melhores beneficios para pmes melhores beneficios para pmes

Confira os 6 melhores benefícios para PMEs

6 minutos para ler

Você já se atentou para o fato de que os benefícios corporativos estão sendo tão ou mais valorizados quanto a oferta de bons salários? O mercado vem mudando e os profissionais estão cada vez mais atentos às empresas que oferecem benefícios que realmente fazem sentido para eles. E como escolher os melhores benefícios para PMEs?

Quando se fala em gestão de benefícios, é comum associá-la a grandes empresas, mas saiba que é possível oferecer esse tipo de vantagem, independentemente do tamanho do seu negócio.

Mas, para que isso seja feito com êxito, é preciso levar em conta o porte e a realidade da sua organização para escolher os serviços, de forma estratégica.

Ao longo deste artigo, você verá que ter uma pequena ou média empresa não é empecilho para disponibilizar vantagens realmente competitivas, capazes de atrair os melhores profissionais, reter os talentos e engajar a equipe a favor dos resultados. Acompanhe!

6 melhores benefícios para PMEs

1. Jornada de trabalho flexível

Está pensando em implementar benefícios relevantes, mas a empresa está sem orçamento para isso? Eis aqui uma vantagem que ocupa um dos primeiros lugares entre as preferências dos colaboradores: a flexibilização da jornada de trabalho.

Adotar horários flexíveis na empresa é oferecer a liberdade para os colaboradores iniciarem e finalizarem o expediente da forma que for mais interessante para cada um. Assim, a empresa pode determinar que seja necessário cumprir oito horas diárias trabalhadas, por exemplo, mas sem estabelecer horários fixos.

Essa é uma medida importante, tanto para a organização quanto para os colaboradores, pois, como eles contarão com essa maleabilidade, poderão resolver problemas pessoais, sem interferir na rotina de trabalho, ou ter que faltar ao expediente e isso impactar as atividades internas.

2. Home office, trabalho remoto ou modelo híbrido

Tanto o home office quanto o trabalho remoto e o modelo híbrido de trabalho estão entre os benefícios mais desejados durante a pandemia e para o pós-pandemia. E, mesmo que a realidade tenha acelerado a implementação desses formatos de trabalho, muitas empresas ainda não adotaram a ideia por completo, por preferirem formatos mais tradicionais.

Acontece que esse é um atrativo muito interessante para os profissionais, cujos benefícios extrapolam as necessidades do distanciamento social causado pela pandemia. Muitas pessoas veem no trabalho a distância uma forma de fugir da rotina estressante do trânsito e de poder conciliar com as tarefas pessoais e domésticas.

Além de isso oferecer diversas vantagens para os colaboradores, como vimos, as empresas também saem ganhando, já que há menos gastos com vale-transporte ou vale-combustível. O dinheiro que antes era destinado a esses benefícios podem, inclusive, ser direcionado para outras vantagens mais coerentes com a nova realidade do mercado.

3. Auxílio à educação

Aqui está um benefício mais difícil de ser visto entre as empresas e, se a sua tiver condições de investir, será um grande diferencial competitivo. Nesse sentido, algumas sugestões são a oferta de bolsas de estudo — que podem incluir descontos em mensalidades de graduação, pós-graduação — ou benefícios para os filhos dos colaboradores, como auxílio-creche.

Powered by Rock Convert

4. Assistência médica e odontológica

Os custos com planos e seguros de saúde estão entre os mais elevados de uma empresa, ficando atrás apenas da folha de pagamento dos colaboradores. Você pode estar se perguntando como esse benefício pode ser eficiente para uma pequena ou média empresa, tendo em vista o dispêndio gerado, certo? Nós vamos explicar.

Apesar de representar um alto custo, não só para as organizações como também para os colaboradores, os serviços médicos e assistência odontológica pertencem a um grupo de benefícios que, muitas vezes, são inacessíveis a grande parte da população.

Existem pesquisas que apontam que vantagens como essas sempre estão entre as líderes de preferências entre os trabalhadores. Ainda que os gastos incidam sobre uma boa parcela dos salários e da folha de pagamento da organização, eles representam economia — de tempo e de dinheiro — com o custeio de consultas e exames médicos.

Economia de tempo pelo fato de o colaborador (e seus familiares) não dependerem do Sistema Único de Saúde para realizarem tratamentos de urgência e economia de dinheiro, pois grande parte dos serviços estarão cobertos pelo plano contratado.

5. Auxílio-alimentação

Seja por meio de vale-alimentação ou de vale-refeição, esse tipo de benefício também está entre os favoritos dos profissionais, pois representa uma ajuda de custo para a alimentação diária do trabalhador. Mas, ao pensar em estratégias para escolher os melhores benefícios para pequenas e médias empresas, é preciso conhecer bem o seu time para escolher bem.

O vale-alimentação é indicado para utilização em supermercados, sacolões, feiras, entre outros, sendo a escolha ideal quando a empresa oferece um espaço adequado para os trabalhadores realizarem suas refeições.

Já o vale-refeição é ideal para custear as refeições do trabalhador durante o expediente, sendo aceito em restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros. É o benefício mais indicado para organizações pequenas e que não contam com amplos espaços para as pessoas almoçarem.

6. Vale-cultura

Se a sua empresa valoriza iniciativas culturais e a facilidade de acesso à cultura pelos colaboradores, o vale-cultura é uma ótima estratégia para motivação e reconhecimento da equipe. Esse recurso permite que os profissionais economizem no ingresso de peças de teatro, cinema, exposições, shows e outras ações culturais.

Esse é um benefício que, além de promover uma vida social mais saudável e leve com o consumo de arte e cultura, reforça a marca empregadora da empresa de que em momentos desafiadores, como os que temos vivido atualmente, também é preciso investir em lazer e distrações. Afinal, a vida não é só trabalho.

Independentemente do porte da organização, é possível pensar em estratégias interessantes para criar um plano de benefícios tão vantajoso para os colaboradores quanto para a empresa, sem necessariamente gastar muito, como é o caso do home office e da flexibilização da jornada.

Porém, ainda que o negócio seja de menor porte, nem sempre é fácil escolher entre os melhores benefícios para PMEs, certo? Uma das medidas mais importantes é conhecer a fundo o negócio, identificar o que os colaboradores precisam, realizar uma avaliação interna e fazer um planejamento de ações para escolher de maneira mais inteligente.

O que acha de bater um papo com a SPVale e entender quais benefícios são os mais estratégicos para a realidade do seu negócio? Somos especialistas em gestão de benefícios, focados na redução de custos e na otimização do processo. Vamos conversar?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário