O RH humanizado é tendência em muitas empresas. Você já ouviu falar dele? Essa estratégia ajuda a ter um olhar mais atento às necessidades dos colaboradores para garantir motivação, bem-estar e produtividade.
Por muito tempo, a área de Recursos Humanos era voltada a processos mais burocráticos, como contratação e demissão de pessoal, pagamento de salário e avaliação de índices de produtividade.
Contudo, essa realidade foi mudando e a valorização do capital humano passou a ser um ponto chave para a área.
Investir em um RH humanizado pode agregar diversos benefícios à rotina corporativa e aos resultados da empresa. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é RH humanizado?
O RH tem papel estratégico dentro de uma organização, atuando para engajar e motivar a equipe e garantir o alinhamento dos valores e objetivos do negócio. Já o RH humanizado vai além: ele busca entender as necessidades e expectativas de cada indivíduo, tanto no lado pessoal quanto profissional.
Dessa forma, a área busca valorizar o público interno, abrir espaço e incentivar que cada pessoa desenvolva o seu potencial, o que, consequentemente, contribuirá para os resultados do negócio. Algumas características de um RH humanizado são:
- foca no bem-estar de cada colaborador;
- mantém uma relação de proximidade com os profissionais;
- reconhece os resultados alcançados;
- treina lideranças;
- investe em uma comunicação transparente;
- cuida do ambiente e do clima organizacional.
Quais são os benefícios dele para a empresa?
Ter um RH humanizado pode se tornar um grande diferencial para a companhia. Afinal, a valorização do capital humano influencia na produtividade e na motivação da equipe. Entretanto, para ter bons resultados ele deve ser aplicado de forma adequada.
A humanização deve fazer parte da cultura e dos valores da empresa. É preciso investir em ações e treinamento para aumentar a sensibilização dos profissionais da área, além de gestores e líderes. A aplicação de programas de premiação, plano de carreira e pacote de benefícios também são atitudes para isso. Assim, a companhia conseguirá implementar um RH humanizado e obter uma série de vantagens.
Aumento da produtividade
Bons índices de produtividades são essenciais para o sucesso de um negócio, e o setor de RH tem grande responsabilidade sobre isso. Mais do que estabelecer metas grandiosas, é importante reconhecer os trabalhadores e estimular o desenvolvimento deles, para que os resultados sejam potencializados.
Retenção de talentos
Ter um RH que olha para o colaborador de maneira ampla faz com que ele permaneça por mais tempo na empresa. Tal fato auxilia na produtividade da equipe — uma vez que o profissional já conhece todos os processos, objetivos e valores da companhia — e evita despesas com demissão e contratação de novos talentos.
Mais diversidade na empresa
O foco nas pessoas, e não apenas em números, também ajuda a tornar o ambiente empresarial mais diverso e representativo. Profissionais humanizados no setor de RH valorizam as diferenças e sabem aproveitá-las para alcançar equipes mais criativas, inovadoras e engajadas.
Melhoria no clima organizacional
Outro benefício do RH humanizado é proporcionar um alinhamento maior entre os valores corporativos e os do colaborador. Além disso, há um esforço para implementar uma comunicação eficiente, a fim de ter um ambiente de trabalho saudável, para reconhecer as equipes, entre outras ações que influenciam no clima organizacional.
No RH humanizado, o colaborador se torna o centro das ações. Sendo assim, é preciso adotar medidas para atender às necessidades e expectativas dele, garantindo bem-estar e satisfação. A estratégia resulta em menos custos e mais produtividade, contribuindo com os resultados da empresa.
Gostou de saber mais sobre esse tema e quer outras dicas sobre o setor? Então, confira o nosso próximo post e entenda o papel do RH no trabalho remoto!
Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do mundo de RH.