As maiores preocupações de uma boa empresa sempre incluíram a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Com a chegada da pandemia, esse monitoramento se tornou mais complicado, mas com um pouco de criatividade é possível cuidar da saúde do funcionário no home office da maneira correta.

Os hábitos de todos os colaboradores foram alterados, o que causou um grande impacto na rotina e na saúde, seja físico, mental ou emocional. Com apenas os serviços essenciais funcionando normalmente, as empresas precisam implementar novas técnicas e abordagens para minimizar os danos causados pela pandemia.

A equipe de RH deve se organizar e desenvolver novas estratégias para estar ao lado do colaborador neste momento de tensão. Para tanto, ela precisa ser capaz de fazer uma boa gestão de pessoas, oferecendo o mesmo auxílio para aqueles que se encontram em home office como se fosse no trabalho presencial.

Continue com a gente e confira algumas dicas para ajudar a manter a saúde do funcionário no home office sem complicações. Boa leitura!

Mantenha uma postura positiva com o funcionário

Com tantas notícias negativas sendo compartilhadas a todo o momento, as pessoas sentem a necessidade de procurar uma fonte positiva de informação e interação. Portanto, tente manter uma postura positiva com o funcionário, melhorando os ânimos e deixando claro que o que estamos vivendo é apenas por um curto espaço de tempo.

Mas evite uma falsa positividade, ignorando a realidade e os desafios que cada pessoa precisa enfrentar. Reconheça os pontos negativos e não negue os fatos, porém lembre sempre as questões positivas também. Alguns estão conseguindo passar mais tempo com a família, cuidar melhor da saúde, descobrir habilidades e hobbies interessantes, então eleve essas conquistas.

Crie um ambiente social

O convívio social no ambiente de trabalho é algo muito importante para melhorar a relação entre a equipe e promover no colaborador uma sensação de pertencimento na empresa. Durante a pandemia, esse convívio presencial foi cortado, o que pode impactar negativamente na saúde mental e emocional de todo o time.

Tente manter alguns rituais e programe reuniões ou outros momentos de descontração por videochamada, como comemoração de aniversários, datas comemorativas, happy hour ou até mesmo combinar de almoçar juntos com a câmera ligada. A saúde do funcionário no home office influencia diretamente nos resultados de toda a equipe.

Converse sobre a rotina de home office com o colaborador

Com o distanciamento social e a interrupção das atividades normais na vida de todos, a saúde do funcionário no home office é afetada de maneira brusca. Não poder sair para passear, praticar esportes, ver os amigos e viajar cria a sensação de aprisionamento, podendo agravar doenças como ansiedade e depressão.

Converse com certa frequência com o colaborador sobre sua rotina e as mudanças que ocorreram e fique sempre atento aos sinais de um adoecimento mental ou emocional. Proponha atividades diferentes e que distraiam a pessoa durante longos espaços de tempo, assim o funcionário consegue aliviar um pouco a tensão acumulada no período.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compreenda o ambiente de casa

Com a pandemia, quem não trabalha com serviços essenciais precisou ficar em casa, porém a realidade de cada pessoa é diferente, com obrigações e deveres diversificados. Vários pais e mães trabalhadoras se viram tendo que cuidar das crianças e da casa, além de ajudarem nas atividades escolares e ainda trabalharem (tudo isso dentro no mesmo espaço).

Compreenda que contratempos vão ocorrer neste momento: pessoas e animais aparecendo na câmera no meio de uma reunião, campainha tocando, barulhos frequentes, sinal da internet caindo, entre outros. O ambiente de casa pode não ser o ideal para o home office, portanto tenha paciência com o colaborador e minimize interrupções ou problemas técnicos à medida do possível.

Incentive a prática de atividades laborais em casa

Com academias, parques e locais que as pessoas normalmente utilizavam para fazer suas atividades físicas fechados, é preciso encontrar outras maneiras de manter a saúde em casa. A empresa deve criar meios para incentivar a manter a saúde ocupacional e adaptar alguns exercícios que podem ser feitos no home office.

A gestão pode propor saídas para promover a saúde do funcionário no home office com as atividades laborais. Entre elas, estão: videoaulas de alongamento, uso de garrafas de água com pesinhos para exercícios, yoga, caminhada no estacionamento ou em alguma área segura na residência, entre outras.

Ofereça benefícios de qualidade

Os colaboradores que estão de home office passam a ter outras necessidades no dia a dia, não podendo aproveitar alguns dos benefícios oferecidos anteriormente. Sem poder sair de casa, os convênios com academias, restaurantes e estabelecimentos de lazer se tornam obsoletos, por isso é necessário oferecer outros benefícios.

Uma boa maneira de cuidar da saúde do funcionário no home office é disponibilizando benefícios de qualidade, que atendam à nova realidade de maneira eficaz. Investir em cesta básica, vale-alimentação ou na oferta de descontos em serviços de streaming pode ajudar o colaborador a lidar melhor com a situação.

Já benefícios como o horário flexível auxiliam os colaboradores a se organizarem melhor com a rotina dos outros moradores da residência. Estender o horário de almoço também pode aliviar o impacto do isolamento social na vida das pessoas, uma vez em que elas precisam preparar suas próprias refeições, o que demanda tempo.

Incentivar gincanas, jogos e atividades de recreação é mais uma maneira de cuidar da saúde do funcionário no home office, pois trata-se de uma distração do serviço e da pandemia. Organize times entre os colegas, estabeleça um horário para que o evento ocorra e ofereça prêmios interessantes e criativos para os times participantes.

A empresa tem a opção de contar com uma plataforma de gestão para ajudar a organizar esses benefícios, mas isso pode requerer muito tempo da equipe de RH. Se você deseja cuidar da saúde do funcionário no home office, busque a parceria de uma empresa especializada na gestão de benefícios, que poderá ajudá-lo a melhorar esse cenário.

O que achou do nosso artigo com dicas de como cuidar da saúde do funcionário no home office? Se ficou interessado em contatar uma empresa fornecedora de benefícios com ótima reputação no mercado, não deixe de entrar em contato com a SPVale para conferir os planos oferecidos!