A psicologia positiva pode ser uma ferramenta significativa para melhorar o clima no ambiente de trabalho, a satisfação e o bem-estar da equipe. Você já ouviu falar nesse conceito?
Também conhecida como psicologia do bem-estar, ela está relacionada a ações que promovem qualidade de vida e felicidade. Aplicada no ambiente de trabalho, a psicologia positiva pode ser benéfica para a saúde mental da equipe e para o desempenho individual e do grupo.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda melhor sobre psicologia positiva e como aplicá-la na empresa.
O que é psicologia positiva?
O conceito surgiu nos anos 90 a partir de estudos de Martin Seligman, professor e psicólogo americano que, com outros psicólogos, desenvolveu uma nova abordagem focada no estudo da felicidade e promoção do bem-estar.
A psicologia positiva difere da tradicional, tendo em vista que a segunda busca a prevenção e o tratamento de transtornos mentais e traumas, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, entre outros.
O conceito positivo tem como base 3 pilares:
- experiências — está relacionado a situações que trazem felicidades e inspirações;
- estados positivos — são as situações que geram gratidão e resiliência;
- instituições — refere-se a atitudes positivas dentro do contexto em que a pessoa está inserida, como comunidade, família e trabalho.
Além disso, de acordo com Seligman, em seu livro Florescer (2011), o bem-estar pode ser alcançado a partir de um conjunto de itens nomeado por ele como Modelo Perma. Seriam:
- emoção positiva;
- engajamento;
- relacionamento;
- propósito;
- realizações.
A ideia é que a psicologia positiva ajude o indivíduo a reconhecer e colocar em prática características e atitudes positivas para ter mais saúde e qualidade de vida e alcançar a felicidade.
Uma das técnicas para aplicar no dia a dia e no trabalho é identificar os pontos fortes. A pessoa deve analisar em quais áreas ela se sai melhor e coisas que a fazem feliz.
Outra dica é praticar a gratidão. Tal fato pode ser feito com uma carta de agradecimento para uma pessoa importante e a criação de um diário de gratidão para registrar feitos positivos do próprio indivíduo.
Qual a importância da psicologia positiva no ambiente de trabalho?
É essencial cuidar da saúde e do bem-estar da equipe para que eles tenham disposição, motivação e produtividade no trabalho. A estratégia ainda pode contribuir para a atração e retenção de talentos. Por isso, inúmeras empresas investem em ações com foco nesses temas, tais como benefícios para cuidado da saúde mental, oferta de plano de saúde, convênio com academias, eventos de bem-estar, entre outros.
Implementar estratégias da psicologia positiva no ambiente de trabalho é vantajoso para a saúde e bem-estar dos colaboradores e pode melhorar o clima organizacional.
Além disso, pode influenciar a produtividade da equipe. Pessoas felizes trabalham com mais disposição, engajamento e concentração. Outro ponto positivo é que a felicidade favorece a criatividade e a inovação, aspectos indispensáveis à vida pessoal e profissional.
Como aplicar a psicologia positiva no trabalho?
Agora que você entendeu mais sobre psicologia positiva, vamos mostrar dicas de como é possível implementá-la.
Fortalecer uma cultura positiva
A construção da cultura organizacional leva tempo, sendo formada pelos valores, crenças, hábitos e comportamentos de todos na empresa. Contudo, ela não é fixa e pode ser alterada, reforçando conceitos e hábitos significativos para o negócio.
Diante disso, uma das dicas é buscar fortalecer a cultura positiva, estimulando os funcionários a cultivar emoções positivas, prestar atenção aos aspectos positivos do dia a dia, demonstrar gratidão, reconhecer pontos fortes, entre outras atitudes.
Por outro lado, práticas que aumentam a pressão, o estresse e o medo, além de comportamentos negativos como ofensas, fofocas e competição desleal devem ser desestimuladas. As metas da organização devem ser alcançáveis e com regras bem-definidas.
Desenvolver uma liderança positiva
A liderança tem papel essencial na construção de uma cultura positiva na empresa e pode fazer isso por meio da aplicação da psicologia positiva com os profissionais e dos feedbacks de desempenho.
Os líderes conseguem reconhecer as qualidades dos funcionários, ajudá-los a aprimorar outros pontos e a abrir espaço para compartilhamento de ideias, dúvidas e sugestões. Além disso, podem estimular a empatia entre a equipe e uma convivência saudável para que o clima de trabalho seja agradável e construtivo.
Valorizar a equipe
O engajamento é um dos pilares da psicologia positiva e, para que isso aconteça no ambiente de trabalho, é fundamental adotar estratégias que favoreçam o engajamento com os objetivos corporativos.
Uma forma de fazer isso é investir em estratégias para a valorização do colaborador, como prêmios, bonificações, benefícios, horário flexível, entre outras medidas. Assim, o profissional se sentirá parte da empresa e ficará mais engajado e motivado com as atividades.
Oferecer oportunidade de desenvolvimento
Ações de desenvolvimento pessoal e profissional também são importantes. Investimentos em cursos, workshops e treinamentos são úteis para a valorização da equipe, podem gerar emoções positivas e melhorar o desempenho dos profissionais.
Além disso, pode ser aplicado um PDI (Plano De Desenvolvimento Individual). Nesse método, o profissional e o líder, ou a área de RH, criam um planejamento para que a pessoa desenvolva habilidades técnicas e comportamentais para alcançar os resultados esperados.
O PDI precisa trazer objetivo, metas e ações para alcançar o desenvolvimento e pode ser aplicado com técnicas da psicologia positiva, como identificação de características positivas e uso de palavras de estímulo, no lugar de expressões que geram sentimento de culpa, por exemplo.
Criar programas que incentivam o bem-estar
Além de implementar técnicas de psicologia positiva, organizar programas de bem-estar e investir em benefícios podem ser atitudes significativas para a saúde mental dos colaboradores.
A organização de eventos de bem-estar, rodas de meditação, atividades de ioga, campanhas de saúde mental e benefícios corporativos que oferecem atendimento psicológico são algumas das iniciativas.
Como foi possível perceber, o uso da psicologia positiva pode ser vantajoso para a saúde e bem-estar da equipe, bem como a produtividade deles. Agora que você entendeu mais sobre o assunto, poderá colocar esse conceito em prática!
Já conhecia o conceito de psicologia positiva no trabalho? Ficou com alguma dúvida? Escreva para gente!