Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A terceirização está se tornando uma prática cada vez mais comum para as organizações em todo Brasil, e terceirizar a gestão de benefícios é uma das opções que podem trazer inúmeros ganhos.

Visando, principalmente, maior flexibilidade e eficiência de custos, essa alternativa pode ser uma forma muito inteligente de se otimizar esse tipo de operação em seu negócio.

Neste artigo, você poderá entender um pouco mais sobre a importância de se realizar uma boa gestão de benefícios e algumas vantagens que sua empresa pode obter ao adotar a terceirização. Continue sua leitura!

Por que uma gestão de benefícios correta faz a diferença?

Os profissionais, atualmente, esperam mais do que apenas receber um salário de seus empregadores. Além disso, a concorrência pelos melhores talentos do mercado está cada vez mais acirrada. Proporcionar os benefícios certos permite que as pessoas se sintam mais estimuladas a trabalhar pela empresa. Elas se motivam e se sentem mais valorizadas. Embora os benefícios em si não tenham efeito direto sobre o desempenho dos funcionários, é notório que a falta deles ou a oferta inadequada geram insatisfações.

Há muitas maneiras de se implementar a gestão de benefícios. Ao criar um programa para sua uma empresa, é importante fazer algumas considerações. É preciso, antes de qualquer coisa, adotar aqueles que são obrigatórios, previstos na legislação trabalhista. Já os benefícios que a sua organização pretende oferecem como diferenciais devem ser estudados. É preciso analisar o mercado, a quantidade de funcionários e as suas expectativas, além de buscar parceiros que possam oferecer os serviços que você quer, a preços que você consiga pagar.

Além disso, alguns benefícios precisam fazer sentido. Adianta oferecer um plano de saúde de cobertura local a profissionais que viajam pela empresa por todo Brasil? Faz sentido dar um valor de vale-refeição que esteja abaixo dos valores praticados pelos restaurantes que existem no local em que seu negócio está instalado?

Fornecer os benefícios mais indicados para os funcionários pode ser uma tarefa desafiadora para qualquer departamento de RH, mas é algo que traz muitos retornos. A melhor maneira de lidar com essa administração é manter-se ligado nas práticas de mercado e nas demandas de seus colaboradores constantemente.

Quais os ganhos ao terceirizar a gestão de benefícios?

Uma gestão de benefícios bem-feita pode consumir muitos recursos. São horas de trabalho e dedicação de profissionais de sua equipe para que o resultado esteja dentro do esperado. Nesse sentido, a terceirização surge como uma opção bastante interessante. E isso não serve apenas para as empresas maiores, que já estão mais familiarizadas com terceirizações em geral. Organizações de médio ou pequeno porte também podem ter vantagens ao fazer essa escolha.

Acesso à tecnologia

A tecnologia tornou-se algo fundamental para qualquer processo de trabalho atualmente. Especialmente para as equipes de RH, elas ajudam a reduzir custos e melhorar a eficiência, ao mesmo tempo em que oferecem aos funcionários os serviços que eles desejam, no momento em que precisam.

Fornecedores terceirizados, geralmente, têm o maior acesso às mais recentes tecnologias e conhecimentos sobre como usá-las, oferecendo às empresas a oportunidade de acessar essas tecnologias, sem fazer grandes investimentos em sua própria infraestrutura de TI.

Conhecimento especializado

Os fornecedores terceirizados costumam ter uma ampla experiência, ajudando diferentes empresas a resolver seus problemas. Além disso, podem gerenciar melhor os tipos de programas que se tornaram partes importantes dos pacotes de benefícios das organizações. Uma empresa terceirizada, normalmente, tem equipes maiores cobrindo uma gama mais ampla de especialização, e sua experiência permite que eles construam essas equipes em torno de processos mais simplificados e integrados.

É comum que esses profissionais especialistas executem mais tarefas com mais eficiência do que as equipes internas de RH. Essas tarefas vão desde a manutenção de registros e inscrição até a adição de novos benefícios e assistência de sinistros.

Conformidade e responsabilidade

Os ambientes legais e regulatórios são complexos, estando em constante mudança, e pode ser particularmente difícil para as empresas acompanharem esse ritmo. Ao mesmo tempo em que a conformidade está se tornando mais complicada, as empresas também estão ampliando sua cobertura de benefícios para áreas que exigem maiores insights sobre conformidade e responsabilidade.

Quando você opta por contar com um provedor terceirizado, você acessa esse conhecimento de um modo bem mais simples, pois eles, geralmente, sabem mais sobre como navegar nessas áreas difíceis. Há uma aceleração no processo de aprendizagem — sem um fornecedor, você precisaria ter funcionários de sua equipe focados diretamente nisso. Afinal, as penalidades podem ser muito problemáticas.

Foco no que agrega valor

Lidar com tarefas burocráticas pode tirar o foco dos membros da equipe de RH. Com isso, eles podem deixar de lidar com suas funções mais importantes, e a terceirização pode ajudar. Cada vez mais, o RH assume um papel estratégico para as companhias, atuando diretamente no desenvolvimento de pessoas, bem como no gerenciamento da satisfação e expectativas dos funcionários.

Essas são atividades complexas, que precisam ser priorizadas desde antes da contratação dos colaboradores. A administração de benefícios terceirizada pode te ajudar a otimizar recursos, reorientando as energias do departamento de RH para essas demandas mais importantes que têm impacto direto em todo o negócio.

Como escolher um fornecedor?

Assim como em qualquer relação comercial, ao escolher um parceiro para terceirizar a gestão de benefícios, você deve, antes de qualquer coisa, buscar por referências no mercado. Entrar em contato com outros clientes, buscar informações na internet, etc. É sempre bom conhecer melhor aqueles com quem você pretende fazer negócios.

Além disso, durante a etapa da negociação e de propostas, você precisa levantar exatamente quais são suas necessidades. Assim, é possível saber se aquela empresa que você procurou é a mais indicada para te atender e se os valores apresentados fazem sentido para sua realidade.

Convidamos você a conhecer a SPVale — somos uma empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado, que oferece as melhores soluções para a gestão de benefícios, suprindo todas as necessidades de nossos clientes, de maneira a deixá-los livres para que se concentrem em suas atividades econômicas.

Temos boas opções para negócios de todos os portes, com custos atrativos e atendimento humanizado. Entre em contato conosco!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert