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Confira as principais tendências do profissional de RH do futuro

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Recrutamento, seleção, admissão, desligamento, gestão de benefícios. Se essas são as principais atividades que vêm à sua cabeça quando falamos em Recursos Humanos, é importante olhar para a frente e perceber as mudanças do mercado e o que ele espera do profissional do futuro.

Muito mais do que ações operacionais, o profissional de RH precisa ser estratégico e perceber como sua atuação pode e deve ser abrangente a todos os setores da empresa. Afinal, o setor precisa ser parceiro da organização para entender seu plano de crescimento e, assim, conseguir gerir as pessoas de modo a alcançar esse objetivo.

Com isso em mente, acompanhe as principais tendências para o profissional que lida diretamente com os colaboradores, e entenda como gerenciar da melhor forma o capital humano da empresa a partir das novas demandas do mercado. Boa leitura!

Profissional que se baseia em dados

Não é mais possível administrar equipes com um olhar enviesado sobre elas, é preciso investir mais em fatos e indicadores e deixar achismos de lado. Isso, só é viável por meio da análise de dados feita de maneira correta pela empresa.

Ainda é comum vermos, por exemplo, organizações que promovem colaboradores pelo favoritismo e não por merecimento. No entanto, os dados chegaram para pôr fim a essa realidade, quando entende-se o propósito deles e são bem utilizados.

Os dados permitem, como exemplo, entender com melhor o desempenho dos funcionários, quais são as suas dificuldades, quem está apresentando alta performance e merece ser beneficiado por isso, entre outros benefícios que o setor pode aproveitar para ações em toda a companhia.

Por isso, o profissional do futuro deve saber coletar, organizar e analisar os dados de suas equipes para extrair insights e elaborar planejamentos que envolvem desde o processo de recrutamento, por meio de uma seleção inteligente, até para uma gestão de benefícios mais inteligente.

RH mais estrategista

Outro importante movimento a ser feito pelo setor de RH é se posicionar, cada vez mais, como um setor estratégico. E o que isso quer dizer, exatamente? Isso significa executar menos ações burocráticas e operacionais, como cálculo da folha de pagamento e administração de benefícios aos colaboradores, e focar em gerir as pessoas.

Algumas formas de se fazer isso é investir em terceirizar atividades que podem ser feitas fora da empresa, como a gestão do pacote de benefícios, direcionar as ações operacionais, como processo de admissão e controle de férias, para o setor de Departamento Pessoal.

Assim, o Recursos Humanos terá mais tempo para focar nas atividades mais importantes a que se propõe: gerir as pessoas por meio do seu desenvolvimento, com foco no seu crescimento profissional (e pessoal) e na produtividade na empresa.

Gestores mais flexíveis

Estar mais próximo das pessoas e conhecê-las a fundo é importante para que a empresa se torne parceira dos seus colaboradores e não apenas exerça o papel de empregadora. E isso exige dos profissionais de RH um olhar mais humano sobre as necessidades de cada pessoa do time.

Gerir com foco no desenvolvimento dessas pessoas é por gerir levando em consideração que existem diferentes perfis comportamentais no ambiente organizacional. Além disso, é saber como aproveitar os pontos fortes de cada um e administrar as fraquezas em busca de melhorias.

Para finalizar, saiba que o mundo está em constante transformação e isso contribui para o desenvolvimento do profissional do futuro do RH, já que estará cada vez mais atento em como potencializar suas ações em busca de contratar e reter os melhores talentos e, assim, se tornar uma empresa valiosa não só para o mercado, mas para seus colaboradores.

Tenha em mente que entender as melhores formas de reter talentos na empresa é uma das atividades do profissional de RH do futuro. Aproveite para conferir algumas estratégias!

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