Gestão de RH

Benchmarking no RH: entenda mais sobre o assunto!

Você já conhece a estratégia de benchmarking no RH? Saiba que aplicar essa técnica pode ajudar a reduzir os erros em seus processos e a replicar o que já deu certo em outras empresas, poupando tempo e dinheiro. Além disso, tal estratégia contribui para a evolução constante dos processos internos, mantendo o aprimoramento contínuo.

Quer saber do que se trata o benchmarking no RH e como ele pode auxiliar sua empresa no fluxo de contratações? Então, acompanhe a leitura!

O que é benchmarking

Em primeiro lugar, o benchmarking é um conceito que está relacionado à busca pela implementação de melhorias nas práticas de uma empresa, por meio da pesquisa e comparação de processos e metodologias adotadas ou produtos e serviços ofertados por empresas parceiras ou concorrentes.

Assim, o benchmarking nada mais é do que a procura por referências externas para que os processos internos sejam otimizados e obtenham resultados mais satisfatórios. Esse método tem o objetivo de elevar o posicionamento e autoridade da empresa para que ela ganhe mais vantagem competitiva no mercado.

Tipos de benchmarking no RH

O setor de RH das empresas passa continuamente por desafios, tendo que lidar com a constante rotatividade de funcionários. Então, para aperfeiçoar processos internos e solucionar problemas, o benchmarking no RH pode ser empregado de diversas maneiras, visto que é uma prática muito ampla.

Confira, a seguir, alguns tipos de aplicações de tal estratégia no RH!

Competitivo

O benchmarking competitivo é aquele cujo foco é buscar referências ou comparar os processos diretamente com empresas concorrentes, observando as metodologias efetuadas no RH de outras organizações.

Genérico

O benchmarking genérico pode ser realizado tanto entre empresas do mesmo segmento quanto de ramos distintos. O foco principal é fazer uma pesquisa mais ampla, procurando conceitos que já funcionam em outras marcas e podem ser empregados no RH da própria empresa. Esse benchmarking consegue estender as perspectivas da corporação e até trazer ideias inovadoras e disruptivas.

Funcional

Este tipo é voltado à realização de comparações entre empresas de diferentes setores, identificando os métodos em comum. O objetivo aqui é principalmente encontrar tais medidas e analisar processos e boas práticas que devem ser mantidos e aprimorados para obter os excelentes resultados.

Interno

O benchmarking interno tem como referência os processos aplicados pela própria empresa. Com isso, é possível observar os métodos adotados pelos diferentes ramos da organização e analisar o desempenho do que está trazendo resultados favoráveis, utilizando estratégias similares nos demais setores da organização.

Benefícios do benchmarking no RH

O benchmarking empregado no RH consegue render muitos benefícios às empresas. Ao implementar essa tática como rotina na empresa, são observadas vantagens, como as seguintes.

Melhoria contínua

Quando toda a empresa, e não apenas o setor de RH, tem uma cultura organizacional de busca constante de aprimoramento, o benchmarking torna-se um grande aliado no desenvolvimento interno da empresa. Isso favorece não apenas o contato com diferentes abordagens, mas até o networking e a possibilidade com novas parcerias.

Conhecimento

O benchmarking no RH traz a possibilidade do contato com diferentes abordagens que devem ser estudadas para poderem ser aplicadas internamente. Isso coloca os profissionais do setor fora da zona de conforto, ajudando a aprofundar e a expandir ideias e conhecimentos, além de estimular uma mentalidade de constante inovação.

Redução de erros

O ideal é aprender com os erros alheios para evitar cometer os próprios. Nesse sentido, o benchmarking permite observar o que deu certo e o que deu errado em outras organizações, a fim de que sua empresa se beneficie dessas informações e minimize as falhas nos processos internos.

Agora você já sabe o que é benchmarking no RH e como essa estratégia ajuda sua empresa a implementar processos mais aprimorados na seleção e recrutamento de funcionários e demais atividades internas. Ao observar as práticas adotadas em outras empresas, é possível desenvolver métodos inovadores e obter resultados surpreendentes.

E você? Já aplicou alguma dessas estratégias no RH da sua empresa? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro!

SPVALE

Recent Posts

Criando uma experiência do colaborador memorável com benefícios bem‑estruturados

Oferecer benefícios corporativos vai muito além da obrigação legal ou de atrair talentos no recrutamento.…

1 semana ago

Vale-refeição na CLT: o que diz a lei e como evitar erros na concessão

O vale-refeição é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mas sua concessão ainda gera…

2 meses ago

RH estratégico: como os dados podem transformar sua gestão de pessoas

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o papel do RH deixou de…

2 meses ago

PGR: o que é, como funciona e por que sua empresa precisa implementar

O que é o PGR O PGR, ou Programa de Gerenciamento de Riscos, é um…

4 meses ago

Demissão por justa causa: quais direitos o colaborador perde?

A demissão por justa causa representa a penalidade mais severa que um empregador pode aplicar…

5 meses ago

Como fazer uma pesquisa de satisfação de colaboradores eficiente?

Manter um time feliz e engajado é um dos principais desafios de todo RH. Mas…

5 meses ago