- participação nos lucros e resultados (PLR): essa bonificação corresponde a um percentual sobre os resultados do negócio, ou um valor fixo, conforme definido em convenção coletiva, e todos os funcionários devem recebê-la.
Essas são as principais dicas e benefícios em adotar um programa de remuneração variável. Implementar a estratégia de forma adequada pode trazer bons resultados, influenciando a motivação e o desempenho da equipe.
Gostou do texto? Precisa de um fornecedor para fazer a gestão de prêmios e benefícios na sua empresa? Então entre em contato!