modelo hibrido de trabalho modelo hibrido de trabalho

O que é o modelo híbrido de trabalho? Entenda como as empresas podem se adaptar

4 minutos para ler

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Com a pandemia de Covid-19, boa parte das empresas adotou o home office, assim os funcionários passaram a trabalhar em casa em tempo integral. Mas, depois de mais de um ano, muitas organizações já estão adotando o modelo hibrido de trabalho ou pensando em aderir a ele no fim da pandemia.

No entanto, essa modalidade ainda gera diversas dúvidas, pois nem os empregadores nem os trabalhadores entendem como proceder. O certo é que as relações trabalhistas dificilmente voltarão a ser as mesmas. Por isso, neste post explicamos um pouco mais como funciona o modelo híbrido de trabalho e de que modo colocá-lo em prática. Acompanhe!

O que é o modelo híbrido de trabalho?

O home office trouxe várias mudanças na rotina dos trabalhadores. Se por um lado ele proporcionou mais comodidade e evitou a aglomeração durante o isolamento social, por outro, distanciou os colaboradores e contribuiu para o aumento do estresse e da ansiedade das pessoas.

Assim, enquanto algumas empresas estão migrando totalmente para o home office, outras estão implementando o modelo híbrido de trabalho. Ele consiste em uma jornada mais flexível, em que o trabalhador passa parte dela em casa, e a outra na sede da empresa.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras, de acordo com o que seja mais conveniente para as empresas e os funcionários. Por exemplo, é possível deixar que as pessoas trabalhem 3 dias da semana em casa e 2 no escritório. 

Algumas organizações estão adotando o home office na maior parte do período de trabalho, deixando o escritório apenas para reuniões. Por isso, muitas estão abrindo mão de uma sede fixa, preferindo usar um coworking, os chamados escritórios flexíveis.

Como manter uma equipe híbrida?

Assim como o home office, o modelo de trabalho híbrido também tem seus desafios. Isso porque podem ocorrer algumas dificuldades no trabalho remoto, como a falta de comunicação entre as pessoas. Ao mesmo tempo, é preciso proporcionar, pelo menos em parte, a estrutura física de um escritório convencional. Na verdade, a ideia é que as pessoas possam trabalhar com uma eficiência igual à do ambiente corporativo, de qualquer lugar onde elas estejam.

Powered by Rock Convert

Uma forma de integrar os colaboradores e preservar uma boa comunicação é por meio da tecnologia. No modelo híbrido, ela continua a ser a grande aliada para fazer com que as pessoas se sintam pertencentes à organização e consigam desempenhar bem suas funções.

Outro ponto importante é investir em estratégias e campanhas de endomarketing para cuidar do clima e da cultura organizacional, que devem ser mantidos ainda a distância. Isso é fundamental para que todos se sintam integrados e motivados. Desse modo, é essencial contar com uma liderança forte que incentive os demais funcionários.

Agora, em relação ao espaço físico, como já dissemos, um coworking pode ser uma boa alternativa aos aluguéis. Caso a empresa prefira continuar com uma sede fixa, é possível reduzir custos com a diminuição da infraestrutura, fazendo uma rotação com as equipes. Sem contar, é claro, que é preciso observar todas as leis trabalhistas e se adaptar a elas.

Qual a importância do trabalho híbrido?

O fato é que as relações de trabalho provavelmente não voltarão ao que eram antes. As empresas e os profissionais perceberam que o home office apresenta problemas, mas também é importante para dar mais segurança e comodidade no dia a dia.

Nesse sentido, o modelo híbrido consegue unir as vantagens do trabalho remoto e do presencial. Assim é possível deixar as pessoas seguras e, ao mesmo tempo, mais integradas e motivadas.

É importante destacar que não existe uma modalidade melhor que a outra. É preciso que cada empresa analise suas necessidades e veja o que é mais interessante para a equipe. De todo modo, o modelo híbrido de trabalho parece ser uma boa opção em um mundo em constante transformação.

Gostou de saber como funciona o modelo híbrido de trabalho? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas possam entender o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário