Gestão de RH

Encargos sociais e trabalhistas: entenda mais sobre eles!

Para cada funcionário que integra o time da empresa, existe uma série de encargos sociais e trabalhistas os quais a empresa deve arcar e que interferem no custo de cada colaborador. Enquanto os encargos trabalhistas são todos os valores pagos ao funcionário além do salário recebido, os encargos sociais se referem aos gastos que a empresa paga para garantir programas de benefícios ao trabalhador.

Neste artigo, você entenderá quais são os encargos sociais e trabalhistas e como eles funcionam. Continue a leitura!

Encargos sociais

Entende-se por encargos sociais todos os impostos pagos pelas empresas que são convertidos em benefícios indiretos aos colaboradores e ficam disponíveis a longo prazo.

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) corresponde a 8% do salário bruto mensal do colaborador e é um encargo depositado todos os meses em uma poupança à parte, desde quando o colaborador é contratado.

Esse valor tem como objetivo resguardar o funcionário em demissões sem justa causa, assim fica acessível no final do contrato, se o colaborador optar pelo saque-rescisão. Também é possível obtê-lo em casos específicos, como no tratamento de doenças por tempo prolongado, aquisição do primeiro imóvel, entre outras situações.

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por recolher mensalmente valores pagos pelas empresas para servirem como subsídio para aposentadorias, licenças médicas, afastamentos e outros benefícios previdenciários, garantindo a seguridade social do funcionário.

Esse encargo é obrigatório e deve ser descontado da folha de pagamento do colaborador de maneira proporcional ao valor do salário recebido, da seguinte forma:

  • salários de até R$1.212,00, o desconto do INSS é de 7,5%;
  • salários de 1.212,01 até 2.427,35, o desconto do INSS é de 9%;
  • salários de 2.427,36 até 3.641,03, o desconto do INSS é de 12%;
  • salários de 3.641,04 até 7.087,22, o desconto do INSS é de 14%.

Diferentemente do FGTS, o INSS não é uma quantia disponível ao trabalhador para saque. Entretanto, o funcionário pode solicitar o requerimento do auxílio-doença, caso tenha necessidade.

Encargos trabalhistas

Já os encargos trabalhistas são os tributos que impactam e beneficiam o trabalhador de maneira direta em forma de valores pagos além do salário, conforme previsto na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

13º salário

O décimo terceiro salário é uma gratificação de Natal a qual o funcionário celetista deve receber anualmente no mês de dezembro, segundo estabelecido pela Lei nº 4.090, decretada em julho de 1962. Tal gratificação equivale a um valor de 1/12 avos da remuneração a ser recebida em dezembro, conforme o tempo de serviço referente ao ano correspondente.

Férias

O artigo 129 da CLT prevê o direito de todo funcionário ao recebimento de um abono correspondente a 1/3 do valor do salário e 30 dias de férias, após completar 12 meses de trabalho. Dessa maneira, para todo colaborador que trabalha de carteira assinada, a empresa deve se programar para esse encargo, que deverá ser pago até dois dias antes do período de gozo das férias.

Vale-transporte

O vale-transporte é um encargo trabalhista previsto por lei e determinado para que o empregador arque com o custo de deslocamento do funcionário até o local de trabalho, caso esse valor ultrapasse 6% do seu salário. O benefício do vale-transporte deve ser pago antecipadamente ao trabalhador e não conta como salário nem pode ser contabilizado como parte da remuneração.

Como você viu, os trabalhadores estão resguardados em seus direitos com o pagamento obrigatório de certos encargos sociais e trabalhistas correspondentes a cada um deles. Tais valores certamente impactam o caixa da empresa, mas devem ser cumpridos à risca para resguardar a empresa juridicamente, uma vez que são estabelecidos por lei.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

SPVALE

Recent Posts

Criando uma experiência do colaborador memorável com benefícios bem‑estruturados

Oferecer benefícios corporativos vai muito além da obrigação legal ou de atrair talentos no recrutamento.…

1 semana ago

Vale-refeição na CLT: o que diz a lei e como evitar erros na concessão

O vale-refeição é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mas sua concessão ainda gera…

2 meses ago

RH estratégico: como os dados podem transformar sua gestão de pessoas

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o papel do RH deixou de…

3 meses ago

PGR: o que é, como funciona e por que sua empresa precisa implementar

O que é o PGR O PGR, ou Programa de Gerenciamento de Riscos, é um…

4 meses ago

Demissão por justa causa: quais direitos o colaborador perde?

A demissão por justa causa representa a penalidade mais severa que um empregador pode aplicar…

5 meses ago

Como fazer uma pesquisa de satisfação de colaboradores eficiente?

Manter um time feliz e engajado é um dos principais desafios de todo RH. Mas…

5 meses ago