Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

É provável que você já tenha ouvido falar em cultura empresarial, já que o tema vem sendo bastante discutido atualmente. Porém, talvez seja difícil entender o que significa na prática e qual sua relação com o modo de agir dos colaboradores no dia a dia.

Pensando nisso, trazemos neste post mais informações sobre a questão da cultura da empresa e os motivos por que ela afeta a motivação de seus funcionários. Continue a leitura!

Afinal, o que é cultura empresarial?

Existem diversas definições de cultura organizacional. Os mais puristas acreditam que ela vem da expressão da identidade organizacional — missão, visão e valores. Outros vão dizer que a cultura é o que acontece quando os gestores deixam os colaboradores sozinhos, ou seja, o que fazem quando não estão sendo observados.

Se unirmos as visões existentes sobre cultura, podemos entender que ela se refere a todas as expressões humanas observáveis em uma empresa. Ela reúne tudo o que é importante e está enraizada na maneira de agir das pessoas. Desde a forma de lidar com os processos, os simbolismos adotados, comportamentos, modos de lidar com as diretrizes definidas pelos proprietários e alta administração.

Há, por exemplo, empresas agressivas, que valorizam os profissionais orientados às vendas, prezando sempre pela excelência em termos comerciais. Outras já são mais focadas na questão da sustentabilidade, privilegiando posturas voltadas ao bem estar e ao relacionamento com as comunidades. Isso não acontece do dia para a noite, por mera definição da diretoria; a cultura precisa ser incentivada rotineiramente.

Se um ambiente físico é aquele que você pode vivenciar por meio de sua visão, audição, olfato, tato e paladar, a cultura é aquilo que diz respeito aos sentimentos, de um modo mais profundo. É o estilo de liderança praticado, o senso de propósito que une as pessoas em torno de um objetivo, o tipo de relação que os colaboradores estabelecem entre si.

Por que a cultura empresarial é tão importante?

A cultura corporativa diz respeito aos fatores intangíveis que nos energizam ou desanimam, que nos encorajam ou nos desmotivam, nos empoderam ou nos sufocam. Todos nós vivenciamos a cultura das organizações a que pertencemos todos os dias, seja ela positiva ou negativa.

Peter Drucker, um dos maiores pensadores organizacionais da história e considerado o pai da administração moderna, dizia que “a cultura engole a estratégia no café da manhã”. Com isso, ele queria dizer que não adianta nada a cúpula de uma empresa traçar objetivos de longo prazo para a empresa se não cuidarem de como a cultura se desenvolve no dia a dia.

Se não houver alinhamento, seus colaboradores podem não ter qualquer interesse em realizar aquilo que você propõe. Por isso é tão importante conhecer os fatores motivacionais de suas equipes e entender quais seriam as melhores maneiras de valorizá-las. Existem pessoas que ficam satisfeitas com o reconhecimento. Outras dão importância maior aos salários e benefícios oferecidos.

Para melhorar a questão da cultura, primeiro é fundamental diagnosticar se a forma de pensar de seus funcionários atuais está, em sua maioria, de fato alinhada aos propósitos da organização. Se sim, basta trabalhar para efetuar ajustes pontuais.

Agora, se não for o caso, será necessário um grande esforço, principalmente do RH, para mudar a cultura, incorporando fatores que podem ser decisivos para o sucesso do negócio. Esse é um trabalho de esforço contínuo, que deve contar com o máximo envolvimento de todos e cujos resultados nem sempre são observáveis de imediato.

A cultura empresarial é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes no universo corporativo. Ela sempre existiu, mesmo quando não reconhecida. Hoje, com o maior foco que as companhias têm dado ao desenvolvimento de aspectos humanos, principalmente buscando a atração e retenção de talentos, a cultura passou a estar no centro das atenções.

Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também possam acessá-lo?

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert