Se a sua equipe está com excesso de horas extras, é preciso dar atenção a isso. Tal fato pode ocasionar baixa produtividade, afetar a saúde física e mental dos colaboradores, gerar custos maiores com o pagamento dessas horas, entre outras situações.
A legislação trabalhista tem normas que devem ser seguidas sobre horas extras, incluindo o pagamento correto do excesso de jornada. Quer saber mais sobre o assunto para organizar a jornada da equipe de forma adequada? Então confira o texto!
Qual o limite permitido de hora extra?
A demanda de atividade na empresa pode ser maior em alguns períodos, requerendo horas extras para entregar as atividades no prazo. De acordo com a legislação trabalhista, o funcionário pode ultrapassar a sua jornada de trabalho em, no máximo, duas horas, desde que isso esteja previsto em acordo individual ou convenção coletiva.
O custo da hora extra trabalhada é 50% maior que o da hora normal. Contudo, caso seja firmado em contrato, pode haver compensação da jornada suplementar com banco de horas.
Qual o problema de excesso de horas extras na empresa?
Quando a situação se torna recorrente, isso traz problemas para a empresa. Um deles é o aumento nos custos — jornadas acima do acordado podem gerar acréscimo nas despesas de folha. Além disso, o excesso de horas extras é passível de multa.
Tal fato ainda pode afetar o desempenho e saúde da equipe. Profissionais que trabalham em horas extras por muitos dias seguidos apresentam maior desgaste físico e mental, o que prejudica a produtividade no trabalho. A situação também pode aumentar o absenteísmo na empresa por problemas de saúde, estresse e burnout, por exemplo.
Se a jornada extrapola os acordos individuais e coletivos com frequência, isso pode dar margens para processos trabalhistas no futuro. Sendo assim, é importante que gestores e a equipe de RH fiquem atentos a isso.
Como evitar o excesso de horas extras?
A empresa deve ter um eficiente controle da jornada de trabalho para evitar exagero de horas extras ou horas extraordinárias indevidas.
Uma das dicas é ter um sistema de controle de pontos, que pode ser físico ou virtual, em casos de colaboradores em home office, por exemplo. Tal ferramenta ajuda a acompanhar as horas de trabalho dos profissionais e o desempenho deles.
Algumas outras recomendações são: estipular regras para horas extras, orientar os gestores e líderes para avaliarem as atividades da equipe e realizarem uma divisão melhor de tarefas, se necessário.
Adotar um sistema de banco de horas também é uma atitude positiva. A compensação das horas adicionais pode ser feita dentro do mesmo mês em que foram realizadas, ou em até 6 meses, dependendo do acordo estabelecido com o contratado.
O excesso de horas extras pode ser um problema para a empresa. Por isso, é importante acompanhar a jornada de trabalho da equipe e desempenho deles e adotar ferramentas para evitar abusos e tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
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