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5 campanhas de incentivo para fazer em 2022

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Campanhas de incentivo contribuem para a motivação e o engajamento dos colaboradores e permitem alcançar objetivos distintos como o aumento de vendas, incentivo ao voluntariado e sustentabilidade, entre outros temas.

Para ter sucesso com a iniciativa, é fundamental escolher campanhas de incentivo adequadas aos objetivos organizacionais e ao perfil do público, além de planejá-las com cuidado. Pensando nisso, neste post, separamos algumas tendências e dicas para os seus projetos. Confira!

A importância de investir em campanhas de incentivo

A medida pode ser aplicada por empresas de variados portes e segmentos e é positiva para manter um relacionamento com os colaboradores, melhorar o engajamento e o desempenho deles, por isso, é interessante incluí-la no orçamento de RH.

Por se tratar de uma ação ligada a metas, o seu principal objetivo é aumentar a participação e o desempenho dos contratados. Contudo, a aplicação de campanhas de incentivo ainda pode agregar benefícios como:

  • encorajamento do trabalho em equipe;
  • sensação de pertencimento;
  • promoção dos valores empresariais;
  • reconhecimento dos profissionais;
  • estímulo a desafios e alcance de metas.

Como criar uma campanha de incentivo

Geralmente, campanhas de incentivo têm como foco o setor de vendas e o aumento no desempenho das equipes, porém, também podem ser aplicadas em outras áreas. Por isso, o principal passo para criar uma campanha de incentivo é verificar as necessidades da empresa e definir os objetivos com a estratégia.

Outras etapas importantes são:

  • determine o objetivo com a campanha de incentivo;
  • analise o perfil do público-alvo;
  • levante ideias de campanha de incentivo;
  • defina uma temática;
  • estabeleça as regras, prazo e métricas de avaliação;
  • determine os prêmios;
  • divulgue a campanha;
  • faça a premiação;
  • avalie os resultados.

Criar campanhas inovadoras e com prêmios atrativos são atitudes essenciais para o sucesso delas. Sendo assim, ao planejar as suas ações, escolha gratificações alinhadas ao perfil e as expectativas dos colaboradores. Os prêmios podem envolver dinheiro, viagens, produtos, dias de folga, entre outras ideias.

Estabelecer metas adequadas é mais um passo essencial. Elas devem ser alcançáveis, do contrário a campanha pode gerar efeito inverso, como insatisfação e desmotivação da equipe. Além disso, podem ser divididas em metas individuais e por equipes, assim a ação valoriza tanto o desempenho individual quanto do grupo.

Outro ponto fundamental é a divulgação da campanha de incentivo. Ela deve ser feita de forma eficiente para alcançar todos os colaboradores e estimular a participação. Algumas dicas para essa etapa são:

  • estabeleça uma identidade visual para a campanha;
  • crie peças de comunicação atrativa e com boa diagramação para divulgar regras, prazo de participação e prêmios;
  • escolha canais de divulgação adequados ao perfil do público, como e-mail marketing, cartazes, banner, ações na intranet, eventos, rede social corporativa, etc. Também é recomendado ter um canal de comunicação para tirar dúvidas dos participantes sobre a ação;
  • faça uma comunicação pós-campanha para compartilhar os resultados e os ganhadores.

Além dessas dicas, a realização de eventos internos é uma solução interessante para fazer a abertura e o encerramento da campanha de incentivo. Café da manhã, festas e apresentações podem ser algumas das alternativas para divulgar os ganhadores.

Ideias para campanhas de incentivo

As campanhas de incentivo podem ter objetivos variados, mas, para diferenciá-las ainda mais, é recomendado definir uma temática, o que tornará a ação mais envolvente e motivadora. Contudo, a temática precisa estar alinhada com o perfil dos funcionários.

1. Campanha de incentivo de vendas “Férias de julho”

Férias e viagens são dois temas que costumam agradar bastante, por isso, essa pode ser uma alternativa para alguma das campanhas de incentivo de 2022, especialmente em empresas que contam com muitos contratados com filhos em idade escolar ou colaboradores universitários.

Os prêmios da campanha podem incluir viagens de final de semana para casais, diárias em hotéis para o vencedor e sua família, cruzeiros, entre outras ideias similares.

2. Campanha de incentivo de vendas “Rock in Rio”

Eventos musicais como o Lollapalooza, realizado em março, e o Rock in Rio, que acontecerá em junho de 2022, também podem inspirar as campanhas de incentivo. Avalie o perfil dos funcionários para definir se o estilo do evento está alinhado com os interesses deles.

Além de ingressos para os shows, quem alcançar as metas estabelecidas no programa pode ser premiado com itens como smartphones, fones de ouvido, caixas de som bluetooth, etc.

3. Campanha de incentivo de vendas “Copa do Mundo”

A empresa pode aproveitar a realização do evento em 2022 como uma temática para a campanha de incentivo. O universo do futebol pode direcionar a identidade visual, as peças de comunicação e a escolha de brindes. Além de itens atrativos como televisores e smartphones, a premiação pode envolver camisas da seleção, por exemplo.

Contudo, dê atenção ao calendário. Normalmente, a Copa do Mundo acontece no meio do ano, porém, devido à alta temperatura do Catar nessa época, o evento acontecerá entre novembro e dezembro.

4. Campanha de incentivo de voluntariado no Dia das Crianças

O Dia das Crianças pode ser mais uma oportunidade para campanhas de incentivo, dessa vez, voltada para o voluntariado. Uma ideia para isso é criar uma ação com ONGs ou instituições sociais que atuem com o público infantil para incentivar os colaboradores a doarem brinquedos, participarem de atividades e reformas para melhoria de espaço, entre outras ideias.

Ações nesse formato são significativas para engajar a equipe quanto aos valores corporativos e a preocupação com a comunidade.

5. Campanha de incentivo de sustentabilidade

A companhia pode criar campanhas para reforçar a sua preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Dessa forma, é possível criar ações para que as equipes compartilhem ideias a fim de diminuir o impacto ambiental de suas áreas e façam uso consciente dos recursos.

A empresa pode premiar as melhores ideias e o desempenho de equipes sustentáveis com bônus, brindes e apoio financeiro a causas ambientais escolhidas pelo time, por exemplo.

O investimento na motivação e na valorização dos profissionais contribui para o desempenho deles. Sendo assim, é importante planejar estratégias para isso, além das campanhas de incentivo, contar com um pacote de benefícios, remuneração adequada e plano de carreira são outras medidas significativas.

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