define( 'WP_DEBUG', false ); [22-Jul-2025 10:48:17 UTC] PHP Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function add_action() in /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php:66 Stack trace: #0 /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php(8): ChorusActivityLogger::initialize() #1 /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/index.php(7): require('/home/blog/publ...') #2 {main} thrown in /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php on line 66 Por que as estratégias de retenção de talentos são importantes?
estratégias de retenção de talentos estratégias de retenção de talentos

Por que as estratégias de retenção de funcionários são importantes?

6 minutos para ler

No seu círculo de familiares, amigos e conhecidos, você já deve ter ouvido alguém dizer que trabalhou por muitos anos em uma só empresa. Esse, inclusive, era o sonho de muitas pessoas até anos atrás. Agora a realidade é outra: profissionais de alta performance estão disputados pelo mercado, sendo necessário pensar em estratégias de retenção de talentos.

Esse tipo de técnica consiste em promover ações que estimulem nos colaboradores o desejo de permanecer na empresa, seja por meio de oportunidades de crescimento, da oferta de bons salários e benefícios ou de um bom clima e cultura organizacional, por exemplo.

Muito mais do que seguir o modelo tradicional de ter uma longa trajetória em uma organização, os profissionais de hoje estão mais conectados com empresas que, de alguma forma, são mais relevantes e mais alinhadas com seu estilo de vida. Veja como essa e outras questões impactam diretamente na retenção de talentos. Boa leitura!

Os benefícios de investir em estratégias de retenção de talentos

Colaboradores que têm mais tempo de casa tendem a ser mais receptivos às mudanças ocorridas na empresa e a ter um trabalho mais alinhado com as expectativas da organização. Ou seja: ter uma equipe que já se conhece e já conquistou um bom ritmo de trabalho é muito mais produtivo e relevante para o sucesso das atividades.

Tenha em mente que toda empresa faz reposição ou substituição de vagas uma hora ou outra, porém, o problema está quando a saída dos colaboradores — o que implica no aumento da rotatividade — é maior do que a ampliação do negócio. Esse é um indicativo de que algo não vai bem internamente.

Para além da questão da rotatividade e de ter uma equipe mais experiente na execução das tarefas, há diversos outros benefícios para empresas que investem na retenção de talentos:

  • melhora a satisfação dos funcionários com a organização e, consequentemente, a avaliação deles sobre estar em um bom local para se trabalhar;
  • promove um clima organizacional mais saudável, já que a tendência é de que pessoas que trabalham há mais tempo juntas criam relações mais estreitas e confiáveis;
  • aguça nos colaboradores o desejo pelo crescimento, pois ter um bom tempo de empresa é cenário favorável para assumir novos desafios;
  • minimiza as chances de erros na execução das atividades, pois quanto mais familiaridade um colaborador tem com determinada tarefa, menos ele tende a errar;
  • reduz custos para organização, tanto em processos que precisam ser realizados novamente quando há erros, quanto gastos com novas contratações e treinamentos.

As principais e melhores estratégias para reter funcionários

Tão desafiador quanto atrair é reter os colaboradores de alta performance na empresa, já parou para pensar nisso? Tanto é que uma pesquisa liderada por uma consultoria em Recursos Humanos constatou que apenas 26% dos entrevistados estão satisfeitos com sua carreira atual. Enquanto 19% admite procurar um novo caminho profissional.

Independentemente do porte ou segmento, muitas organizações passam pelo desafio de encontrar soluções para manter seus times engajados e se tornarem ainda mais relevantes para eles. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas. Veja!

Reveja as políticas de cargos e salários

Visite, de tempos em tempos, os planos de cargos e salários da empresa e veja se ainda estão alinhados às boas práticas do mercado. Do contrário, se estiverem defasados, é hora de elaborar um planejamento para atualizar essas políticas, pois elas estão diretamente ligadas à manutenção (ou não) dos colaboradores.

Preste atenção às necessidades dos colaboradores

Já bateu um papo com seu time para perceber quais são suas preferências no trabalho, principalmente com toda a mudança que tem ocorrido com a vinda da pandemia da Covid-19? Saiba que boa parte dos profissionais veem na jornada de trabalho flexível e no home office ótimas vantagens para permanecerem em uma empresa.

Inclusive, 70% dos trabalhadores entrevistados em uma pesquisa coordenada pela USP, afirmaram que pretendem continuar trabalhando em casa nos pós-pandemia. Entre os motivos, estão a possibilidade de não se estressar no trânsito e a preservação da saúde.

Por isso, faça uma pesquisa interna e veja quais são as principais demandas dos seus colaboradores e quais ações proporcionariam mais satisfação e bem-estar para se manterem engajados e comprometidos com a empresa.

Incentive um ambiente de trabalho saudável

Investir no clima organizacional é uma das principais estratégias quando o assunto é retenção de colaboradores, pois esse é um fator que tem grande impacto no bem-estar interno e no clima saudável e leve para se trabalhar.

Ainda que a empresa ofereça bons salários e benefícios, quando o ambiente organizacional não é agradável, as possibilidades de manter-se engajado e produtivo são baixas. Por isso, invista em ações que fomentem o diálogo aberto, a tolerância, a leveza e o respeito à diversidade de ideias.

Tenha estratégia no momento da contratação

Já reparou que quando uma contratação é mal feita as chances de o colaborador se manter na organização é muito menor? Isso pode acontecer por diversos motivos: falta de alinhamento das expectativas, contratação feita às pressas, falta de fit cultural, entre outros.

Por isso, adote estratégias para fazer uma boa contratação, de maneira inteligente e focada no cargo, e para ampliar as possibilidades de o colaborador se manter na empresa com a vontade de se desenvolver internamente.

Invista em uma boa gestão de benefícios para colaboradores

Implementar uma gestão de benefícios realmente relevantes para os funcionários é uma das medidas mais importantes quando se tem o objetivo de reter talentos. Isso acontece porque benefícios atraentes resultam em economia financeira para o colaborador, como é o caso do plano de saúde, das bolsas de estudo e do vale-alimentação.

Todas essas vantagens são importantes no dia a dia do funcionário e, quando estão alinhadas ao seu estilo de vida e, principalmente, com suas reais necessidades, a empresa se torna ainda mais interessante, valiosa e indispensável na vida do trabalhador.

Como você conferiu, existem diversas e inteligentes estratégias de retenção de talentos e todas as medidas aqui podem ser implementadas na sua empresa, independentemente do tipo de negócio. O fundamental é pensar em formas de adaptar para a sua realidade.

Está em dúvida sobre qual ação implementar primeiro? Que tal começar com uma boa gestão de benefícios? Se você ainda não sabe como escolhê-los de forma estratégica, converse conosco, somos especialistas no assunto! Aguardamos o seu contato!

Posts relacionados

Deixe um comentário